This text will be replaced

Equoterapia, o que é?

Equoterapia, o que é?

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais.

A Associação Passo Firme mostra através deste vídeo, dividido em três partes o que é a equoterapia e quais os seus benefícios. A Passo Firme é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na reabilitação de pessoas com necessidades especiais.

A equoterapia foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina em 1997, e trata-se de uma metodologia terapêutica complementar totalmente diferente e particular, pois envolve situações ímpares principalmente em nosso meio.

A primeira particularidade está no fato do uso de um ser vivo com características próprias como mediador terapêutico, a segunda reside no fato de ser realizados em ambiente aberto na maioria das sessões.

A equoterapia possui muitos benefícios. Através do uso do cavalo transmite ao paciente, movimentos tridimensionais semelhantes ao da marcha humana, onde que a constante estimulação sensório-proprioceptiva possibilita uma melhor orientação espaço temporal, equilíbrio, estimula o metabolismo, regula o tônus, melhora a coordenação, além de proporcionar a elicitação de outros mecanismos perceptíveis, tais como: a audição, visão, olfato, sistema vestibular e a propriocepção.

As indicações da equoterapia são amplas e em todas as especialidades: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de comportamento, tais como dificuldade de socialização, intolerância à frustração, agressividade, baixa-estima, psicose, autismo, hiperatividade e stress. Por fim, é utilizada nos atrasos de desenvolvimento psicomotor global, nas dificuldades motoras tais como: hipertonias, hipotonias, déficit de equilíbrio, Síndrome de Down, entre outros, nas deficiências auditivas e visuais e nas sequelas de acidentes vasculares cerebrais. As contra-indicações relativas e absolutas são analisadas durante a avaliação.

A equoterapia proporciona excelentes resultados no que diz respeito à aprendizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização do esquema corporal, aquisição das estruturas têmporo espaciais, além de estimular o equilíbrio e regular o tônus muscular.

Deixe seu comentário!