This text will be replaced

Refluxo Gastro Esofágico

Refluxo Gastro Esofágico

A pediatra gastroentereologista, Dra. Fátima Servidoni, é entrevistada para o programa “Conversando com Dr. Martins” e fala sobre um problema que acomete muitos bebês e crianças, o refluxo gastro esofágico. Como diagnosticar e como tratar é detalhadamente discutido durante a entrevista.

9 comentários cadastrados em “Refluxo Gastro Esofágico”

  1. Emy disse:


    Olá Dr. Martins… meu bebe tem alguns sintomas de refluxo…ele regujita e vomitou algumas vezes após mamar ele dormia tres horas e acordava pra mamar algumas vezes ele chorava de cólica mas nada assutador…Ele tem um mes e meio. Fui a pediatra que me receitou domperidona pra refluxo e desde então ele está mais irritado as cólicas aumentaram os vômitos aumentaram tmb e pior ele não dorme a noite ele só dorme se estiver no meu colo…se o colocar no berço ele regujita…antes do remédio não era assim…o que eu faço suspendo a medicação?
    Obrigada.

  2. webfilhos disse:


    Prezada Emy… em primeiro lugar é preciso diferenciar cólicas e regurgitações de bebês normais do verdadeiro refluxo gastro esofágico ou até mesmo de hernia de hiato… e isso precisa ser resolvido inicialmente com um exame chamado ultrassonografia de torax e abdomem, que é um exame não invasivo… e depois com esse exame na mão , consultar um pediatra de sua confiança para ver o que fazer… antes da domperidona, que é um medicamento que ajuda no esvaziamento gastrico, é preciso pensar num antiácido , se for o caso, embora nos primeiros meses isso seja discutível.. por enquanto …. faça o exame… deixe o seu bebê numa posição mais erguida no berço… eleve o lado da cabeceira uns 30 graus…. e aí com o exame na mão é preciso voltar a conversar com o pediatra.. mande notícias.

    JMF

  3. maisa disse:


    Boa Tarde Dr. Martins,meu bebe tem 3 meses,fiz um exame com 2 meses chamado REED e descobri que ele tem o refluxo gastro esofágico com grau 2.Ele tem regurgitação poucas vezes,mas ele tem muito sangramento nas fezes.Ele toma Domperidona e Label.O sangramento parou por um tempo,mas agora voltou.E as fezes eram mais pastosas,agora é mais liquido e só sangue.Quando ele sente dores abdominais,o pediatra ma receitou buscopam, e um outro pediatra me proibiu dizendo que o buscopam agrava mais os sintomas…O que eu faço de verdade? Me ajude por favor.Ele mama em mim, e quero muito continuar amamentando ele. o que eu posso comer pra ajudá-lo?

  4. webfilhos disse:


    Ele precisa ser visto adequadamente… a primeira hipótese para esse nas fezes é descartar a Alergia a proteina do leite de vaca( APLV) .. VOCÊ O ESTÁ AMAMENTANDO ? Se sim, faça uma dieta restritiva de leite de vaca ( na sua dieta,,. a da mae) e evite ao máximo produtos com derivados de leite…. se o sangramento parar, é bem provável que seja o caso de descartar essa alergia.. se estiver já na mamadeira( espero que não) ele precisa ser revisto pelo pediatra e vai ter que descartar essa patologia , antes de pensar só no refluxo que também pode estar associado a alergia ao leite de vaca.

    atenciosamente

    Prof. Dr JOsé martins filho
    titular, emérito de pediatria da unicamp
    Presidente da Academia brasileria de pediatria..

  5. Roberta Arenare disse:


    Boa noite Dr. Primeiramente gostaria de parabenizar-lo pelo belo trabalho que tens feito no webfilhos, ajudando tantas famílias. Meu filho nasceu prematuro de 27 semanas. Agora está com 4 meses e meio e 1 mês e meio de idade corrigida. Ele foi diagnosticado com refluxo oculto. Está tomando omeprazol e domperidona. Mas continua chorando toda vez que mama. Ele mama na mamadeira e deixo ele o mais ereto possível. Nas mamadas noturnas que são mais espaçadas é mais calmo, mas durante o dia onde são de 3 em 3 horas é uma choradeira imensa, como se ele tivesse dor de barriga. O que o senhor me aconselha?

  6. webfilhos disse:


    Quanto tempo você conseguiu amamentar? porque ele já está com mamadeira? e que leite está tomando?

    jmartinsfilho

  7. Thiély disse:


    Boa tarde!! Tenho uma filha que está com 3 meses e meio. Mais ou menos com 1 mês e meio ela começou a chorar muito nas mamadas, pensei que era cólica, mas aí ela “estacionou” no peso. Comecei a pesquisar sobre o que poderia ser e também conversei com minha cunhada que tem um bebê 3 meses mais velho que a minha e vi que os sintomas eram muito parecidos com refluxo oculto ( O Bebê dela tem e foi diagnosticado com aquele exame contrastado). Por serem primos e os sintomas muito parecidos eu já fui ao pediatra com praticamente o diagnóstico feito. Ela tomou Label por um tempo e até senti um pouco de melhora, não em todas as mamadas, mas pelo menos ela ganhou 0,650 gramas no mês(no outro não tinha ganhado nem 0,400).Mas de um tempo pra cá ela está muito irritada e está se negando a mamar novamente, não quer nem tentar…eu só consigo fazer ela mamar quando está meio dormindo. Eu até tento complementar com Leite Artificial( não é AR) pra ver quanto ela toma, mas não mama mais que 45ml. Eu marquei um gastro pra ela agora e o pediatra receitou omeprazol. Estou dando a dois dias mas ainda não vi diferença. Não sei mais o que fazer, choro junto com ela todos os dias. Estou desesperada! Será que terei de tirá-la do peito? e porque esse refluxo começa depois de um tempo e não quando nasce? E porque nas mamadas da noite ela não recusa nem chora? Obrigada pela atenção! Abraços!

  8. webfilhos disse:


    Você precisa voltar a conversar com seu pediatra e principalmente se acalmar.. Por favor, entre em contato comigo por email para ver no que posso ajudar…. Mantenha a calma.
    jomafi09@gmail.com

    abraços

    jmartinsfilho

  9. Denise disse:


    Meu filho está com 2 meses e meio. E a quase um mês ele começou a ficar muito irritado na hora de mamar e algumas vezes depois que mama. Ele começa a mamar e uns 2 minutos depois começa a chorar, a se contorcer, grita com o peito na boca, solta o peito, chora para voltar pro peito e fica assim até que se acalma e mama tranquilamente. Às vezes essa agonia dura de 10 minutos a até 1 hora. Algumas vezes tem soluço, engasga com frequência e vomita umas três vezes na semana (só pela boca). Geralmente quando ele está acordado e quer mamar é que fica assim. Mas quando está dormindo e acorda pra mamar não fica nessa irritação, mas às vezes engasga e tosse, vomitando também. Agora como ele fica acordado a maior parte do dia, ao invés de ficar calmo durante as horas acordadas, ele fica resmungando ou chorando o tempo todo. Quando começa a gritar sem motivo aparente, nada acalma, nem o peito. Ele chora como se estivesse sentindo uma dor muito forte, mas creio que não seja cólicas, mesmo porque nunca chorou de cólicas. Não sei o que fazer à respeito dessa irritação. Não adianta dar luftal nem paracetamol receitados pelo pediatra. Penso que pode ser refluxo, mas não tenho certeza. Ele só mama no peito e estava com 5kg e 54cm no dia 20/07/15. Estou desesperada com o choro, os gritos e vômitos abundantes. É como se estivesse com muito sono e quisesse mamar e dormir ao mesmo tempo. O que pode ser?

Deixe seu comentário!