This text will be replaced

Jogos educativos – importância

Jogos educativos – importância

Os jogos educativos são apresentados a humanidade desde que ela existe. Brincar é do cotidiano de todas as crianças e não tem uma data de início.

Antigamente os jogos eram apresentados como forma de divertimento, mas algum tempo os jogos foram introduzidos para ajudar em abordagens como melhorar a concentração, habilidade motora e percepções de todos os sentidos, que são os jogos sensoriais.

A educadora Marilene de Macedo Monteiro, Diretora Pedagógica fala sobre a importância dos jogos educativos para as crianças.

“O que você desejar, você pode transformar em jogo”, diz a educadora.

Os jogos educativos começaram a crescer dentro das escolas e também entre as famílias. Atualmente os jogos são divididos em varias categorias, dependendo da proposta do jogo. É importante que o jogo educativo chegue às crianças como uma proposta de brincadeira. A brincadeira com os jogos educativos precisa ser prazerosa; proposta e nunca imposta.

Muitos jogos estão sendo deixado de lado com o advento da internet, porem é de extrema importância que a criança trabalhe o movimento, através de jogos corporais e sensoriais.

O jogo é um instrumento de aprendizagem. A criança aprende por aquilo que ela vive e não pelo que ela escuta.

O papel do professor é super importante desde o inicio do jogo até o final. Eles devem ter paciência e não podem criar situações privilegiadas para alguns alunos. A criança deve descobrir novas sensações e o professor salientar o objetivo que ele tinha com este jogo educativo. A rotina do professor de educação infantil é sempre mutada através da brincadeira, dos brinquedos e dos jogos. É um grande aliado da parte fundamental de uma didática pedagógica de aplicação de conceitos novos.

A educadora conclui o vídeo ressaltando a importância de usar as regras propostas, e não impostas e combinar com a criança como o jogo vai ser feito assim como o seu tempo de duração e também que não devemos obrigar a criança a brincar quando ela não quiser ou estiver cansada.

2 comentários cadastrados em “Jogos educativos – importância”

  1. Sonia disse:


    Não assisti ainda, mas com certeza esses gemeos maravilhosos, graciosos, criativos, inteligentes, engraçados, espertos, enfim tds as qualidades, sem duvida alguma são os melhores!!!!!!!!!!!!!!!!!! Já ganharam…kkkkkkk

  2. Marissilvia disse:


    Gostei muito da educadora Marilene, ela fala com muito conhecimento e tranquilidade.Eu gostaria de trabalhar numa escola que ela me orientasse.Parabéns!Nós precisamos de profissionais assim preocupados,comprometidos…Um abraço

Deixe seu comentário!