This text will be replaced

Tarefa de casa

Tarefa de casa


A tarefa de casa, ou dever de casa, é muito importante para o processo educativo do aluno, pois ele sistematiza o aprendizado feito em sala de aula.

A coordenadora pedagógica Alessandra T. V. Lee fala sobre a importância do dever de casa para o aluno, para os professores e para os pais.

Para o aluno o dever de casa ajuda a fixar o aprendizado que ele teve em sala de aula e prepara também para novos conteúdos que serão apresentados; além de agregar valores ao aluno. O professor pode medir o aprendizado dos alunos através da correção da tarefa de casa e os pais acompanharem o desenvolvimento de seus filhos na escola.

A aceitação das crianças com relação à tarefa de casa tem muita ligação externa. A falta de disciplina das crianças com horários dificulta a execução da tarefa de casa, pois os pais atribuem a responsabilidade do processo educativo somente a escola, e isso não é algo positivo.

Os alunos menores encontram maior dificuldade quando tem que manter uma maior concentração na lição de casa ou quando a tarefa exige muito deles. Já os adolescentes têm dificuldade em manter a rotina de estudo.

“Participar do momento da lição de casa não significa fazer a lição de casa pelo seu filho”, diz a coordenadora.

O pai deve orientar na hora do estudo e se mostrar participante de sua vida escolar, dando a informação de forma adequada ao seu filho, sempre o elogiando e tentando ajudar, sem resolver o problema para o filho.

É importante que o aluno esteja em um ambiente adequado para estudar, contando com boa iluminação, pouco barulho para que fatores externos não atrapalhem na hora de fazer a tarefa de casa.

O elogio dos pais é muito importante e deve-se tomar cuidado com as observações. Falar com jeito sobre seus erros e incentivá-los a melhorar é um dos principais fatores.

5 comentários cadastrados em “Tarefa de casa”

  1. Alice disse:


    Adorei esta reportagem. Muito esclarecedora, nos ajudou muito enquanto pais a lidar com o problema da lição de casa que vivemos com nossos filhos.

  2. Rosangêla disse:


    Como é bom compartilhar as mesmas crenças com outros profissionais competentes da educação.

  3. Augusto disse:


    Aprendi muito com estas dicas. Parabéns!

  4. Heloisa Mayer disse:


    Essas dicas são fantasticas, pois acredito que a maioria dos pais sofrem como eu, na hora das tarefas de casa. Aprender com quem entende do assunto é muito bom. A partir de agora a minha posição em relação as cobranças em cima dos meus filhos serão outras.

  5. juliana disse:


    odorei

Deixe seu comentário!