This text will be replaced

Internet na escola

Internet na escola


A internet é mais um meio de comunicação usado pelas escolas, sendo considerada uma ferramenta importante nas estratégias dos professores em sala de aula devido a sua rapidez e por englobar diversos assuntos.

A tecnologia é uma ótima ferramenta para que a criança consiga construir e  fortalecer seu aprendizado.

A Professora Luciene Surita fala neste vídeo sobre como o uso da internet pode auxiliar no processo de aprendizagem.

Diante dessa nova situação de uso da internet na escola, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. É de extrema importância que o professor conheça o material virtual que ele vai usar em sala de aula, para não abrir conteúdos impróprios para seus alunos. Localizar, organizar e tirar proveito da internet na escola é um desafio para os educadores e também para a escola; eles devem planejar seu uso e praticá-lo em casa para poder ensinar seus alunos.

A internet é considerada uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.

A pesquisa é a atividade principal da internet na escola e seu maior benefício é o acesso rápido a o conteúdo e as informações.

É importante que o pai esteja presente quando o filho usa a internet, não podendo ser algo totalmente liberado e também o tempo que a criança passa na internet, para que ela não acabe com sua vida social e com os momentos de brincar, correr e também de alimentação.

O uso da internet nas escolas é delimitado em sua maioria na pesquisa de informação. Em um primeiro momento, usamos a internet como ferramenta de pesquisa e sua característica mais marcante que é o acesso à informação. Após um processo de maturação, percebemos que a internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de listas de discussão no qual debatemos e trocamos experiências e assim a usamos com ferramenta de expressão política e social.

Deixe seu comentário!