This text will be replaced

Orientação Profissional

Orientação Profissional


É preciso que os alunos tenham um contato maior com a orientação profissional para que entendam o processo de formação profissional, e assim convivam com isso e comecem a se observar mais.

A escolha da vocação depende de um alto conhecimento e de conhecer o mundo do trabalho, e isso depende do que o jovem é e o que o mundo oferece.

O orientador educacional Luiz Carlos Ferro, professor de português, aborda temas sobre as primeiras impressões profissionais na vida escolar das crianças, o papel do professor nesse processo e dá algumas dicas aos pais para obterem sucesso nessa prática.

“O jovem, a criança percebe quando o elogio é fantasioso…”, diz o professor.

As visitas as empresas são um ponto muito importante para a orientação profissional. Manter um a ligação da escola com profissionais, para que eles venham até as escolas para palestrarem e falarem a respeito de suas profissões é muito importante, através de feiras de vocações, entre outros.

O elogio é muito importante também para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Muita coisa é feita na escola voltada para os alunos que tem alguma dificuldade. O professor deve perceber não só os alunos com dificuldades, mas também aquele jovem que tem uma facilidade ou interesse maior e que participa mais das aulas. Se o professor desafiar este aluno será  uma forma de elogiá-lo.

O estimulo e a orientação profissional deve vir às crianças desde muito pequenos, pois os alunos têm uma ideia muito vaga e superficial sobre profissão, por terem um conhecimento baseado na mera observação de suas famílias e da sociedade. Se os pais começarem a observar desde cedo seus filhos e prestarem atenção em seus talentos, isso vai ajudar a estimulá-los no futuro.

Uma dica do educador é sempre observar e prestar atenção em seus filhos para poder ajudá-los. “O estimulo dado na hora certa ele fortalece a formação, a falta do estimulo na infância gera lacunas na formação da criança, e agente percebe isso no desenvolvimento depois”, diz o educador.

Um comentário cadastrado em “Orientação Profissional”

  1. Adriano disse:


    Muito Bom …

Deixe seu comentário!