This text will be replaced

Meu filho não quer comer. O que eu faço?

Meu filho não quer comer. O que eu faço?

A pediatra homeopata Dra. Ana Lucia Dias Paulo orieta sobre as atitudes que devemos adotar para que a alimentação das crianças seja prazerosa, saudável e consciente.

309 comentários cadastrados em “Meu filho não quer comer. O que eu faço?”

  1. alexandra Pietróski disse:


    ola tdo bem?? gostaria de saber como faço para minha filha gostar de outro tipo de leite a não ser o materno,, ela tem um ano e dez meses, e ainda mama no peito,, então estou tentando desmamar p adquirir outro leite,, mas ela não gosta de nada!!! o q faço???

  2. webfilhos disse:


    Olá Alexandra! Estmos encaminhando sua solicitação para a Dra. Ana Lucia em breve traremos a resposta. Obrigado por estar junto ao Webfilhos.

  3. webfilhos disse:


    Olá mãezinha

    A mudança de habito, principalmente relativo a leite, do materno para outro, vem acontecer mais cedo ou mais tarde, tudo depende de 2 fatores:

    - da mãe- se tem disponibilidade para amamentar, se sente prazer nisso e sem tem leite suficiente e até quando puder.
    Da criança- que precisa amadurecer tudo isto dentro do seu corpinho e principalmente no seu coração e mente.

    Uma das duas precisa dar o passo inicial.
    - A mãe que decide que precisa parar de amamentar, pode com muito carinho e amor ( próprio das mães)dizer a criança” que o leitinho da mamãe acabou”, evitando métodos ortoxos ( passar pimenta etc) e ir se esquivando dela durante o dia, mudra o foco e nem precisa dar um alimento em troca do leite materno e sim mostrar a criança algo diferente ( a rua, os carros, o céu, as arvores) ir conversando e explicando sempre para ela, e aos poucos tirar o habito da amamentação. Assim tire primeiramente as mamadas durante o dia, deixe a da manhã e da noite, por mais um tempo até perceber que ela está entendendo que durante o dia não terá mais, depois tire da manhã e finalmente a da noite ( ao deitar), pois crê-se que durante a madrugada não tenha mais nenhuma, nesta idade.

    A criança não necessariamente deve ter um leite substituto, ela pode seguir os hábitos da família, quanto ao café da Manha com frutas e queijos e as demais refeições com todos os outros da familia. Esqueça isso de leitinho e muita mais esqueça a “bendita” mamadeira, sai do peito para o copo e depois para colher e pronto, o bebê tornou-se criança, mudou a fase- AMADURECEU, e os pais devem caminhar juntos, acompanhando esse crescimento físico e emocional, dando a ela apoio e respostas verdadeiras e inteligentes, para a criança sentir como é bom crescer, sem culpas ou tristezas, é a vida- crescer e ganhar conhecimento.

    Eu, particularmente tenho evitado indicar outros leites, que fique na memória orgânica e emocional da criança somente o materno e que ela tenha possibilidade de experimentar somente os derivados do leite- queijos ( inicie com os mais leves), manteiga ( de preferência a margarina), requeijão, yogurtes de preferência naturais ou preparados em casa, evitando os industrializados a todo custo, que podem ser oferecidos puros ou com uma frutinha de preferência da criança.

    Espero que tenha lhe esclarecido, procure nesse movimento ter bastante paciência e calma, sem fazer cobranças a nenhuma das partes e faça tudo sempre com muito amor e sem culpa alguma.

    Abraços

    Dra Ana Lucia

  4. SELMA VILAS BOAS disse:


    Parabéns, pela fala. Relamente, é muito importante a família investir na formação de hábitos alimentares mais saudáveis. A saúde do adulto depende da alimentação da infância.

  5. sandra disse:


    meu afilhado nao gosta de comida,so de fruta,ele tem 2 anos.O que faço?

  6. webfilhos disse:


    Olá Dinda!

    As frutas são fontes riquíssimas de minerais, assim elas podem até ser a base da alimentação, principalmente num pais tropical como o nosso, mas a variedade deve ser grande também. Mas como o ideal é que a criança aprenda a comer de tudo um pouco, o ideal é fazer alguns combinados com ele, pode, comer manga desde que coma um pedacinho ( pequeno) de peixe ou carne, ou frango, ou verdura ou arroz com feijão, e assim vamos sempre mais frutas do que o alimento maior, para ele se sentir seguro que será atendido e que nada lhe faltará de nutrientes, mas se nada quiser dê-le frutas variadas com certeza fica bem nutrido, claro que será uma criança mais magra, o que nos dias de hoje me parece bom, mas perceba se é saudável, que isto realmente que importa.

    Abraços

    Dra Ana Lucia

  7. patricia helena disse:


    Bom dia!!1

    Estou precisando de ajuda, minha filha esta com uma ano e 3 meses, esta nascendo os dentinhos dela e ela de um dias pra cá ela esta recusando a comida, só aceita a mamadeira e iogurte. Estava comendo fruta, mas agora nem isso esta comendo, coloca na boca mas joga fora. O que pode estar acontecendo? será por causa dos dentes? ou uma face? como posso dar algo para ela comer fora o leite e o iogurte? ela precisa comer estou preocupada. Agradeço a atenção.

  8. mariney disse:


    Olá,estou desesperada não aguento mais ..meu filho nao quis mamar no peito,insisti tanto mas nao pegou,aos 2 meses de vida,nao quis mamar madeira tbem,desde 2 meses de idade dei caldo de feijão pra ele,e danone misturando com leite,e ele sempre vomitou,pq não queria,mas era a unica forma do meu filho comer!Hje com 1 anos e 10 meses,ele continua na luta,nao gosta de leite,dou na marra pra ele,não gosta de frutas,nao gosta de suco,não gosta de água de coco,todo mundo é encabulado,por ele nao gostar de nada,ja experimetei da de tudo pra ele..Sou frustada,pq mesmo ele nao gostando dou leite na colher na marra p ele,pq se colocar na mamadeira ele nao toma,odeia comida mesmo assim eu dou,ele vomita!!me socorre,me ajude,o que eu faço pra ele comer.CANSEI DE DAR COMIDA Á FORÇA,E VER ELE VOMITANDO!quando eu deixo ver ate onde ele vai sem comer,ele passa o dia inteiro sem comer..é triste o que faço?

  9. webfilhos disse:


    Olá Mary, estamos encaminhando para a Dra. Ana e em breve teremos uma ajuda, ok?!

  10. webfilhos disse:


    QUERIDA MÃEZINHA, FAREI INCIALMENTE COMENTÁRIO sobre SEU TEXTO SALIENTANDO OS POSSIVEIS ERROS , PARA BUSCAR AS SOLUÇÕES E ACERTOS, e veja o que passou, passou, mas temos que rever os erros para buscar os acertos como muitas coisas na nossa própria vida.

    Questões- na época você tinha quantidade de leite materno adequada, seu filho ganhava peso e crescia adequadamente a idade dele no primeiro ano de vida? O desenvolvimento motor e intelectivo também foi dentro do esperado para a idade?
    Você teve orientação de profissional ( pediatra) para orientar os leites adequados, pois ATUALMENTE EXISTEM MUITOS TIPOS DE LEITE E CADA UM TEM SUA INDICAÇÃO conforme a idade e a situação do bebe, e a oferta de feijão aos 2 meses, alguem te orientou?, ou foi tudo feito no desespero mesmo?

    O que pude concluir da situação por você descrita é que alimentos absolutamente inadequados foram oferecidos em idades incorretas também, o que possivelmente forçaram o organismo e o metabolismo do seu filho, fazendo com que a cada visão de uma colher toda aquela situação de dificuldade e mal estar voltassem a mente dele, quase como um trauma, assim temos que ter muito cuidado para não criar na criança um transtorno alimentar que pode acompanhá-lo por muitos anos .

    Sugestões:

    1- Ter calma e muiiita paciência, vou propor uma retomada da alimentação, mas, lembre-se sempre de duas coisa:
    2- “ A vontade de comer vem de dentro e não de fora
    3- EVITE ALIMENTAR SEU FILHO NA FRENTE DE OUTRAS PESSOAS, EM REUNIÕES DE AMIGOS JÁ O LEVE ALIMENTADO, PARA EVITAR O CONSTRANGIMENTO E OS COMENTARIOS DE OUTRAS PESSOAS QUE NÃO SABEM E NEM CONHECEM O QUE SE PASSA, MAS TODOS QUEREM DAR PALPITES, E NÃO É RARO AS PESSOAS LEIAGS TEREM SOLUÇÕES MÁGICAS PARA OS PROBLEMAS ALHEIOS.
    4- Só passa fome , quem não tem o que comer
    5- Se ele não quiser comer, NÃO FORÇE, EM MOMENTO ALGUM
    6- Prepare a alimentação todos os dias, NADA DE COMIDA CONGELADA OU PRONTA OU MUITO MENOS ARTIFICIAL
    7- E você ao iniciar a preparação da comidinha dele, o faça com amor e paciência- respire fundo sempre- e agradeça pelo seu filho ser bonito e saudável todos os dias, e todas as hs
    8- CONVERSE MUITO COM ELE, QUE VOCE O AMA MUITO E QUER O BEM DELE, PARA QUE ELE CRESÇA FORTE E BONITO PRECISA DA COMIDINHA DA MAMÃE. QUANDO ELE JÁ ESTIVER DORMINDO REPITA ESTAS PALAVRAS DIRETO NO OUVIDINHO DELE.
    9- SEM DESESPERO
    10- SE PUDER E QUISER, AJUDARIA O AUXILIO DE UM PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA PARA TRABALHAR O TRAUMA E O POSSSIVEL TRANSTORNO ALIMENTAR, OU PODEMOS TENTAR RESOLVER COM AS ORIENTAÇOES ABAIXO.

    Com amor , paciência e compreensão as coisas começam a entrar no prumo

    ME PARECE QUE TEREMOS QUE COMEÇAR A ALIMENTÁ-LO DESDE O PRINCIPIO, COMO DEVERÍA TER SIDO FEITO QUNDO ERA BEBE. A IDADE QUE ELE ESTÁ DÁ PARA RECUPERAR TUDO, MAS PRECISA DA PACIÊNCIA E DO AMOR, POIS ELE TRAUMATIZOU ( SIGNIFICA QUE UM GRANDE SOFRIMENTO MARCOU SUA ALMA) E QUE PERTIMOS AGORA PARA A RECUPERAÇÃO.

    Café da manhã- FRUTAS- COMEÇE OFERECENDO FRUTAS COZIDAS- BANANA PRATA ( ASSADA COM CASCA NUMA FRIGIDEIRA), MAÇÃ E PERA( COZIDA NUMA VAZILHA COM AGUA), QUANDO COZIDOS FICAM COM A CASCA ESCURA E COM DEPRESSÕES, OFEREÇÕES AS COLHERADAS E DIZENDO BAIXINHO PARA ELE : UH! QU EDELICIA, FAZENDO O NHÃ, NHÃ DE ESTAR GOSTANDO E SENTINDO PRAZER EM SE ALIMENTAR.

    Almoço – ofereça arroz integral ( tipo cateto) bem cozido e amassada com garfo com ( somente) caldo de feijão, ou lentilha ou ervilha, frango desfiado ou músculo também desfiado e 2 legumes cozidos ( xuxu e abobrinha), tudo bem amassado quase como uma papa, semi pastosa.
    Lanche da tarde- outra fruta cozida- evite leite e derivados por enquanto pode dar laranja para ele chupar, tire toda casca, coloque na frente da boquinha e vá apertando par ele pode chupar, é tudo uma brincadeira para a criança achar prazer no ato de se alimentar.
    Jantar- sopinha de legumes batida- nada em pedaços- com frango ou carne bem desfiadinho. Evite pratos de comida a noite, somente a sopinha, no inicio sem macarrão ou outro “enfeite” qualquer somente os legumes.

    Atenção- inicialmente, não tempere a comida, faça apenas um refogadinho dos legumes com azeite, alho e cebola, NADA DE SAL.

    As alimentações devem ter horários e locais bem definidos, e procure ser sempre nos mesmos horários e local, evite fazê-lo em frente a TV, mas pode fazer as brincadeiras do aviãozinho ou dar colheres e potes para ele brincar enquanto come e sempre fazendo a sonoplastia do nhã nhã, que delicia. Tudo com muita calma, amor e paciência, Assim você irá tirar a angustia que cercava o momento da alimentação e transformado o momento em prazer e alegria.

    Pense, que mais importante é a qualidade da alimentação e não a quantidade, ponha apouco no pratinho, repetir só se ele pedir.

    Coloco-me a disposição e pode ir me mandando noticias dos seus progressos, e quando precisar vamos falando sobre a introdução dos novos alimentos, sempre pressa, ou angustia, somente o amor constrói…

    Grata pela oportunidade de ter auxiliar

    Bjs

    Dra ana lucia dias paulo

  11. mariney disse:


    Oi,fiquei feliz por ter me respondido,mas essas dicas que me passou,não sei se funciona,pq ele nao gosta dessas comidas,fruta ele come,mas eu tenho que raspar e dá pra ele…queria resolver o problema dele,eu que coloco tudo na boquinha dele..queria que ele gostasse de suco,leite..A pediatra falou que mesmo ele nao gostando de leite,eu tenho que insistir e dar todos os dias,pq é essencial,agora pensa..se ele nunca mamou em mim,é pq ele nao gosta de leite,ai com 2 meses de ida abandonar a mamadeira!!Ele pesa 14 kilos com 1 ano e 10 meses,mas insisto pra ele comer o tempo tdo,dou comida pra ele de 3 em 3 horas!!!Me ajude!

  12. webfilhos disse:


    Oi mãezinha

    Procure ter paciencia e evite comparar os seu filho aos demais, pois crianças são únicas e devem assim ser tratados.

    Eu, particularmente prefiro crianças magras, assim o peso ,para mim não é parâmetro, e o peso dele par mim é satistfatorio para idade o principalmente é estar se desenvolvendo bem e se sentindo feliz.

    O que te orientei é o que faria e faço , senão te atende sugiro até que procure uma gastro e depois uma nutricionista para te orientar.

    Abraços

    Dra ana

  13. vania de sousa disse:


    Preciso de ajuda.Meu filho tem6 meses e mama leite materno,esta com 10 quilos,estou sofrendo pois ele recusa o suco bebe o mínimo,recusa a sopa come 3 ou 4 colheres na marra poiso tranca a boca.A papinha de fruta é a mesma coisa
    Insisto todos os dias,porém o pediatra dele falou que se ele não se alimentar bem,devo tirar o peito dele.Estou triste não sei o que fazer.Pode me ajudar?

  14. webfilhos disse:


    Olá mãezinha

    Apesar de todo descrédito, o alimento ideal para o bebe humano no primeiros meses de vida é o leite materno, que sem duvida pode ser o único alimento pelo menos nos primeiros 6 meses da vidinha dele, portanto dê tempo ao tempo, use mais sua intuição que os conhecimentos médicos, enquanto seu bebe estiver crescendo bem e feliz pode manter o leite exclusivamente, e enquanto puder evite a introdução de qualquer outro leite que não seja materno. Crescendo bem não só significa ganhar peso e sim evoluir como um todo- a criança tem que se apresentar alegre, bem disposta se relacionando com seus parentes de forma tranqüila, portanto a introdução de outros alimentos, pode esperar, e aos 8 meses começa progressivamente com as frutas ( banana prata, maçã fuji , e pêra d àgua inicialmente cozidas ou assadas, evite o cru por enquanto, depois podemos conversar sobre a introdução da alimentação. Existem diversos trabalhos provando que crianças alimentadas no seio materno são mais inteligentes, equilibradas e felizes, por isso não precisa ter pressa e nem ficar angustiada. A medicina tem varias aspectos, mas a sua intuição deve sempre prevalecer.

    Felicidades

    Bjs

    Dra Ana Lúcia

  15. vania de sousa disse:


    Muito obrigado,estou mais tranquila.
    bjs

  16. Vania disse:


    Olá, tenho um filho de 3 anos que não quer comer comida, só leite. Ele comia caldo de feijão e arroz, não come frutas e nem legumes depois dos 2 anos somente o caldo de feijão e arroz, mais agora nem isso ele que comer só leite. Essa semana ele não comeu nada de comida só miojo e ainda 1/3 que considero pouco, estou desesperada.

  17. myrian v konofal pereira disse:


    meu filho tem 3anos e 6meses e nao come comida ele fica na creche e pasa o dia com o cafe da manha e com alguma coisa durante o dia mais comida nada oque eu faço pra mudar isso oque pode acontecer com ele

  18. Graziele disse:


    Ola; Minha filha esta com 5 aninhos e não quer saber de comida, so esta comendo fruta a uma semana, estou preocupada porque ela comia muio bem, agora fica me falando que doi quando vai engolir, porem ela não esta com a garganta inflamada. Esta ficando cada vez mais dificil pq se eu proibo ela de comer as frutas ela fica o dia inteiro sem comer…. Socoorrroooooo!!

  19. Claudete disse:


    Oi coloquei meu filho de um ano na creche e ele ta fazendo resistencia em comer, em casa ele comia pouco mais comia sopa, legumes, feijão arroz..só não tomava leite e ainda não toma, so mama o leite materno..isso esta me deixando desesperada, pois não esta comendo durante o dia e quando chega a noite não que parar de mamar, por favor me ajude, ja passei por pediatra me passou vitaminas.

  20. erika de paula disse:


    Ola,
    tenho um filho de 2anos e 4 meses,desde o seu nascimento fiz tudo correto ate os 6meses nunca lhe ofereci outra fonte de alimento a nao ser o peito,so que agora ele se recusa a comer,ele so quer o peito, ate beber agua e uma brincadeira imensa ja fiz todo tipo de receitas passada por pediatra mas nao adianta,estou tao preucupada com sua saude,sua pediatra passou suplemento vitaminico e me aconselhou a retira-lo do peito,mas gostaria de amamenta-lo por pelo menos mais um ano,preciso de uma opiniao o que devo fazer para ele se alimentar

  21. webfilhos disse:


    a criança ao entrar na creche desequilibra emocionalmente, como se lhe tirassem o chão, portanto todos em vola dele, das pessoas da creche ate voce tem que ter epaciencia e muito carinho, para ele se equilibrar afetivamente, portanto siga o normaL da alimentação dele, sem cobrança ou desespero e é natural que queira neste momento so o peito, que é o que lhe dá segurança, fique tranquila, não esta passando fome, aos poucos ele toma confiança nas pessoas da creche e se sente mais a vontade para comer.

    bjs

    dra ana

  22. webfilhos disse:


    Frutas são excelentes fontes de minerais, portanto neste momento, que sua filha passa deve estar atendendo a ela nutricionalmnete, portanto quem come fruta está se alimentando de maneira correta, portanto tenha paciencia com ela e vá dando exemplos de alimentação em familia, mesa posta, pessoas se alimentando, e assim com o exemplo ela vai percebendo o que é certo para comer, mas por enquanto deixe-a com as frutas,e ofereça e estimule a alimentação em familia,

    bjs

    dra ana

  23. webfilhos disse:


    ola

    não se preocupe e pode manter o peito como fonte de leite, na idade que esta´umas 3xdia- ao acordar, meio da tarde e a noite para dormir, nos demais horários tente se esquivar de dar o peito e vá devagar oferecendo primeiro frutas cozidas ( maça, pera e banana prata), depois que se acostumar as frutas ai comece a oferecer a papinha cozida ( 2 legumes+ 2 raizes + 2 folhas), sem nenhum tempero.

    Vá oferecendo agua aos poucos umas 3-4xdia, longe das alimentações para não encher a barriga com liquidos, e procure manter os intervalos de 3 horas entre as alimentações.

    boa sorte e tenha paciência

    dra ana

  24. Cleonice disse:


    Ola, necessito que me oriente, meu filho de 3 anos nao quer saber de comer comida. So quer leite e frutas, com muito trabalho, abase de chantagem ele ainda come frango empanado, ou macarrao miojo sem caldo, e ovo cozido, mas so abase de pressao mesmo, por exemplo eu guardo a mamadeira, desligo a TV, coloco o pratinho dele encima da mesa e falo que so tera TV e mamadeira depois que comer. Ele enrola,mas acaba comendo. Detalhes antes ele comia de tudo depois dos 2 anos nao quis mas… O Que devo fazer?

  25. Vagner Vidoy disse:


    Ola
    Meu sobrinho de 6 anos, nunca foi fácil de se alimentar, mas sempre se alimentou relativamente bem. Porém a cerca de 30 dias não quis mais se alimentar de sólidos, somente sopas, leite, sucos, iogurtes, nem quer ver arroz, feijão, carne, ou seja qualquer coisa que não seja em estado líquido. Já foi levado a psicólogo, já foi ao clínico e ao gastro, fez até endoscopia, enfim até agora nada que determinasse uma enfermidade, aguardamos apenas o resultado da endoscopia. Porém se colocar algo na boca que não seja líquido coloca para fora, promete que irá colaborar para todos mas na hora muda de idéia. Está deixando todo mundo louco, a mãe e avó estão fazendo tudo em relação a sopas, com os ingredientes mais fortes e alguns que inclusive ele não gostava, porém como tudo é batido ele toma.
    Pode me orientar a respeito ??? O que fazer ??? Alguém pode ajudar a gente ???
    Obrigado

    Um abraço

  26. webfilhos disse:


    A proposito, porque é a tia quem me pergunta, no mínimo é curioso, o que a mãe da criança está achando disso tudo? ELa também está preocupada, ou… pois muitas vezes uma mesma situação pode ser interpretada de diferentes maneiras por pessoas diferentes, principalmente mães podem ter compreensões diferentes de avós ou tias. Ou a famila (mãe, pai e criança, passam por alguma situação difícil a ser trabalhada).
    Realmente é bom ter o resultado da endoscopia, e o que disse o psicologo? Gostaria muito de saber o aspecto psicológico atual desta criança. Não estou, em hipotese alguma julgando ninguem, só preciso de mais dados para poder orientar.
    Independente disso, é bom que saiba que todas as crianças passam por fases de inapetência entre 4-6 anos. E parece ainda mais intensa nas crianças que , até mesmo sem que os familiares saibam, possam ter sido vítmas de situações como bulling, constrangimentos, frustrações, enfim , motivos que possam justificar essa inapetência, por isso perguntei sobre a opinião do psicólogo. E mantenham a terapia, se assim lhe for sugerido, questione a escola e as pessoas próximas se algo aconteceu no horário da alimentação.
    Pois com ou sem motivos emocionais, quando a criança se sente apoiada pela família, tudo tende a se resolver, portanto, compreenda e não o force a comer, o que os adultos acham certo comer, se ele passou por situação dificil que não consegui “digerir”, todo parece tão real , tão assustador que nem comida, nem sentimentos são facies de digerir, portanto, entenda, demonstre paciencia e carinho, e deixe que coma o que quer, inclusive lhe perguntando o que quer comer, no almoço e no jantar e comente o que você e o papai vão comer, para que não perca nunca o parâmetro do que é correto.
    A única coisa que deve limitar é o leite, não de mesmo, prefiro que beba agua a se alimentar de leite pois é o alimento da fase anterior a que ele está, portanto impede seu amadurecimento e sujeito a infantiliza-lo.
    Abraços, boa sorte e me coloco a disposição se for necessário.
    Dra Ana Lucia

  27. webfilhos disse:


    Esta é uma idade que algumas crianças podem passar por uma fase de inapetência, comiam muito bem e agora passam por momentos de não querer nada.
    Assim, não se preocupe demais, é fase e tende a passar, massss tem que ser bem administrada pelos familiares, principalmente por quem alimenta a criança, assim, procure seguir :
    - porcure colocar a criança na mesa com os adultos, independente do trabalho que dão, os adultos montam seus próprios pratos e perguntam para a criança o que ela quer comer.
    - se não quiser comer nada do que tem, digam, puxa!, mas é isto que temos de comida para todos nós, pode colocar umA HISTORINHA NO MEIO,USANDO OUTROS PERSONAGENS QUE NÃO A CRIANÇA, TIPO UM BICHINHO.-PUXA! MAMÃE PATA ESTA CHATEADA COMO PATINHO QUE NÃO QUER A COMIDINHA QUE A MAMÂE PATA FEZ COM TANTO AMOR E CARINHO, MAS FAZER O QUE SE ELE NÃO QUER,ALÉM DE FICAR COM FOMINHA,A MAMÃE PATA VAI JOGAR A COMIDINHA FORA. Esta atitude além de colaborar com o amadurecimento infantil, dá a idéia de gratidão e responsabilidade, ou seja não estamos fazendo ninguém sofrer e sim auxiliando no seu amadurecimento. NÃO TENHA E MUITO MENOS DEMONSTRE PENA DELE, e sempre se lembre que “só passa fome, quem realmente não tem comida”.
    - não troque a comida por leite de maneira nenhuma, é melhor que fique sem comer, que beba agua a ter que regredir no amadurecimente neurológico alimentar.
    - procure fazer das refeições momentos de harmonia familiar, não de sofrimento,monte o pratinho dele de forma divertida, com formas de carinha, tomatinho nos olhos ou nariz, cabelos de milho, ludicamente a criança entende melhor objetivo tão direto que o adulto tem para fazer as coisas que faz, mas evite as chantagens, as trocas de objetivos, utilize de seu conhecimento em explicar os alimentos que você e o pai comem e acha importante ele também comer para crescer forte e bonito e principalmente inteligente como o papai e a mamãe.
    Exemplos, NÃO COSTUMAM FALHAR.

    Abraços, boa sorte, paciência e amor, que assim que vamos construir com nossos filhos um mundo melhor para vivermos.

    Dra ana lucia

  28. Karla Pinheiro disse:


    Olá, preciso de ajuda, minha filha tem 5 anos e não que comer nada.Vai fazer uma semana que só quer tomar leite e caldo de feijão e nada mais, nem besteiras que crianças gostma ela não quer.Não sei mais o que fazer e também não sei se é apenas uma fase.Por favor me ajudem……………!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  29. webfilhos disse:


    Vamos levar em conta que todas as crianças estão sujeitas a passar pela fase da inapetência, que deve passar ate os 6 anos desde que o padrão alimentar seja mantido principalmente com o exemplo da família, e não lamente não querer as guloseimas, pois estas não são para comer, é melhor que fique sem comer a comer as chamadas besteiras infantis, e por este período procure enriquecer o caldo de feijão que ela come ( e é muito bom realmente) cozinhando com cenoura, beterraba, arroz integral e folhas verdes com couve, alface ou agrião. Já que come pouco vamos melhorara a qualidade e estimule a comer as frutas , nem que seja numa salada de frutas com caldo de feijão.

    Abraços

    Dra. Ana lucia

  30. elen disse:


    Olá.

    Me ajude…

    minha filha tem 7 meses e não quer comer mas nada que tenha leite, o que façao ela já tá perdendo peso, não mama desde os 5 meses pois trabalho do dia todo, qd ela começuu a tomar mamadeira largou o peito não quis mas.. me ajude …

  31. webfilhos disse:


    Olá

    Fique calma, que o amadurecimento alimentar é assim mesmo, até as avos sabem que a introdução de mamadeira ( forma mais fácil que o peito) faz que o bebe se desinteresse pelo peito que é muito mais trabalhoso para se alimentar, agora ela provavelmente não está perdendo peso, pode até estar ganhando menos, mas perder é bem difícil. E ela já come frutas e papinha? Pois é assim que funciona, a essa idade já vai abandonando o leite materno e se introduz , com orientação do pediatra, as principais e corretos alimentos a se oferecer a criança de acordo com a presença dos dentes e pela idade que está, portanto não se preocupe com o leite, agora começa uma nova fase, pouco leite e passando a usar os dentes que começa a ganhar, mais comidinha ( frutas e papas) para mastigar, é a fase que a criança começa a se alongar e o ganho de peso se reduz, mas não que perca, mas há uma desaceleração do ganho, antes ganhava de 500 a 1000g por mês, agora não deve passar muito dos 200 a 400gramas por mês, mas em compensação a criança ganha mais agilidade, começa a engatinhar ( fase muito mais importante que andar) e se preparara para dar os primeiros passos.
    Não se desespere e evite apresentar outras formas de leite ( yogurt, por ex, agora é hora de comer- mastigar)

    Beijos e tenha paciência.

    Dra Ana Lúcia

  32. Susy disse:


    Ola,

    Meu bebe tem 1 ano e quatro meses, e come muito pouco, soh belisca na realidade, na creche ela come bem, mas em casa so quer estar no peito, a medica insistiu para eu tirar, mas e muito dificil p mim e nao quero traumatiza-la tirando de vez, por outro lado ela ainda tah com 8 kg,e uma leve anemia. eu estou dando ferrinho 3 vezes por dia agora, como a medica receitou, e tentando tirar o peito, mas tah sendo bem dificil, pq ela n quer comer nda mais, so belisca o que comemos, nao o dela. Me ajudem

  33. webfilhos disse:


    Ola

    Não tire o peito por enquanto, o que você precisa alem de ter paciência ( não que não tenha), mas evite se impressionar com orientações diversas.

    Bebes até pelo menos os 2 anos consideram o leitinho materno como principal agente de sua nutrição, portanto se tem leite suficiente não se desespere, na escola com os coleguinhas se sente estimulada a comer, ótimo, e em casa ofereça o que os adultos estão comendo , de maneira lúdica ( como brincadeira), e mantenha o leite materno sem problemas pelo menos 2-3 xdia ( manhã , noite e a tarde), mas procure se esquivar em outros horários, mude o foco, diga que o leiteinho ta acabando e demora para forma, para que ela possa amadurecer e sair desta fase com segurança, e se integrar a alimentação dos adultos, coloque-a na mesa com vocês todas as vezes que a familia for se alimentar, para ela se interessar por esta dinâmica, sem cobranças só oferecendo e ela pode escolher o que comer, como numa brincadeira, monte o pratinho colorido junto com ela e quando tiver tempo prepare alimentações junto com ela, como saladas de frutas, tortas mas evite os doces ,ou bolos para não criar esta influencia, e evite leite em outras formas- yogurte ou mamadeiras, nada de andar para traz, só para frente do leite materno para o prato de comida, que pode ser devagar, ludicamente, sem desespero ou angustias.

    Bjs e boa sorte

    Dra Ana Lucia

  34. Carmen Bonzanini disse:


    Olá, gostaria que me respondesse, pois estou desesperada; tenho um filho de 16 anos que não come nada, ele vem abolindo cada vez mais a comida do cardápio dele. Começou pelo feijão, depois saladas, frutas e por último nem o arroz ele tá comendo, prefere miojo e bife do que arroz com bife. Ele tá fazendo um esporte, mas sente dor e o professor falou que ele tá com falta de glicogenio. Já levei em 3 nutricionistas, mas ele não segue o cardápio. Estou desesperada.Aguardo uma resposta urgente. Obrigada! CArmen

  35. Maria Santana disse:


    Ola, meu filho esta com dois anos e uma semana e pesa dez quilos e meio, desde os seis meses ate agora que ele não aceita comer e uma luta para ele terminar um prato de sopa ou um prato com arroz, por favor preciso da vossa ajuda, já não sei o que fazer fico muito nervosa porque ele não açeita comer.

  36. Denise disse:


    Olá, meu filho tem 15 meses sempre comeu muito bem de tudo, (recomendável para idade dele) mas agora de 5 dias para cá, não quer comer nada, se forço ele comer ele coloca tudo para fora e fica nervoso ele só quer saber de comer: iorgute, leite fermentado, suco, biscoito salgado,e leite esta tomando em quantidade bem menor do que o normal que ele sempre tomou.Preciso de ajuda pois não sei mais o que fazer aguardo sua resposta
    Obrigada!

  37. webfilhos disse:


    Olá

    Pela Idade do seu filho (!6 anos) as informçoes nutricionais já lhe foram dadas e o metabolismo construído, ou seja ela sem duvida já sabe o que é o certo para se comer, ainda mais fazendo esporte, ou seja, o problema pode ser outro, e nao adiantam teorias ou forçar a comida, talvez seja de caráter emocional, muito comum nesta idade ( problemas na escola, com amigos, namoradinhas, auto estima) , o que faz desenvolver um distúrbio alimentar, que muitas vezes é difícil de perceber no dia a dia de família, como já andou por nutricionistas, minha sugestão e que converse com um terapeuta ( psicólogo) que seja especialista em adolescentes, nestes casos os pais conversam primeiro depois vai o adolescente para conversar e o terapeuta, terá dados para perceber a real necessidade de terapia ou uma simples orientação familiar.

    Mas em principio não se desespere, meninos nesta idade já tem boa reserva de nutrientes para se manter ,a atividade física deve estar pesando desfavoravelmente, mas ele tem que perceber por si só onde esta a deficiência e se esforçar para corrigir, e aproveite para fazer alguns exames de sangue nele para ver como anda o hemograma, vitamina D e B que são necessarias para quem pratica esportes, ate mesmo colesterol, que costumam aumentar naqueles que não se alimentam bem, como forma de compensação.

    Abracos

    Dra Ana Lucia Dias Paulo

  38. webfilhos disse:


    O momento da alimentação não dever ser uma luta, assim sendo mantenha sempre a calma , com paciência, procure fazer a comida com bons pensamentos ( faço com amor para ver meu filho crescer saudável), e coloque no prato pouca quantidade ( 1/3 do tamanho do fundo do prato) e se ele comer tudo lhe de os parabéns, senão comer tudo na refeição seguinte diminua mais ainda a quantidade ate definir o que ele consegue comer, para que ele participe ativamente da refeição e possa se sentir vitorioso ao comer tudo.

    Nesta idade, que ele está as crianças tendem a comer pouca quantidade, e devemos concentrar na qualidade do alimento e não na quantidade.

    Abraços e tenha sempre paciência, nada dever ser forçado, para não gerar um distúrbio alimentar anos mais tarde, não quer, não come ( mas não substitua com nadinha- doces, bolachas, presentes, etc.)

    Boa sorte

    Dra. Ana Lucia

  39. Karine Ximenes disse:


    Por favor me ajudem! Estou desesperada!!!
    Meu filho tem 3 anos e não como nada…só toma mingau e as vezes nem toma todo…se eu deixar ele passa o dia todo sem comer!
    não come comida de forma alguma, qndo forço ele vomita, ele sente fome pq pede alguma besteira pra comer, mas não dou. As vezes ele começa a comer um arroz branco com frango ou carne assada (nunca cozido) mas antes de acabar o prato(já coloco uma quantidade bem pequena) ele começa a ficar com ansia de vomito. não come frutas, nem em vitaminas… não sei mais o que fazer…cansei de vê-lo chorando e vomitandopara não comer.
    ME AJUDEM!!!!

  40. webfilhos disse:


    Olá mãezinha

    Antes da resposta precisamos saber se o seu filho se mostrava assim desde as primeiras papinhas? E se foi pesquisado algo pelo pediatra relativo a refluxo?

    Pois ele pode ter um desconforto ao se alimentar de comidas mais “ pedaçudas”, caso nada disso se confirme. O correto é EVITAR LEITE E MINGUAL A TODO CUSTO, pois na idade dele ( 3 anos), como já não processa mais tão bem o leite, quando o toma mesmo em forma de mingual, ele tem a sensação de hiper alimentado, e não sente necessidade de comer por muitas horas.

    Feito isso , não fique tão preocupada, teremos que apelar a parte lúdica ( brincadeira + comida), mas teremos que dar uma volta na apresentação da alimentação, vamos novamente oferecer em forma de papa amassada uma parte, com : arroz+ caldo de feijão ou ervilha ou lentinha bem molhadinho+ verduras cruas ( agião, allface, tomatinho, cenoura ou beterraba) em forma de saladinha temperada com azeite, vinagre ou limão, e monte o pratinho junto com ele fazendo uma carinha, com olhinhos , boca e cabelos) e tudo para que ele coma com a mão pegando do pratinho, e carne ou frango ou peixe( cação, abadejo ou pescada branca, evite o salmão), e corte em pequenos pedaços e coloque num outro pratinho separado para ele pegar com a mão, também. As boas maneiras serão sedimentadas mais a frente, agora é importante que se encante com a comida.

    E procure colocá-lo à mesa com a família para que ele observe que já faz parte desse ritual, e que ele coma o quanto quiser, NÃO FORÇE MAIS NADA, PARA NÃO GERAR UM DISTURBIO ALIMENTAR FUTURAMENTE, NÃO QUER, NÃO COME, MAS TAMBÉM NÃO COME MAIS NADA ATÉ A REFEIÇÃO SEGUINTE ( FICA SEM COMER MESMO), E ISTO DEVE SER FALADO A ELE, PARA QUE ELE PERCEBA O QUANTO ESTÁ PERDENDO, e a mãe não deve fazer nem cara de peninha e nem manisfestar isso, foi escolha dele apesar da pouca idade, já pode ir começando a ter consciência das escolhas e das conseqüências.

    BOS SORTE

    Abraços

    DRA ANA LUCIA

  41. Daiane Ferreira disse:


    Oi boa noite, meu filho está com 8 meses, estou desesperada, ele não quer largar o peito, come bem pouco, gosta apenas de suco, tenho medo de ele fica doente por falta de vitaminas, quero um conselho o que devo fazer?

  42. webfilhos disse:


    Olá mamãe

    Primeiramente, não se preocupe com o leite materno, pois apesar das conversas da sociedade atual , o leite materno sozinho é capaz de alimentar um ser humano bebe até quase 1 ano, assim não tem como ele ficar sem vitaminas, assim, se você ficar mais calma, confiar no leite materno, ele ficará bem também e começará a comer outros alimento, comece oferecendo frutinhas ( banana, maça e pera) cozidas- 1-2xdia, em pequena quantidade e papinha de legumes ( feita com capricho todos os dias – sem congelar, no horário de almoço e no jantar ainda só mama para dormir, e aos poucos ele irá desmamar, mas sem ansiedade, deixe a natureza auxiliar.

    E nos intervalos ofereça água, as vezes o bebe mama muito, pois tem sede e não necessariamente fome, mas ele só conhece isso, pois so lhe ofereceram esse alimento que em principio hidrata e alimenta, eles tem que aprender a conhecer as coisas, e é um processo lento.

    ABRAÇOS

    DRA ANA LUCIA

  43. priscila Freitas disse:


    Olá, Boa tarde!!!
    Estou no processo de desmame da minha filha de 1 ano e 11 meses. Ocorre que antes ela aceitava leite e derivados, dava sustagem por orientação médica mas nem isso ela quer mais. Nao quer comer direito mais e está trocando a noite pelo dia. Faço de tudo para mante-la acordada, mas não adianta porque ela vai dormindo ate sentada ou fica irritada demais até deitar e dormir. Não sei o que fazer?? tenho medo dela ficar muito fraca. Não sei se devo dar as mamadas da noite, porque não to dando nenhuma. E ela, pela peditra que a atendia antes, disse que não esta ganhando peso como deveria. Socorro… Abraços

  44. webfilhos disse:


    OLÁ
    Como você está vivendo, as coisas tem um tempo certo para acontecer, e quando ocorrem antes podem ter situações inesperadas, asssim sendo procure em primeiro lugar se acalmar, ter paciência, pois é uma mudanças de rotina na vida de sua filha e é esperado que ela mesma estranhe, por isso procure construir uma nova rotina, com novos horários e novas atitudes, sempre dizendo tudo a ela, e quanto ao leite e derivados, nem precisa se preocupar, a esta idade já deve estar desmamando mesmo, e eu mesma nem indico outros leites, Sustagem, nem pensa! pode parar. Se ela já come comidinha, invista nisto que este é o caminho, e se comer pouco , é assim mesmo. Ofereça frutas e veja o que ela mais gosta e procure diversificar.
    Portanto respeite o ritmo de sua filha, converse com ela explicando as mudanças e peça que ela colabore.

    Dará tudo certo

    Abraços

    Dra Ana

  45. Marta disse:


    Olá
    Meu filho vai fazer 3 anos em fevereiro e ainda mama muito, ele é super ativo e tem muita dificuldade para comer alimentos, praticamente não come quase nada, gostaria de saber um metodo para desmamalo pois ele acorda várias vezes na madrugada para mamar e faz um escandalo quando quer mamar.

  46. claudia disse:


    olá, meu filho tem um ano e 2 meses e não come nada q tenha q mastigar, só quer sopa amassada, polenta com feijão…. arroz nem pensar, faz ansia se algo vai na garganta.

  47. karen arujo disse:


    oi meu bb tem 1 ano e n gosta de comer nada pela manha estou preocupada,e tbm ele n comi nada q tenha q mastigar ele cospe tira da boca.ela n e aquela criança que come de tudo faço de um tudo tenho bastante paciencia brinco boto os desenhos preferidos mas msm assim a luta e dificial estou preocupada por q tem bb q e da idade dele e maior do q ele e ate mesmo os mas novos sao tambem maiores.por favor me ajudem

  48. webfilhos disse:


    Olá

    A conscientização da mastigação é realmente em algumas crianças trabalhosa, e ele irá demandar um tempo que as outras crianças , talvez até por não ter sido treinado com correta amamentação e progressiva mastigação, assim procure ter paciência e por ora introduzir os alimentos ( frutas e papa) bem molinho mesmo, tipo banana, maçã ou pêra cozidas e oferecidas de colher, e papa de legumes com caldinho do feijão sem os grãos, conforme ele amadurece você oferece outros alimentos e procure comer e mostrar a ele como se um pedaço de frango ( roendo o osso da coxa, tire a carne e deixe um pouco no osso para realmente roer- eles adoram), e mostre coma se chupa uma laranja, assim devagar ele ganha segurança e habilidade para mastigar, sem pressa.

    Abraços e boa sorte

    Dra Ana

  49. webfilhos disse:


    Olá Claudia,

    Ah, e o arroz amasse com garfo com o caldinho do feijão e os legumes, desfie carne ( frango, peixe ou vaca) e coloque no meio da papa mesmo, ele precisa primeira ganhar agilidade na mastigação, e precisa trabalhar os músculos da bochecha que fazer essa parte, se somente mamava e tinha alimentos em forma de liquido não foi treinado para essa habilidade, mas com paciência e dedicação ele vem melhorar, mostre a ele voce comendo e mastigando, pppois as crianças ganham muitas habilidades pela simples curiosidade.

    Abraços

    Dra Ana

  50. Michelle disse:


    Olá Dra Ana
    Gostaria de uma ajuda. Estou desesperada. Meu filho de 1 ano e 2 meses não quer comer nd. Ainda amamento e ele mama bem pouco só quando ofereço e não mama muito. Ele está bem magro e por não se alimentar gripa constantemente aí fica ainda mais tenso. Gostaria de uma ajuda para resolver. Alguma dica para estimular a alimentação dele, ou melhor o apetite, derrepente alguma vitamina.

    Desde já agradeço
    Michelle

  51. webfilhos disse:


    Olá mãezinha

    A aceitação do alimento pela criança depende de como eles lhe foram apresentados na época do desmama, senão…, ele fica condicionado a amamentação , que ela realmente o alimentava e lhe garantia satisfação.

    Mas não se desespere.

    Ofereça a alimentação habitual da família, mas não tenha pressa, e monte com ele um pratinho “ divertido”, ou seja, por exemplo, montara no prato uma carinha, o arroz com feijão forma a barba, a cenoura ou beterraba os cabelos, o ovo , o nariz, a coxa de frango a boca e uma fatia de pepino para cada olhinho, e ao oferecer, vá conversando com ele, como uma brincadeira, e a cada refeição procure usar sua imaginação.

    Nessa idade evitamos os estimulantes de apetite pois, esta numa idade, que a substancia, pode alterar todo metabolismo, da criança, sujeito até desenvolver uma síndrome metabólica mais a frente.

    Beijos e boa sorte

    Ana Lúcia

  52. Rosana disse:


    Ola meu ajudem por favor, meu filho, tem 1 ano e 6 meses, não quer saber de comer comida de sal, almoço e jantar é maior tortura, fico com medo dele emagrecer e até mesmo ficar anemico, só come biscoito povilho, liquido em geral, e mamadeira a noite o que eu faço??? obrigada desde já!!1

  53. webfilhos disse:


    Ola mãezinha

    Primeiro se acalmar, diminuir sua ansiedade sobre esse assunto e lembre-se só morre de fome quem não tem comida. Que não é ocaso do seu filho, claro?

    Procure evitar os biscoitos nos intervalos e diminua drasticamente a oferta de leite, convide-o a se sentar na mesa com os pais e participar da refeição com voces, permita que escolha o que quiser comer, mesmo que pegue com as mãos ( depois tudo isso é corrigido),crie este hábito e ele sem perceber começa a se alimentar dessa comida quase como uma brincadeira, pois é assim que criança apresende com rotina e na brincadeira.

    Ah! Procure ter sempre muiiiiiita paciência, ele é seu filho, e o amor da mãe também alimenta, primeiro o espirito e consequentemente o corpo ele nem ira emagrecer nem ficar anêmico, o seu parâmetro deve ser sempre o estado geral e a disposição, se ele brinca, pula, é esperto e esta aprendendo coisas a cada dia esta bem alimentado e tem vitalidade, com pouca coisa,são as crianças econômicas, vivem bem e com pouco alimento e evitee dar as guloseimas que ai só ganha peso e não vitalidade.

    Beijos e boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  54. daiane alexadria de barros disse:


    oieee presiso da sua ajuda meu filho tem um 1ano e 4 meses ele não que come. as vezes ele come na escolimha só ki a tia da escolinha fla ki é dificio quere come. não seii si ele ta com agarganta inflamada… SO QUE mamadeira….. eu fico com mendo animia nele….. Miajuda…… A pediatra passou sufato ferroso pra ele só ki nois da pra ele…. So kida desentiria nele….. Xauuu bju

  55. webfilhos disse:


    Olá Daiane

    AS CRIANÇAS PASSAM POR FAZES DE INAPETANCIA, ASSIM DEVEMOS EVITAR O LEITE E OFERECER VERDURAS E LEGUMES, NEM QUE SEJA EM FORMA DE SOPA. Não tenha medo de anemia, pois as crianças mesmo nesta fase ( comer pouco) também gastam pouco, desta maneira o corpo se compensa e para não entrar em anemia, e nem pense em garganta inflamada , pois não é, e pode deixar que o organismo compensa tudo nos pequenos.

    Abraços

    Ana lucia

  56. patricia ramos disse:


    oi meu nome e Patricia ramos
    tenho uma filha de 8 meses
    ele bebé pouca água no copo no começo ele mamava mamadeira depois que eu troquei o leite dela por um leite de caixa ele não quer mais mamar e quer comer comida bem pouquinha quase nada
    nem papinha ele não quer comer
    so quer peito , miojo , macarão …. e eu tou pra ela fruta tanbem banana..maça..mamão..laranja ..e suco natural
    por que ela não quer mamar mamadeira e so peito?

  57. Pâmela disse:


    Olá. estou desesperada, minha filha tem 2 anos e não quer comer nada, só pensa no peito, chora qndo ver o pratinho de comida, e só pede o mamá!!!Não sei mais o que faço, ela chora muito e eu acabo dando o peito, já deixei o dia todo sem mamar pra ver se ela come a comida, mas não adianta, ela tem paixão total pelo peito, beija, abraça e diz q ama, não sei como agir para ela largar o peito e comer, levei em vários pediatras e eles dizem para tirar o peito de uma vez só, q ela vai chorar uma semana mas depois passa, fico com medo e pena de fazer isso…O q faço????socorro

  58. Licia disse:


    minha filha tem 1 ano e 4 meses,e ela não quer comer comida só tomar mingau e suco o que faço.

  59. webfilhos disse:


    Olá Pamela!
    PRIMEIRO VOCE PRECISA CONVENCER A SI MESMA DA NECESSIDADE DA SUA FILHA CRESCER E AMADURECER, MUITAS VEZES O AMADURECIMENTO É DOLOROSO ATÉ PARA QUEM ASSISTE, MAS ELE É ABSOLUTAMENMTE NECESSARIO.

    A SUA SITUAÇÃO NÃO É NADA FACIL, MAS MUITAS MÃES E CRINÇAS PASSAM PELA MESMA “ PROVAÇÃO”. Vamos lá procure fazer combinados com ela, apesar da pouca idade ela tem entendimento EMOCIONAL principalmente no que interessa a ela. COMBINE LOGO CEDO , QUE MAMAR É PELA MANHA E AO DEORMIR A NOITE, AS OUTRAS SITUAÇÕES SERÃO INTERMEADAS POR COMIDA, MAS SEM STRESS, COMBINE LOGO DE MANHÃ QUE VÃO PASSEAR NO PARQUE DEPOIS COMER A BANANINHA, E AO CHEGAR EM CASA O ALMOÇO BEM GOSTOSO, AMASSADO EM FORMA DE PAPA, NÃO PRECISA SER SOPA ( LIQUIDA) E SIM EM PEDAÇOES COMO A COMIDA DA MAMÃE, FAÇA SEMPER COMPARAÇÕES PARA ELA PERCEBER COMO É BOM CRESCER. E PODE IR TIRANDO O PEITO POR MAIS UNS 60 DIAS FICAMSO 2XDIA ( MANHÃ E NOITE), DEPOiS FICA SOMENET A NOITE ( 30 DIAS) VOCE QUE CONTA , ELA NEM PRECISA SABER QUE TEM DATA, É COMO UMA BRINCADEIRA, VAMOS SEGUINDO E MUDANDO DE FASE. Tudo muito tranqüilo, pedindo para ela te ajudar.

    E lembre-se que sua filha é privilegiada, com uma mãe zelosa e que se dispôs a amamentar por mais de dois anos e asssim você convence a si e depois a ela, e pode ser tudo tranqüilo, no tempo de vocês, nõa vejo necessidade de ser de uma vez, pode ser paulatinamente, mas procure não se enganar e muito menos a sua filha, estipule as datas, e tudo caminha bem com amor e respeito.

  60. webfilhos disse:


    Olá Patricia, acontece que o leite de caixa ( de vaca) é para o bezerro, não para os bebes humanos,portanto ele é um alimento pesado e que fica no estomago muito tempo, o que faz com que a criança não tenha vontade de mais nada durante varias horas, portanto, é importante que suspenda ou substitua esse leite, e começa a negociar as frutas ( 2xdia) e as papas amassadas de arroz, feijão legumes e franguinho, carne ou peixe, evite massa e miojo ESTES NÃO SÃO ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA CRIANÇAS OU BEBES E continue a oferecer água pura no copo com freqüência, e pode tirar a mamadeira e coloque o leite escolhido no copo.

    Abraços e boa sorte

    Dra Ana Lucia

  61. Silvangela Castro disse:


    Meu Filho tem 06 anos e no almoço e jantar ele come tudo (arroz, feijão, verduras, frango ou carne, macarrão) porém feito papinha no liquidificador e na mamadeira. De nehhuma forma consigo fazer com que ele coma normal.
    Será se ele vai demorar a comer como as outras crianças? Ele foi acostumado pela tia avó.

  62. josinete disse:


    oi tenho um filho de 3 anos e 5 meses que desde os 4 meses é muito trabalhoso pra comer ate os 2 anos ainda aceitava algumas colherinhas de arroz com feijão mas depois disso não aceita nada de panela e nem frutas ele toma apenas vitaminas de banana e abacate e mesmo assim é uma quantidade não satisfatorio pesso que mim ajude por favor vivo enlouquecida sem saber o que fazer meu filho esta com baixa estatura e o peso tambem não esta tão bom..desde ja fico grata!

  63. cassia noronha disse:


    Ola dra. Ana

    Tenho um filho de 1 ano e 5 meaes, sempre comeu bem e foi gordinho, mas de 2 semanad pra ca TUDO uqe come ele poe pra fora, ele ja.come comidinha com pedacos, fui na pedi dele e ela passou Vitawin2 pra ele e disse que ele precisa engordar, pq ele nao engorda desde 1 ano (nao emagrecei, manteve o peso de 10.400)
    El nao aceita outro tipo de leite, mama no peito _ as 8h, as 10 30 – almoca 12h- as vrzes por volta de 13 30 dorme sem mamar as vezes mama – mama na hora que acorda – umas 17h mama de novo – as 18 janta, dorme , as 20h mama, brinca, antes de dormir mama de novo e de madrugada tb…
    Gosta de banana e laranja mas nao esta com tanto interesse pracomer, tudo que dou pra comer ele enrola e nao come, pao, biscoiro nao comr qse nada, nao gosta de salada de fruta CAfe com leite, nescau…
    isso me da agonia pq ele sempre foi fortinho e nao comendo tende a emagrecer, pode me orientar em alguma coisa? Mto obrigada pela atencao bjs, Cassia

  64. daiane disse:


    ela dra ana lucia só eu de novoela quero fazer outra ´perguta sera ki eu posso da remedio de verme pra ele…espero sua pergunta……bjusss

  65. Lene Santana disse:


    Olá Dra. Ana,

    Inicialmente parabéns pelo site, estava lendo os depoimentos e me senti acalentada por não estar sozinha. Tenho um filho lindo e muito amado de 1 ano de 15 dias, ele comia super bem até o dia do seu aniversário de 1 ano, ele mesmo se desmamou com 11 meses (eu queria amamentá-lo até 18 meses, mas respeitei a escolha dele), hoje o regime alimentar dele era: mingau de araruta e aptamil sem lactose pela manhã, papinha de fruta no intervalo e papinha de sal no almoço, no meio da tarde um mingau ou uma papinha de fruta, fim da tarde uma papinha de sal e a noite um mingau antes de dormir. Só que no aniversário de 1 ano, ele engasgou com a papinha salgada (na hora da janta), sempre fiz papinha batida (porque em pedaço ele sempre se mostrava desconfortável e fazia como se fosse colocar pra fora), até ele engasgar, ele comia muito bem, em média 200gr em cada papa salgada e 180ml de mingau, agora ele não abre a boca de jeito nenhum para a comida de sal e nada que venha de colher, só está tomando mingau (5x ao dia), não abre a boca de forma alguma para a colher. Já tentei de tudo, só não gosto de forçar…Dra. amo demais o meu filho e preciso de sua ajuda e de seu conforto para passar por essa fase, estou realmente preocupada e me sinto culpada por ele ter engasgado (fico pensando que não bati a sopa o suficiente e que ele possa ter sentido algum pedacinho de comida na colher). Enfim, peço seu auxilio. Ele foi amamentado exclusivamente no peito até os 7 meses de vida e depois introduzi as papinhas doces e de sal (foi dificil de aceitar, demorou, mas qdo aceitou comia super bem), infelizmente fui orientada a congelar as papinhas e dava a mesma papinha por 6 dias, será que isso gerou uma monotonia alimentar? Enfim, só consigo associar ao engasgo, porque depois que ele engasgou, passou umas 7 dias reduzindo a quantidade da comida, até não querer comer mais, comeu até bem os dois dias seguidos após o engasgo, do terceiro dia em diante, foi recusando até parar de vez. Amo demais o meu filho e quero sempre fazer a coisa certa, conto com sua ajuda e suas orientações, estou com todo o amor do mundo disposta a acertar. Um forte abraço e desde já muito obrigada!

  66. Cristina disse:


    Olá estou precisando muito de ajuda!!! Tenho uma filha de 4 anos agora em janeira faz 5 aninhos há muito tempo venho procurando ajuda de médicos pediatra mas eles me falam que minha filha precisa é de educação alimentar já fiz de tudo o que me mandaram fazer se fosse o caso de má educação alimentar minha filha de 2 aninhos não se alimentava tão bem! Minha filha tomava mamadeira ate alguém dizer pra ela que a mamadeira era eco que ela era bem grandinha pra tomar mamadeira agora nem mamadeira nem nada ela não quer nada o arroz ela diz que tem caroço que não quer, não aceita nada que dou pra ela tudo é ruim a unica coisa que ela ainda quer é suco de laranja e de uva mais nada então estou em desespero não sei o que devo fazer se é normal! Preciso de ajuda a quem devo procurar! Desde de já agradeço em que puder me orientar abraços….

  67. milena disse:


    ola ..por favor me ajudem .. tenho um filho de 1 e 10 meses e ele nao come nada somente leite com tody , ele nao come nada mais nada mesmo e quando coloco comida na boca dele e faz ansia de vomito e se eu forca ele vomita .. tudo que ele coloca na boca ele faz ansia de vomito .. ele tb nao gosta de suco ele toma muita agua ..eu estou desesperada com esta situacao .. pois vejo crianca da idade dle comendo de tudo e ele nada .. qualquer coisa que dou ele vomita .. se um biscoito um pao qualquer coisa .. me ajude por favor ..

  68. webfilhos disse:


    Ola Cristina

    Realmente na idade de sua filha não deve mais ter mamadeira, sendo assim ele precisa realmente reconhecer o valor e a necessidade de se alimentar, e principalmente amadurecer a mastigação, para isso converse bastante com ela e coloque a hora da alimentação como uma grande brincadeira, conte estórias e na hora de montar o prato crie com ela carinhas ( cabelo pode ser o milho, os olhos a abobrinha e a boca um tomatinho, tudo muito lúdico, no outro dia o cabelo é o feijão, as bochechas o arroz e assim por diante usando a sua imaginação e a dela principalmente, permita que ela participe disso tudo, e ela na brincadeira começa a se interessar pela alimentação solida e aos poucos amadurecer.

    Fique tranqüila , não se cobre tanto e muito menos dela, não existem cobranças , existem sim muitos beijos quando come um tanto bom e mamadeira não existe mais, e quando não quiser comer não come, mas deixe a comida preparada e pronta para quando ele quiser brincar de comer, e coloque-a para comer na mesa com os adultos para poder participara desde momento familiar, ela escolhe o que quer e monta o prato, nem que seja com as mãos ( crianças comem com as mãos de inicio e com boca aberta, depois começam a aprender a ter as noções de boas maneiras.

    Bjs

    Dra ana

  69. webfilhos disse:


    Ola Milena

    Vamos saber que os nossos filhos são únicos, devemos evitar as comparações.

    Tenha paciência e procure conquistar memória alimentar do seu filho com brincadeiras, procure fazer a hora da refeição ser lúdica com partinhos coloridos e formando figuras, como carinhas ou bichinhos com os alimentos e tire totalmente o leite com toddy, melhor que não coma nada que tomar o leite com chocolate, muita caloria e de fácil saciedade, porem pouco nutricional. Até porque o leite na idade dele já é de difícil digestão e diminui o apetite por outros tipos de alimento.

    Tenha paciência, enquanto ele come vá explicando a importância de comer para ficar forte e bonito, e pode fazer comparações com bichinhos que come para crescer e ficar bonitos, pois quanto mais lúdico ( brincadeira) mas as crianças conseguem entender esta nova etapa do amadurecimento.

    Abraços

    Dra Ana

  70. katia cristina de souza disse:


    oi meu filho tem 2 anos e nao gosta de comer ele so gosta de leite com musilom e mais nada mais o medico disse q o peso dele ta bom sera que eu vou ter q dar vitaminas pra ele em me ajudem..

  71. webfilhos disse:


    Ola KATIA

    NÃO ME PARECE QUE NO MOMENTO PRECISE DE VITAMINAS,MAS FUTURAMENTE TALVEZ PRECISE DE MINERAIS,POIS ESSAS FARINHAS ( MUSCILON,ARROZINA, SUSTAGEM-KIDS) todos são composições artificiais e calóricas, mas sem vitalidade ( minerais),sendo assim para o seu filho, terá necessidade de desmama-lo desse tipo de alimento, ou seja, não compre mais, diga a ele que acabou, mas que tem muita coisa gostosa para comer em sua casa e comece aos poucos a oferecer frutas que de inicio podem ser cozidas ( banana , maça e pera) e depois papinhas ate batidas ou bem amassadas ,ate ele se acostumar com a consistência de comida, pois ele esta com preguiça de mastigar e alimento liquido é sempre mais fácil e muito confortável para a criança, mas não desanime, nem se preocupe demais, pois a criança pode comer pouca quantidade, e ficar bem nutrido (com vitalidade),diferente de comer muito com pouco valor nutritivo.

    Agora te aviso que dará um pouco de trabalho, mas procure ter paciência, pois ele esta fora da idade para tudo isso, mas vai valer a pena, e poderá até parar de dar qualquer tipo de alimento lácteo.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra ana lucia

  72. Euralia Faria disse:


    Dra Ana,

    Meu filho faz agora dia 26/01/13 nove meses.
    Ele não pegou mamadeira, então tenho mantido o leite materno e introduzi papinha e frutas na sua alimentação desde os 6 meses.
    No primeiro mês, ele quase não comia nada.
    No segundo passou a comer melhor a papa saldada, e começou a rejeitar as frutas.
    Porém de 4 dias pra ca ele não quer comer nada, só aceita o leite materno. Quando tento alimentá-lo ele se irrita e chora.
    Pesei que fosse comigo, então minha mãe tentou e ele tem a mesma reação.
    Na segunda dia 14 ele voltou para a escolinha, e o problema continua.
    Estou preocupada pois ele mama de manhã antes de eu leva-lo, na hora do almoço e no final da tarde quando busco ele.
    Nesses intervalos ele não está aceitando nada.
    O que eu faço????
    Eurália

  73. sandra disse:


    Olá doutora, parabéns pelo site. Tenho um filho lindo de 1 ano e meio. Ele é tranquilo e alegre, mas ficou muito enjoado para comer antes ele comia super bem. normalmente Ele mama no peito 3 vezes ao dia e não pretendo desmamá-lo, só quando ele quiser deixar (inclusive sou doadora de leite materno e recomendo à todas as mamães). Ele dorme muito, até as 10, aí Dou no café da manhã ninho 1mais com mucilon ou batido com fruta, 3 horas depois tento dar uma alamoço bem gostoso com arroz feijão batido legumes sempre procuro variar e ele nem liga só quer a carne ee as vezes nem isso. Lanche dou fruta ou mingau e a noite sopinha. Ele gosta muito de papinha nestle e as vezes dou pra ele, não dou sempre senão vicia.Se ele comesse tudo que dou seria ótimo mas ele quase nunca quer aí dou o peito porque me dá uma sensação horrivel deixá-lo sem comer. Será que meu leite ainda tem nutrientes suficientes para mantê-lo alimentado entre as refeições? se ele não comer, o meu leite substitui uma refeição? ele não ta emagrecendo, então estou fazendo a coisa certa? Ele come melhor se comer sozinho fazendo a maior bagunça e em frente à tv, mas sempre dizem que não é bom. Me de uma orientação porfavor.

  74. webfilhos disse:


    Dra Ana,

    Meu filho faz agora dia 26/01/13 nove meses.
    Ele não pegou mamadeira,(ótimo) então tenho mantido o leite materno( ótimo também) e introduzi papinha e frutas na sua alimentação desde os 6 meses.( orientados pelo pediatra?, ou por sua conta?)
    No primeiro mês, ele quase não comia nada. ( normal, é somente um test-drive, sem compromisso, isso é muiiito freqüente acontecer, mas a mãe procura colocar a alimentação como parte da rotina da criança e todo dia , no mesmo horario oferece um pouquinho da fruta ( 9-9:30 da manhã) e um pouco do almoço (11:30- 12hs), e ofereça ´pequenas quantidades, oq eu comeu comeu, sem insistir ou traumas.
    No segundo passou a comer melhor a papa saldada, e começou a rejeitar as frutas.
    Porém de 4 dias pra ca ele não quer comer nada, só aceita o leite materno. Quando tento alimentá-lo ele se irrita e chora. Procure ter muiiita paciência E FAZER COMO DECREVI ACIMA, PEQUENAS QUANTIDADES POR VEZ. O BEBE QUE MAMA NO PEITO SE SENTE BEM ALIEMNTADAO, ATE POR QUE O PEITO O ALIMENTA ORGANICO E EMOCIONALMENTE. Mantenha o peito ate´onde voce puder, nem que sejam poucas vezes por dia- 2-3x ate 1 aninho.
    Pesei que fosse comigo, então minha mãe tentou e ele tem a mesma reação. Nada disso, a situação e dele mesmo, pois o leite materno o completa bem mais, mas quem esta dando o alimento precisa ter muita paciência e ir conversando com ela, que o “ papa é bom, mamãe ou vovó fez com amor, pois o ama e quer que ele cresça cada vez mais saudável, bonito e principalmente feliz”
    Na segunda dia 14 ele voltou para a escolinha, e o problema continua. Na escola, a atitude das cuidadoras deve,m ser as mesmas que em cãs como sugeri- paciência e amor.
    Estou preocupada pois ele mama de manhã antes de eu leva-lo, na hora do almoço e no final da tarde quando busco ele.
    Nesses intervalos ele não está aceitando nada. ( nesta idade bebes mamam 3xdia mesmo, não se preocupe.)
    O que eu faço????
    Eurália

  75. webfilhos disse:


    Olá doutora, parabéns pelo site. Tenho um filho lindo de 1 ano e meio. Ele é tranquilo e alegre, mas ficou muito enjoado para comer(NÃO É BEM ASSIM) antes ele comia super bem. normalmente Ele mama no peito 3 vezes ao dia MARAVILHA, DEVE MANTER ATÉ ONDE DER. e não pretendo desmamá-lo MUITO BOM, só quando ele quiser deixar (inclusive sou doadora de leite materno e recomendo à todas as mamães). Ele dorme muito, até as 10, aí Dou no café da manhã ninho 1mais- PESADO DEMAIS, NÃO TERA´FOME REALMENTE, PODE TROCAR POR APTAMIL2 com mucilon ( PROCURE TIRAR, SÓ ENCHE BARRIGA E NÃO ALIEMENTA NADA) ou batido com fruta ( MANTENHA SÓ LEITE COM FRUTAS QUE PODEM ESTAR SEPARADOS O LEITE E DEPOIS PEDAÇOS DE FRUTA ATE 9:30 DA MANHA, SE ACORDOU DEPOIS DAS 10 HORAS JÁ DEVE ALMOÇAR PELAS 10:30, SEM LEITE NEM FRUTAS), 3 horas depois tento dar uma alamoço bem gostoso com arroz feijão batido ( OFEREÇA SOMENTE AMASSADO) legumes sempre procuro variar e ele nem liga só quer a carne ee as vezes nem isso ( ELES COMEM POUCO MESMO, E SE TEM TUDO ISSO DE LEITE NÃO COME QUASE NADA. Lanche dou fruta ou mingau e a noite sopinha. Ele gosta muito de papinha Nestlé( É COMO O NINHO ENGORDA SEM DAR VITALIDADE A CRIANAÇA e as vezes dou pra ele, não dou sempre ( PROCURE DAR MUITO POUCO, SOMENTE EVENTUAL senão vicia ( NÃO É QUE VICIA, É QUE COMO NÃO CONFERE VITALIDADE O IMUNOLOGICO FICA ENFRAQUECIDO.Se ele comesse tudo que dou ( NEM SEMPRE E ASSIM , O IMPORTANTE É QUE SAIBA QUE NA CASA DELE TEM COMIDA E QUE ELE NUNCA VAI PASSAR FOME, MAS QUE ELE TE O DIREITOO DE QUERER OU NÃO seria ótimo mas ele quase nunca quer aí dou o peito porque me dá uma sensação horrivel deixá-lo sem comer A FUNÇAO DA MÃE É OFERECER REALMENTE O ALIMENTO, ELE PODE ATE NÃO QUERER, MAS TAMBÉM AS CRIANCAS PRECISAM IR PERCEBENDO QUE EXISTE UMA ROTINA A SER CUMPRIDA , E CONFORME VÃO CRESCENDO DEVEM PERCEBER QUE SENAÕ COMEU AGOARA, NÃO TERÁ SUBSTITUIÇAO E COMIDA SO NA PROXIMA REFEIÇÃO . Será que meu leite ainda tem nutrientes COM CERTEZA suficientes para mantê-lo alimentado entre as refeições? MAS AS NECESSIDADES VÃO SENDO MAIORES, TANTO ORGANICAS QUANTO EMOCIONAIS, DAÍ A CRIANÇA DEVE IR PERCEBENDO As mudanças que serão necessárias, mas não precias forçar, ofreça e explique a ele que é bom,mamãe fez com amor, e o que comer já esta bom se ele não come r, o meu leite substitui uma refeição?aos poucos deve comer outros alimentos, frutas pelo menos e pode ser pouco ele não ta emagrecendo, então estou fazendo a coisa certa? Ele come melhor se comer sozinho MUITO BOM fazendo a maior bagunça E ASSSIM MESMO e em frente à TV TIRE A TV coloque musica e converse com ele, mas sempre dizem que não é bom.voce vai convencendo-o do contrario, que é muito bom, que mamãe fez com muito amor, procure colocá-lo na mesa durante a refeição da familiA para poder participar e ver como é importante e prazeiroza. Me de uma orientação porfavor.

    Abraços e boa sorte

    Dra ana lucia

  76. Lidiane disse:


    Meu filho tem 3 anos e 6 meses, ele não quer saber de carne, frango e muito menos peixe, ovo nem pensar. Alimenta-se pouco, cheira tudo que lhe é oferecido e diz que cheira forte. Mesmo salgadinho de festa que toda criança gosta, ele rejeita. O que devo fazer?
    Desde já, obrigada.

  77. fabiane disse:


    olá doutora estou desesperada não sei mais o que fazer, tenho uma filha de 1a3m e até agora não consegui fazer ela comer nada tudo que eu tento dar ela sente uma ânsia muito forte, se eu insisto ela vomita, oque ela come mama leite de caixinha, come bolacha, um paozinho de vez em quando, danoninho de vez em quando, toma agua, não toma nenhum tipo de suco, não come nenhum tipo de sopinha, e acabei de fazer um exame de sangue nela e teve um resultado de creatinoquinase ck deu 370 estou muito preocupada, pode ser alguma coisa grave, me responda por favor

  78. Leandra Oliveira disse:


    OLá doutora, meu filho hoje está com 2 anos e 7 meses e desde os 9 meses não quis mais saber de frutas e suco de frutas. Gosta de refrigerantes , água e leite.Come super bem aos alimentos em geral.O que eu faço? A pediatra deu até vitamina c pra tomar de vez em quando.Conhece algum caso assim? Como fazer com que ele comece a tomar sucos?

  79. webfilhos disse:


    Ola Fabiana

    O leite os alimenta os bebes até por volta dos 13 meses, sendo assim em crianças acima desta idade ele determina um esforço maior do organismo determinando um maior saciedade, ou seja manter alimentos a base de leite leva a criança a não ter nem vontade de outros alimentos, se sente sempre empachada. Procure dar menos leite, sabe que o danoninho não vale por um bifinho de jeito algum, pode deixar sem leite algum e não se preocupe que as crianças tem reserva suficiente e começa a fazer com que a criança procure outros alimentos.

    Seja firme, nem compre e se precisar negocie com ela, não se deixe dominar.

    Abraços

    Dra Ana lucia

  80. webfilhos disse:


    Ola Lidiane

    Não se preocupe tanto, atualmente muitas pessoas não comem nenhum tipo de carne, e tenho algumas crianças que mesmo em famílias não vegetarianas se tornaram tal com bem pouca idade, e o fato de cheirar tudo, não se preocupe , é uma fase que tende a passar, evite dar atenção a isso, para não despertar a atenção dele e tornar disso uma maneira de chamar sua atenção, procure oferecer frutas e outros alimentos saudáveis, como os legumes e folhas, que certamente compensam a ausências das carnes.

    Abraços

    Dra Ana lucia

  81. webfilhos disse:


    Ola Leandra

    Não fique tão preocupada, a inapetência para alguns alimentos é bem comum na idade dele, o importante é não oferecer os refrigerantes em hipótese alguma e restringir o leite e derivados, e estar todo tempo mostrando a ele que os adultos ( a família) comem frutas e que é tudo muito bom. Pode, se quiser dar a vit C de vez em quando, mas as necessidades diárias de criança correspondem a uma laranja ( ofereça para ele chupar a laranja , nada de suco químicos).

    Abraços

    Dra ana

  82. Fernanda Almeida disse:


    olá

    meu filho tem 3 anos e come pouco somente batata inhame e frutas, insisto para ele comer mais nada, ele chega a ficar com fome mais não come outros alimentos, estou tirando a mamadeira dele mas ele rejeita o copo apenas toma aqueles achocolatados de caixinha ( eu até abro a caixinha e coloco o leite puro e ele toma tudo sem suspeitar da troca) queria um conselho para melhorar sua alimentação e ajuda quanto a mamadeira.

  83. Thanuska disse:


    Ola , meu filho tem 3 anos e nao come nada so bebe leite com toddy noa aceita outra coisa ofereço a ele arroz e feijao ele faz ansia de vomito ele vou bebe super saudavel mamaou no peito ate um ano e meio e comia sopa tomava suco comia frutas e depois que tirei ele do peito ele nao aceitou mais nada to desesperada o que fazer.

  84. maurilia disse:


    olá tudo bem ? quero muito sua ajuda pq meu filho esta abaixo do peso queria muito mesmo q o meu filho chegasse a peso normal ele nao pegou mamadeira queria sua ajuda pow favor ? fik com Deus

  85. webfilhos disse:


    meu filho tem 3 anos e come pouco somente batata inhame e frutas ( pode ate ficar com esses alimentos, mas procure diversificar as frutos), insisto para ele comer mais nada, ele chega a ficar com fome mais não come outros alimentos, estou tirando a mamadeira (tire de vez, sem pena mesmo, procure explicar para ele que o leite é para os bebes e ele já é um menino e ele pode tomar no copo, o que ele quiser, sem forçar) dele mas ele rejeita o copo apenas toma aqueles achocolatados de caixinha , eu até abro a caixinha e coloco o leite puro e ele toma tudo sem suspeitar da troca, (evite os achocolatados e comidas químicas, que alem de não alimentar, so engorda sem dar vitalidade a ele) queria um conselho para melhorar sua alimentação e ajuda quanto a mamadeira. (Crianças nesta idade são sujeitos a fases de inapetancia ( não querer comer quase nada), talvez para chamar a atenção dos pais e principalmente da mãe. Mas não de tanta importância ele já esta grandinho, procure colocá-lo na mesa para refeição com toda família para ele ver a forma correta de se alimentar, mas nada forçado, tudo natural. A criança aprende por imitação e exemplo e daí ela imita muito os pais, daí conclui-se que , ele vendo a familia deve ir se “ animando” a se alimentar melhor, não adiantam as broncas, ela só levam a ficarem cada vez mais indispostos a comer, e procure ter PACIENCIA.)

    Boa sorte, abraços

    Dra ana lucia

  86. webfilhos disse:


    Ola,

    Mas que idade tem seu filho, e qual peso e altura dele e o peso do nascimento, para poder realmente avaliar se esta´abaixo do peso, mas lembre-se que cada criança é diferente, tem seu próprio ritmo, e o que importa realmente, ao meu ver, é a vitalidade, inteligência e esperteza, o peso vem com o tempo, mas me mande os dados e falamos melhor.

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  87. webfilhos disse:


    Ola

    Crianças na idade do seu estão sujeitos a fases de inapetência ( não querer comer quase nada), Mas tenha paciência e procure oferecer a ele pouca quantidade de alimento e mais saudável. Evite os leites e derivados, pois a esta idade a tolerância a este alimento é menor a dá a ele sensação de grande saciedade , daí não querer comer quase nada, procure colocá-lo na mesa com a família reunida nas refeições, a criança procura imitar só adultos em tudo inclusive a maneira de comer, estimule, ofereça frutas e legumes, verduras, monte junto com ele pratos divertidos em forma de carinha, o cabelo é a cenoura ou beterraba, a boca e o tomatinho, olhos são abobrinhas e nariz o milho e pode ir variando junto com ele, a criança reage melhor quando é uma brincadeira e procure colocar pouco no prato para que ele e você tenham a sensação que ele comeu bastante e é uma vitoria para ele atender a mãe.

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  88. Ana Gabriel disse:


    Meu filho tem 8 meses e mede 69cm nao gosta de comer e nem mama biberao devidamente somente leite de peito. o que fazer? Estou muito aflita.

  89. webfilhos disse:


    Ola ana

    Bebes são assim mesmo- trabalhosos, mas vá com calma introduzindo primeiro as frutas ( mais simples banana prata, maçã e pêra) e aos poucos ofereça papinha de legumes ( 1 raiz+1 legume+1folha) SEM TEMPERO NENHUM, e peneirada de inicio ( sem liquidificados, somente peneirada) , eles estranham muito o gosto salgado, pois o leitinho materno é docinho , sendo assim pode deixar com leite materno mais um bom tempo, pode ser exclusivo ate um ano e o tamanho dele não esta ruim, veja bem a altura da criança brasileira com 1 ano é 70cm, o seu já tem 69 e ainda faltam 4 meses para chegar a 1 ano, portanto pode manter o peito e esqueça de vez a mamadeira, ela só atrapalha, e quando começar a comer outros alimentos ofereça leite no copinho de bico sem passar pela mamadeira. No inicio eles podem comer bem pouco ( 3-4 colheres pequenas) mas aos poucos eles percebem que se sentem bem e vão aumentando as quantidades. O certo mesmo nos bebes é começarem com outros alimentos diferente do leite materno quando começam a nascer os dentinhos ( 8 meses), em alguns demoram um tanto por isso após 8-9 meses começamos a oferecer outros alimentos, mas sem um grande compromisso, somente para uma apresentação a eles, por isso fique tranqüila e vá com paciência mostrando a ele outros alimentos. E lembre que sal e açúcar são grandes inimigos, portanto demore muiiito para apresentá-los a ele.

    Abraços e boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  90. Simone.R. Adiers disse:


    Olá, estou passando por um problema com meu bebê de 11 meses e meio, nunca foi de comer bastante, mas sempre aceitou as papinhas, agora já faz em média de um mês que não quer saber da comida, coloca p fora, mas quanto ao peito, mama se der o tempo todo, levei ao pediatra, fiz exames , e deu 10,5 de anemia, está tomando sulfato ferroso, e a comida , mesmo com 3 horas sem mamar, recusa, então um dia come 4 colheres, outro até 6, e outro nada, come danoninho a tarde e um pouco de banana prata, o que eu faco?estou aflita, não voltei a trabalhar e meu dia é só em funcão de meu filhinho, grata.

  91. Beatriz Ribas Miclos Kunrath disse:


    Olá Doutora, meu filho tem 3 anos e 4 meses e não quer comer comida de sal (Almoço). Ele come tudo frutas, sucos, bolos, Bolachas, mas o principal comida ele não quer come. Quando tinha 6 meses até 2 anos ele comia (almoço) agora não quer comer. O que fazer???
    Um abraço!!

  92. webfilhos disse:


    Ola Beatriz

    Na idade de seu filho é comum a fase da Inapetencia ( não querer comer) sendo assim procure não sair da rotina dele, para que o habito não saia da memória dele, procure colocá-lo na mesa para se alimentar junto com a família para ficar mais estimulado, monte junto com ele pratos colorido formando carinhas felizes ou personagens divertidos, e enquanto isso pode mante-lo com frutas, MAS EVITE DE TODO JEITO AS BOLACHAS E BOLOS, para ele não PERCEBER E PASSAR A AFAZER UMA CHANTAGEM, ELAS ATE PODE SER DAS MEDIANTE TROCAS OU COMBINADOS,OK

    ABRAÇSO

    BOA SORTE E TENHA PACIENCIA QUE A FASE PASSA.

    DRA ANA

  93. webfilhos disse:


    OLA Simone

    Fique firme e não se culpe pelas situação, procure colocar novamente a rotina para ele:
    6hs- peito
    8:30- fruta
    11:30- papinha( sem tempero e combinada pelas cores) evite as papas industrializadas e os danoninhos( NÃO VALEM POR UM BIFINHO)
    14HS- FRUTA
    17HS JANTAR- PAPA SEMELHANTE A DO ALMOÇO.

    Ofereça sempre com paciência, com amor e alegria dizendo a ele o tempo todo que é importante comer para ficar forte e bonito como ele já é. Não se culpe NEM EM PENSAMENTO, pelo atraso de retornar ao trabalho, e enquanto ele come as 6 colheres, faça a sonoplastia do NHAM NHAM, QUE DELICIA. E a quantidade NÃO IMPORTA, IMPORTA A QUALIDADE. Procure montar os legumes combinando pelas cores. Essa idade os bebes são econômicos, comem pouco mesmo e crescem mesmo assim, por nossa ( eu e você) conta ao concluir este frasco de sulfato ferroso suspenda , pois em algumas crianças ( não todas, claro) ele pode dar um pouco de gastrite, o suficiente para não a criança querer comer, procure compensar a comidinha ( mesmo pouca), colocando folhas verdes escuras ( ricas em ferro- mostarda, rúcula e agrião, evite o espinafre, ou coloque pouco) e polvilhe por cima da papa já pronta gergelim ( riquísssimo em ferro) e ofereça a ele com freqüência laranja lima ( ajuda a assimilar o ferro do alimento) após o almoço para ele chupar.
    Tudo sempre devagar, pedindo a ele que mastigue bem e com calma e paciência, sem forçar.

    Abraços e boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  94. DAIANA LOUZADA disse:


    Ola, boa tarde meu filho tem seis anos de idade. Ele tem vicio de toda hora pedir leite na mamadeira, eu ja nao sei mais o que fazer, para tirar isso… E ele nao e de comer comida, pois ele tem rejeição, porem ele come outra coisa… me ajudem por favor…..obrigada

  95. webfilhos disse:


    Ola

    Procure conversar com ele sobre o leite ser alimentos dos bebes que ainda não tem dentes, e que menino grandes Não tomam mamadeira, explique a ele com firmeza e convicção, que precisa jogar a mamadeira fora, e o faça na frente dele para ele ter a consciência do fato, pode ser que alguns dias fique sem disposição para comer outros alimentos, claro que crianças fazem uma chantagem principalmente relativo a mãe, mas ofereça o alimento como toda mãe deve fazer nos horários corretos e Não tem mais leite muito menos na mamadeira, não se desespere pelo fato de não comer, o que a mãe deve fazer e´ oferecer frutas e alimentos de valor nutricional, agora o leite na idade dele não alimenta mais so da trabalho ao corpo e dá a ele a sensação de estar sempre empachado não tendo apetite para mais nada, portanto a hora que tirara o leite por completo, ele deve devagar ( após a fase da teimosia) procurara outros alimentos- ofereça mundos e fundos, o que entrar é lucro.

    Abraços

    Dra. Ana

  96. Ana Paula disse:


    Olá, minha filha tem 2 anos e 10 meses, ela não come nadaaa… e sente “nojo” só de olhar para as coisas de comer, não sei mais o que fazer para mudar essa situação, ela esta indo pra creche e passa o dia todo sem comer, pois la eles não dão a mamadeira. Pode me ajudar?!

  97. webfilhos disse:


    Ola Ana

    Realmente nesta idade não é mais para mamadeira, o importante é que ela vivencie momentos de refeição com os adultos e participe de momentos felizes de refeição em família, o sua missão é oferecer a ela alimentos saudáveis de grande valor biológico, o que nesta idade o leite não é mais. Monte pratos contando historinhas, faça da refeição um momento lúdico, com frutas, legumes e tudo mais que a família coma, a fase passa desde que os alimentos continuem a serem apresentados bem como a forma de come-los, não pode sair de campo visual nem cair no esquecimento.

    Tenha paciência e procure dar um tempo para ela amadurecer as idéias alimentares.

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  98. jadina disse:


    ola meu filho tem 4 anos e so quer mamadeira o que eu faço eli fala que a comida tem cheiro ruin voc pode me ajudar

  99. webfilhos disse:


    Olá

    Como foi a introdução dos alimentos mais consistentes ao seu filho, que ocorre por volta dos 6-7 meses, quando começam a nascer os dentinhos?
    O leite é bem mais fácil para criança beber, requer bem menos esforço, por isso eles se acostumam a esta condição de pouco trabalho, e de repente les é colocado um alimento para mastigar, muito mais trabalhoso, e a maioria das crianças coloca mitos impecilhos pra tal pratica, e como são muito espertos, dizem frases de impacto para chocar os adultos- do tipo cheiro ou gosto ruim, e etc, é esperteza pura. E preciso negociar!
    Portanto procure , você , como mãe, retomar o controle da situação, colocando algumas verdades para ele, que de inicio podem doer , mas são verdades absolutas: o lindinho da mamãe já esta grandinho e que meninos grandes não tomam mais mamadeira, que vocês dois vão jogar a mamadeira no lixo, faça isso com ele, sem enganar e compre com copo novo de super herói para beber o leite, que deve ser diminuído urgentemente, procure fazer combinados com ele, nada de chantagem, nem presentes, diga que o leite e para bebes e ele não é mais bebe, e ele pode tomar bem pouco no café da manhã e somente, nada de leite antes de deitar. o leite em crianças acima dos 2 anos tem digestão mais lenta, acabam bom dar a eles sensação de estar estufado, satisfeito, e portanto sem vontade de comer nada.

    Diminuindo o leite ( e seja firme, não ceda) ele terá mais espaço para os outros alimento, portanto procure manter um rotina muito bem estabelecida com horários de refeições, se possível junto à família, onde se estimula a comer com os adultos. Como crianças aprendem muito por imitação, ele se percebe imitando os pais e aos poucos ( aqui sem cobrança) começa a sair do “famigerado” leitinho, procure comer com ele frutas e estimular os legumes, carnes, arroz com feijão, etc, monte com ele pratos coloridos e divertidos fazendo carinhas com a comida, e você confirme com ele que esta tudo muito bom- “nham nham”.

    Boa sorte, com paciência e amor

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  100. laura disse:


    meu filho tem 1 ano e 8 meses pesa cerca de 9,5 e pede para mamar o dia inteiro.Tento dar-lhe outros alimentos
    ele só belisca e só aceita carne,banana as vezes,tomate,laranja,queijo e aquelas besteiras como biscoitos e doces, que acabo oferecendo por que ele vê a irmãzinha comendo e chora para ganhar ,pede bastante água durante o dia, e é isso literalmente.Não come arroz,feijão,legumes ou macarrão,e ainda dorme conosco a noite grudado no peito, mamando. Sei que errei bastante na introdução dos alimentos,pois não tinha horario certo ou as vezes ele dormia na hora do alimento.Enfim, gostaria de saber se ainda posso conseguir ensina-lo a gostar dos alimentos certos e se pode ser a hora de iniciar o desmame. Obrigada.

  101. Janaína disse:


    Meu filho tem 2 meses e 20 dias, desde quando nasceu tivemos problemas com a amamentação, primeiro não tinha leite, depois quando tive ele se recusou a pegar pois ja tomava leite artificial na mamadeira então o leite secou. ele ficou tomando mamadeira até que nas ultimas semanas ele não estava querendo mamar mais, esperava mais de 5 horas pra aceitar a mamadeira e mesmo assim não chorava de fome eu quem dava por minha conta. nos 3 ultimos dias a situação piorou pq ele não aceitava mais o leite, entao liguei pro pediatra dele e ele me orientou a dar leite ninho de caixinha e frutas batidas pq achavamos q ele tinha enjoado do leite em pó, mas meu bebe tb não aceitou. Fiquei desesperada, fui tentando dar de tudo por minha conta, ele bebeu 2 mamadeiras de mucilon e não aceitou mais. dei até suco de laranja e isso ele bebeu. Fui orientada novamente pelo ped. a dar outro leite em po o similac pois tem um gosto diferente. Dei puro ele não quis, so bebeu quando coloquei aveia ainda não tente dar novamente pra ver se ele vai querer pois ainda ta cedo. ele só bebe bem agua e suco de laranja. o pior de tudo isso é que ele não da indício de fome hora nenhuma, não chora, quando passa de 3 horas da ultima vez q bebeu algo eu que fico oferecendo toda hora a mamadeira. to preocupada demais, to com a impressao que ele ta dormindo mto tb me ajuda. Alguem sabe o que pode esta acontecendo ou já passou por isso??

  102. Gisele disse:


    Olá Dra! Estou entrando em desespero! Meu filho tem 1 ano e 7 meses e a um mês não come comida de sal. A unica coisa que come é banana com aveia e mel (única fruta que come), sucos ( todos, nunca dei refrigerantes) e leite. Quando chego com a comida perto dele, ele diz não e se tento colocar na boca dele, ele faz cara feia, ele nem sabe o sabor que tem, e diz que não quer. Ele sempre comeu muito bem, sempre repetia. Já tentei fazer várias comidas, macarrão, arroz puro e nada, ele sempre diz não. E com isso acabo lhe oferecendo outras coisas, o que eu faço.

  103. webfilhos disse:


    Ola melhor levá-lo ao pediatra para examinar, pesar, etc, tem momentos que ao telefone não da clareza suficiente para orientar o caso.

    Boa sorte

  104. webfilhos disse:


    Ola Laura

    O que diz o seu pediatra, pois realmente, o que atualmente ocorre, somente é resultado desta sucessão de equívocos no amadurecimento afetivo do seu filho. Como achei a situação bastante complexa sugiro que procure conversar melhor com seu pediatra.

    Abraços e boa sorte

  105. webfilhos disse:


    Ola Gisele, mas o que realmente aconteceu? Não entendi bem, se ele comia bem, o que acontece agora que não quer mais nada? Algo emocional aconteceu na familia ou com ele? Ele passa o dia todo sem comer?

    Abraços

  106. giseli disse:


    Olá, estou desesperada, meu bebê de 8 meses não quer comer só quer mamar. na verdade ele nunca foi de comer muito…quando Recem nascido nâo pegou peito de jeito nenhum, tentei de tudo e o médico me orientou a dar formula infantil…ele nunca mamou muito, tive que trocar de leite várias vezes pois ele enjoava e não queria mamar, se deixasse ele ficava mais de 5 horas sem mamar e quando mamava só tomava metade da quantidade que estava acostumado, nunca ganhou muito peso, o médico pediu pra iniciar papinha de frutas aos 4 meses e meio, meu bebê aceitou bem , mas aos 6 meses não quiz mais comer, justamente quando iniciei a comidinha salgada e até hoje não quer comer…quando comecei a dar comida salgada ele comia só um pouquinho com muitooooo custo, 2 horas depois eu dava mamadeira e ele tomava tudo, como se estivesse com fome.O médico me orientou a oferecer a comida várias vezes até ele comer tudo e não dar a mamadeira…estou fazendo isso há 2 semanas e nada…ele não quer comer de jeito nenhum, fica com fome…hoje ele não quiz comer a papinha de fruta, não quiz almoçar e muito menos jantar…em vez de melhorar está piorando..ele come cada vez menos….não sei mais o que fazer, já fiz tudo que é tipo de comida, com sal, sem sal, temperada e não temperada, passada na peneira, amaçada no garfo e nada adianta….socorrooooooooo. o que devo fazer…ele chora muito, mas não come.

  107. webfilhos disse:


    Ola Gisele

    Primeiramente procure ter calma e muiiita paciência, cada criança é um ser único com suas características próprias tendências, o seu bebe deve ser bem econômico, ou seja não precisa comer muito para se manter, desta forma você tem que observá-lo bem para poder respeitar sua rotina. E do jeito que está temo sque voltar um pouco par atrás na introdução dos alimentos, minha sugestão é:

    - mamar somente 60-100ml por vez e no máximo 3xdia ( MANHÃ, tarde e noite), evite leite ninho ou outras formulas lacteas infantis e não use nenhuma farinha para engrossar ( muscilon, arrozina, farinha láctea, sustagem kids), pois são de digestão difícil e o bebe não tem fome por muitas horas, pode dra leite tipo B ( Paulista) fervido por 5 minutos.
    8:30- frutas cozidas ( maça ou pêra ou banana prata) e ofereça 1 por vez e a quantidade que ele aceitar não precisa forçar é so para ir se acostumando
    11:- almoço- SEM TEMPERO ALGUM, MUITO MENOS SAL, NADA, NADA SOMENTE O GOSTINHO PRóPRIO DOS LEGUMES- COLOQUE PARA COZINAHR CERCA DE 40 MINUTOS- 1 RAIZ ( CENOURA, MANDIOQUINAH, BETERRABA, CARA , INHAME)+ 1 (LEGUME VAGEM, ABOBRINHA, XUXU, ABOBORA, BROTO DE FEIJÃO)+ 1 FOLHA( ALFACE, ACELGA, FOLHS DE BETERRABA, F DE CENOURA, ESCAROLA, AGRIÃO) APÓS O COZIMENTOS PASSE TUDO NUMA PENEIAR DE PLASTICO JUNTO QUE A AGUA QUE RESTOU DO COZIMENTO.
    Prepare pouco e coloque pouco no prato, para não criar ansiedade em você nem nele, se comer tudo não precisa fazer muita festa, somente lhe de os parabéns que esta feliz por ele estar bem alimentado para crescer bonito e saudável e ele come somente o que quer, as quantidades vão aumentando progressivamente tanto de frutas como da papinha.

    E tudo , mas tudo mesmo com muita paciência e sempre o estimulando e com palavras de estimulo e palavras positivas ( vamos melhorar, estamos caminhando)

    Abraços, boa sorte

    Dra ana

  108. Joice disse:


    Bom dia… Tenho uma bebê de 11 meses,ela só mama o leite materno, tenho tentado outros leites para complementar mas ela não aceita nada, come bem no almoço e nó jantar, mas frutas só aceita melão e banana porque pode comer sozinha, não aceita nada que eu prepare e que dou em uma colher quer ser independente. Ela está pesando 8290 kg e este peso me preocupa muito pq está abaixo de outras crianças da idade dela.. Se puder me ajudar, me dê alguma dica para melhorar a alimentação dela…

  109. Gabi disse:


    Ola, estou super desesperada e cansada. Ha dias que nao durmo.

    Minha bebe com seis meses começou a comer papinhas e frutinhas, com 7 meses ja fazia o lancha da manha e da tarde e almoçava e jantava, e mamava muito bem. Quando completou oito meses (ha tres semanas atras) ela passou a rejeitar tudo, so quer peito. Nem agua. Fiquei preocupada, e quando chegamos na medica semana passada ela so tinha engrdado 200g em 1 mes. E agora ela mudou, parece que nem o leite do peito esta satisfazendo, ela esta mamando de 20 em 20 minutos e esta acordando varias vezes de madrugada (desde os 2 meses de vida que ela dormia a noite toda, ou ate 9hs seguidas). Nao sei mais o que fazer, estou exausta, fraca, estressada, emagrecendo rapido. O que faço? Nao quero que minha filha nao engorde.
    Desde ja agradeço!

  110. webfilhos disse:


    OLá Gabi

    Aos 8 meses é possivel que o bebê realmente enjoe da comidinha, mas o IMPORTANTE É NÃO PERDER A ROTINA MANTENHA TODOS SO HORARIOS, ASSIM PODE ATE ANTECIPAR OS HORARIOS OU MOSTRAR A ELE QUE A PAPA E AS FRUTAS ESTÃO PRONTAS, ASSSIM ELE TERÁ CERTEZA QUE PODE CONFIAR EM VOCE E QUE NÃO PASSARÁ FOME, E PROCURE DISTRAI-LO QUANDO QUISER MAMAR EM PEQUENOS INTERVALOS, OFEREÇA AGUA E DIGA A ELE QUE A COMIDINHA ESTA PRONTA , MAS TEM SO QUE ESPERAR UM POUQUINHO, ASSIM VOCE VAI ACERTANDO NOVAMNETE A ROTINA E PRINCIPALMENTE OS HORARIAOS E QUANDO O DIA FICAR BEM CERTINHO A NOITE SERÁ OTIMA; PROCURE NÃO SE PREOCUPAR COJ QUANTIDADE QUE COME, NEM O PESO QUE GANHA ( OS BEBES NÃO PODEM PERDER PESO, MAS ATE PODEM GANHAR POUCO DE UM MÊS A OUTRO, PORTANTO SE TRANQUILISE E AO DAR A COMIDINHA E AS FRUTAS A ELE , DÊ COM ALEGRIA E PALAVRAS POSITIVAS DO TIPO- “ HUM! QUE COMIDINHA GOSTOSA, QUE FRUTA DELICIOSA, PODE FAZER ATE A SONOPLASTIA HUM, HUM, PARA FAZER O NENE DA MAMÃE CRESCER BONITO E SAUDÁVEL. MANTENHA O LEITE MATERNO SOMENTE NOS HORARIOS QUE ERA ANTES- MANHA. TARDE E NOITE E OS HORARAIOS DAS PAPINHADAS DEVEM SER RESPEITADÍSSSIMOS, POIS OS BEBES TODO TEMPOI FICA COM SENSAÇÃO QUE VÃO PASSAR FOME, E ELE JÁ TEM CERTEZA QUE O LEITINHO O ALIMENTA , AGORA ELE PRECISA RECONHECER NAS FRUTAS E NA COMIDA ISSO TAMBÉM, PORTANTO É UM TANTO DE TRABALHO EMOCIONAL SEU E DELE E NOS INTEVALOS OFEREÇA AGUA AS COLHERADAS SEM MAMADEIRA. E A COMIDINHA PODE COMEÇAR A FAZER UM REFOGADINHO COM AZEITE ( 1 COLHER DE SOPA, PEDACINHOS DE ALHO E DE CEBOLA), MAS NÃO COLOQUE NUNCA O SAL ESTE SOMENETE APÓS 15 MESES.

    Abraços e boa sorte e procure ter muiiita paciência

    Dra Ana

  111. Joice disse:


    Dr Ana…

    Aguardo resposta a minha dúvida? Desde já agradeço…

  112. cristina paixao disse:


    olá,tenho um filho de 5 anos que nao gosta de comer,ele toma um copo de nescau pela manha antes de ir a escola,lancha pouco no recreio e no almoço e jantar so come feijao com arroz e mesmo assim naquele dilema “reclamao”rs para variar ele pede miojo.Ele deixou de comer algumas coisas q antes gostava como:salsicha,nogguets,bifinho carne,hj ele nao come nada de carne,nem de frango nem peixe …nada!por favor me ajude,pois ele esta visivelmente muito magrinho e agora anda reclamando de dores nas costas,cabeça e joelhos,tenho medo de ter relaçao.Ja marquei consulta com pediatra.
    obrigado e no aguardo!

  113. ana disse:


    tenho um filho d 2anos e 10meses,antes ele comia feijao,arroz,carne,tudo….muito bom mesmo pra comer+agora nao qr comer nada,so leite,suco,danone,ele coloca a comida na boca +n consegue ingoli d jeito nenhum,fica na boca e ele cospe….queria saber s isso pode ser verme?mim ajudem por favor

  114. eliana disse:


    Bom dia Dra. Ana, meu filho estava com 2 anos e 3 meses quando começou as ansias de vomito por ver comida, o pediatra pediu tres amostras de exames para saber se eram vermes e não eram, como ele estava com um pouco de amenia, ele disse que poderia ser por isso, mas depois passou, só que agora, ele esta com 2 anos e 7 meses, e desde que ele começou a ir na creche que foi no começo do mes de fevereiro, começou de novo essas ansias, e agora esta mais forte, pois está na creche e em casa também, não pode ver a comida, e principalmente quando tem feijão, ele não quer comer, ai quando come acaba comendo somente a mistura, e muitas vezes quando ve a mamadeira ou o prato ja aconteceu dele vomitar mesmo. A única coisa que ele não rejeita é o peito, pois ele sempre pede. Continuo dando as vitaminas que o pediatra passou que é o ferripolimaltose e a vitamina c. Eu tinha pedido um remedio para vermes, mesmo que os exames deram negativos, mas ainda não dei, a dra. acha que eu devo dar mesmo assim ou devo ja leva-lo ao pediatra, antes da consulta de rotina que sera em abril. Aguardo retorno. Obrigado.

  115. webfilhos disse:


    Ola

    Não se impressione com o tipo físico , pois crianças aos 5 anos devem ser magras mesmo, para terem agilidade física para correr,andar de bicicleta,subir em muros ou ate em arvores, a infância é assim mesmo.

    Evite comprar e não deixe visível os alimentos do tipo miojo, salchicha, nuggets. E administre com cautela o nescau, e qualquer outro leite, pois nesta idade o leite causa muito trabalho metabólico ,enche demais a barriga e da a sensação de que não cabe mais nada, melhor que não tomasse. As refeições devem se com horário certo, se possível em família, sem correria, não se preocupe com carne ou frango, ofereça frutas variadas e de a ele a possibilidade de ver a família se alimentando para ele poder imitar.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana

  116. webfilhos disse:


    Ola

    Não me parece vermes, mas a certeza so pode ser através de exames que não custam nada fazer em 3 amostras. Mas naão se aflija na idade é comum uma fase de inapetência, mas procure mantaer sempre a rotina alimentar com horários estabelecidos e proporcione a ele a refeição em familia, onde ele se senta com todos para comer, e lúdico e pedagógico, ele ve os adultos comendo e que imitar.

    Boa sorte,

    Abraços

    Dra Ana

  117. webfilhos disse:


    OLA

    A consulta ao pediatra preriodicamente e importante para o acompanhamento passo a passo do desenvolvimento da criança, não somente fisico mas principalmente emocional, que parece que a entrada na escolinha pode te-lo desiquilibrado, desta maneira faça um novo exame de fezes mais em 3 amostras que é mais abrangente, a quanto a alimentação, procure diversificar com frutas e legumes e por ora tire o feijão que acaba causando nele uma indisposição que pode ser temporária no momento mas não queremos que se torne permanente devido a insistência. E quanto ao leite e materno, sem duvida ele se sente melhor, pois além de facil e prazeroso para ele a digestão é mais simples que qualquer outra comida, mas faça com ele ”combinados” de quando será o mama.

    Boa sorte,abarços

    Dra Ana

  118. Joice disse:


    Bom dia… Tenho uma bebê de 11 meses,ela só mama o leite materno, tenho tentado outros leites para complementar mas ela não aceita nada, come bem no almoço e nó jantar, mas frutas só aceita melão e banana porque pode comer sozinha, não aceita nada que eu prepare e que dou em uma colher quer ser independente. Ela está pesando 8290 kg e este peso me preocupa muito pq está abaixo de outras crianças da idade dela.. Se puder me ajudar, me dê alguma dica para melhorar a alimentação dela…

  119. eliana disse:


    Obrigado dra., pela sua orientação e que Deus te abençoe.

  120. eliana disse:


    Obrigado dra., pela sua orientação.

  121. Waleska disse:


    Olá,boa tarde..
    Meu nome e waleska,tenho uma filha com 4 anos,pesa 15 kg,mais simplesmente ela não come nada,agora na escola,fico super preocupada pq ela não quer saber de almoçar nada,vai de barriga vazia,eu estou desesperada,ela não quer arroz feijão comida nenhuma,o que eu faço por favor,é caso de psicólogo,algum especialista,obrigada,se puder me ajudar me mande por e-mail,

  122. webfilhos disse:


    Ola Valeska

    Primeiro NÃO se impressione com o peso pois ao 4-5 anos as crianças devem ser magras mesmo, pois após os 8-9 anos entram na pré-puberdade e ai sim ganham corpo e peso, mas no momento o que precisa , É manter a rotina alimentar de lugar e horário de alimentação, sem forçar, mas que ela possa fazer as refeições junto aos demais membros da família, para poder imitar como é prazeiroso fazer uma refeição, ai sim ela pode ir criando o habito e sentindo o prazer em se alimentar, procure montar com ela um prato bem colorido e formando carinha ou personagens, com arroz sendo a barba, feijão o cabelo, tomate os olhos e milho verde o nariz e a boca e vá variando e se divertindo com ela, pois a criança reage muito mais ao lúdico.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  123. Waleska disse:


    Brigada doutora,abraços

  124. eliana disse:


    Oi Dra., boa noite, semana passada, meu filho não estava bem na creche, por ter começado a frequentar faz pouco tempo, e fui chamada na sala da coordenadora, pois ela me intimou para eu tirar o peito dele, pois isso estava o prejudicando, eu achei estranho, porque nunca me aconteceu isso antes, porque o meu filho mais velho ficou na escolinha durante o dia todo até seis anos, e parou de mamar no peito aos quatro anos, e nunca ninguem me chamou pra isso, agora este meu filho mais novo tem dois anos e sete meses e agora que ele esta começando a se adaptar, a senhora concorda com o que ela disse? Pois eu achei um absurdo.

  125. webfilhos disse:


    Ola

    O que deferência uma atitude de outra é o próprio perfil da criança, não conheço seu filho, mas por esta atitude da coordenadora, pode ser que ela ao observar seu filho, avaliou que a dependência afetiva de você pode estar além do espero para idade, claro que instinto de mãe não se engana, portanto converse melhor com a ccordenadora e a questione por que uma atitude tão radical, emque ela se baseou para lhe propor isso, nem precisa comparar um filho com outro até porque são pessoas diferentes e situações diferentes e feito toda esta investigação, ai simvoce mãe poderádecidir quanto ao aleitamento do seu filho, sem culpa, sem consciência pesada.

    Boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  126. monica disse:


    me ajude minha filha tem 1 ano e 11meses,e so que comer besteira,arroz,feijao,verdura nem pensa fruta entao nem se fala nao come nem uma. Nao sei oque fazer.anoite ela mama o tempo todo.nao toma mamadeira.oque eu faço.

  127. webfilhos disse:


    Sempre foi assim? Ou começou agora.

    Existe uma fase de inapetência ( não comer quase nada) em alguma crianças, mas senão come o que é oferecido também não deve comer as guloseimas, e fique tranqüila que só morre de fome quem não tem comida, quem tem mesa farta e fruteira cheia , nem tem direito a não querer comer, portanto, coloque uma rotina alimentar novamente na vida dela, com toadas as refeições certinhas, sem atrasos e sem dar guloseimas no lugar, e procure promiover refeições em família, pois os adultos devem dar o exemplo a criança de comer frutas, saladas e arroz com feijão, e se quiser tornar a refeição mais lúdica, faça carinhas com a comida- o cabelo é o feijão e a barba, os olhinhos são so tomatinho se a boca e o nariz pode ser o milho , não esqueça do bigode ser uma folha de verdura, desta forma e criança aprende com mais facilidade, na brincadeira, e procure nunca substituir o alimento por nada, muito menos as guloseimas Ah ! e suspenda totalmente o leite, é de difícil digestão, e a criança fica empachada sem fome por muito tempo, portanto não de um momento algum, ai sim ela tera´a chance de sentir fome e la esta a comida pronta, maravilhosa para lhe atender, em pouco tempo ela deve perceber isso.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  128. monica disse:


    obrigada,pela resposta.mas ficou uma duvida tenho que tirar o peito,deija de da mama pra ela.vomos viaja de aviao mes que vem tenho que ter algum cuidado com ela dentro do avião.pra nao anjoà.

  129. Janaína disse:


    Olá dra Ana
    Meu filho, Lucas, tem 3 meses e 18 dias, 2ª feira de madrugada na hora da mamadeira vomitou e apartir dai não mamou mais direito. Desde 4ª feira, quando começou a se alimentar novamente com leite, pois antes só estava aceitando agua e soro, passou a mamar apenas tres vezes ao dia dando intervalos de 6 a 7 horas entre as mamadeiras. Assim q o problema começou avisei ao pediatra dele e foi ele quem orientou a dar soro e bastante agua, ontem levei meu filho pra ele ver e foi passado um medicamento para o estomago, o Domperix, pq ele acha q é problema na digestão, uma vez que o Lucas não aceitava se alimentar com nenhuma marca de leite diferente e não chorava de fome. Parece que o remédio ta fazendo efeito, pois ontem já mamou 4 vezes no dia e acordou nessa madrugada querendo mamar.
    Gostaria que vc me tirasse uma duvida, será que meu filho pode estar com intolerancia a lactose?
    isso que aconteceu tambem aconteceu mes passado, começa sempre com vomitos no primeiro dia e depois a rejeição do leite, e com o passar dos dias tomando remedio pra digestão vai melhorando. Me ajuda. Obrigada

  130. Janaína disse:


    e esqueci de dizer, no mês passado ele teve diarréia, desta vez não. o intestino dele funciona todo dia e as vezes as fezes costuma ser de 2 cores (amarelo mais escuro e amarelinho mais claro)mas com consistencia normal, mesmo ele só mamando. esta semana com todo esse problema quinta ele não vez e sexta vez bastante e com uma cor diferente, bem mais escura.

  131. Roque disse:


    Olá Dra, Boa noite estou muito preocupado com meu filho 1 ano e 9 meses, deixa eu te explicar a minha situaçao o caetano esta com anemia e infecçao urinaria e ele esta rejeitando todo o tipo de alimento o que eu faço ele nao come absolutamente nada me ajude porfavor.

  132. webfilhos disse:


    A intolerância à lactose só é possível ter certerza através de exame que seu pediatra pode pedir. Mas evite ficar mudando de leite pois o corpo do bebê tem dificuldades de se adaptar a cada troca, cuidado, bebês nâo sâo para fazer experiencias. Boa sorte tenha calma e paciência.

  133. webfilhos disse:


    Ola SR. Roque

    A criança, diferente do adulto, procura seguir muito bem os instintos de preservação do organismo, sendo assim quando algo não esta bem com o corpinho ,a primeira atitudo é voltar toda energia para aquela situação, senso assim no caso do seu filho que esta com anemia (esta provavelmente passageira), agora a infecção urinária, deve ser tratada o mais breve possível, creio que seu pediatra já lhe avisou, que a criança com IU, tem o apetite comprometido, pois ou o organismo se volta para resolver a infecção ou para digestão do alimento, no caso de infecções de qualquer natureza, geralmente o organismo infantil procura dar a atenção a defende-lo da infecção portanto, procure tratar a infecção e manter a oferta de agua com frequência, lembre-se que uma infecção urinária pode ter vindo até por pouca oferta de agua ( agua mesmo e não outros líquidos como leite ou sucos) e alimentos leves, ofereça pequenas porções de alimentos mais frequente, ou seja ofereça algo a cada 3 horas e assim procure dar sustentação enquanto o organismo dele de defende da infecção, e depois dessa etapa resolvida procure corrigir a anemia com alimentos como laranja, folhas verdes escuras, feijão e carnes variadas, mas enquanto a infecção esta’presente é difícil regular a alimentação, mantenha so a sustentação dele, como já comentei.

    Boa sorte

    Dra Ana Lucia

  134. daiane barros disse:


    oiee dra ana olha meu filho não come nada ele nao gosta de bolacha nem de pão tento da caldo de feijão só coloca na poca joga…. as vezes do aroiz e feijao mais ele nao ingole…sera ki ele esta com pobrema…

  135. Mara Leal disse:


    Olá Dra Ana,Boa tarde, tenho um filho de 2 anos e 10 meses e ele NUCA aceita comida. desde que nasceu foi uma dificuldade mto grande pra ele se alimentar. sempre aparentou não ter fome, disposição para alimentação,uma resistência mto grande a experimentar qualquer coisa. hoje ele só come frutas, mamadeira só toma dormindo e come pão, bolachas, macarrão só na água e sal (e mto pouco) milho cozido e ovo mexido. é mto difícil. já fiz alguns exames de intolerância e de doença seliaca e não deu nada. fez recente uma cirurgia cardíaca de coarctação de aorta mas mesmo assim como mto mau… não sei mais o que fazer…me dá um caminho…se alimenta mto mau. é angustiante.
    Muito Obrigada

  136. FABIANA disse:


    Boa tarde, meu filho de 6 anos nao esta querendo tomar o cafe da manhã antes de ir a escola, as vezes ele aceita uma bolachinha, mando um lanchinho c/ suco p/ comer na hora do recreio na escola mas nem sempre ele come…apenas toma o suco e fica até o almoço sem alimentação, fico preocupagada pq pode prejudicar nos seus estudos e começar a dar dor de cabeça por falta de alimentação, o que faço?
    Muito obrigada!

  137. webfilhos disse:


    Ola

    SE tem algum problema, so o seu pediatra poderia esclarecer através de exames, fez algum?

    Agora alimentar-se é um habito que deve ser estimulado desde pequeno, sendo assim procure criar uma rotina alimentar com três a quatro refeicoes por dia, sem forçar nunca e proponho a ele que lhe auxilie a preparar a comida da família e que coma com a família toda apesar de ser trabalhoso é bastante lúdico, pois a criança que imitar o adulto em tudo inclusive no se alimentar.

    Tenha paciência , sem se desesperar e consulte seu pediatra sobre a possibilidade de fazer uma investigação mis detalhada.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana

  138. webfilhos disse:


    Ola

    Realmente existem crianças e futuros adultos com pouca disposição ao alimento, mas é o alimento que nos dá disposição, por isso ele deve ir ganhando conhecimento e amadurecendo este setor , enquanto isso não force nunca a alimentação , evitando gerar os reais transtornos alimentares, e por ora fique com os alimentos que ele gosta e principalmente as frutas ( grande fonte de vitaminas e minerais) e procure variar dentro desse universo por ele conhece, e mantenha uma rotinha com horarios e forma de alimentação evite trocas, comer na frente da TV e sim junto com a família, mesmo que seja trabalhoso, e procure prepara a comida ou pelo menos montar o pratinho dele com ele podendo escolher e montar, aprender a comer pode ser lúdica em forma de uma brincadeira.

    Boa sorte

    Dra Ana

  139. webfilhos disse:


    Ola

    Na escola tem hora do lanche? Se tem pelas 9 da manha não se preocupe se sair se comer, ofereça , claro! todos os dias, mas não é raro crianças não terem muito apetite pela manhã. Devemos sempre oferecer e enviar a escola lanche reforçado com frutas( sempre) um pãozinho com queijo e um suco ,evite leite pois nesta idade o leite tem digestão difícil, o que pode colaborar com a falta de disposição a comer pela manhã.

    Abraços

    Dra Ana

  140. danielle disse:


    Ola dra,

    me ajude a largar a NESTLE

    Sigo com muitas dúvidas sobre alimentação do meu filho de 1 ano e 10 meses, ele é saudável, amado, acarinhado e tenho muita paciÊncia, segue o caminho que levei.
    Pedro tem hora pra tudo desde sempre! rotina certinha, mamou leite apenas até 6 meses, mas foi nan e aptamil por nao ter leite suficiente! mas após 6 meses percebi dificuldade de dar-lhe água.após isso iniciei o processo de sopinhas e papinhas, sempre feitas na hora por mim e com muito amor. batata, cenoura, músculo e espinafre…sempre legumes, verde e uma carne! e de sobremesa dava da nestlé…pois nunca consegui o suco de laranja lima ou água ou água de coco. ou seja frutas foram dificeis demais! tudo o que exigia uma mastigação ele recusava…aí iniciou meu problema..pois ele mamava leite e mucilon as 7, depois as 10 adês , 12 almoço( papinhas) mais sobremesa, depois as 4 mama novamente , as 7 jantas papainha e as 10 mama mucilon e cama! e assim ele ganhou peso e seguiu bem. quando tentei dar arroz, feijao, lentilha, cortar carninhas ou dar para ele chupar…recusava e fazia vómito, bem como os caroços do feijao e lentilha!
    iniciou mais um tormento…comprei um pote da nestlé desses com pedaços cortados de comida e ele aceitou, mas eu percebi que nao mastigava! meio que engolia…e hj é isso! consegui avançar na água de coco, naos sabores de Ades. mas só! se dou feijao batidinho ele come tudo..se dou com casca…já era! se faço macarrao de letrinhas ele nao come, mas se dou espaguete da nestlé ele come! as vezes me parece que ele gosta de comida bem molhada! mas queria dar frutas e sucos naturais e fazer o papa dele.
    ps quase todos os dentes!
    agora ele ta enjoando do mucilon…e me peguei cm medo. pois vitamina ele mama ou nao.
    O que fazer para dar comida normal pro meu filho, e suco, frutas?
    se ele se recusar a mamar, nao dou? fico pensando se é muito tempo sem comer? das 10 até de manhã? ou se insisto sempre? ofereço
    Ele está muito bem pelas curvas que o Pedi dele mostra, um gráfico.
    altura, peso, cefálico…tudo…só é preguiçoso pra falar!
    muito obrigada atenção!

  141. webfilhos disse:


    Olá Danielle

    Realmente você mesma se colocou sob o domínio deste tipo de alimento, nem deveria ter iniciado, mas agora, que já se conscientizou da necessidade de mudança, vamos a luta e com firmeza, não desanime á primeira dificuldade. Veja bem as crianças são seres que gostam de ter rotina, e você colocou um tipo de rotina e agora precisa mudar, é certo que seu filho irá estranhar e com os recursos dele mesmo tentar lutar para que a rotina que ele se acostumou seja mantida, mas com AMOR e PACIENCIA tudo se alcança.

    Procure colocar manter sua rotina, como você mesma disse ter, mas colocando a criança na rotina alimentar da família, é trabalhoso, mas vale a pena, o coloque na mesa com a família vendo os adultos se alimentarem em todas as refeições, e a cada garfada sua de alguma comida que ele ainda não se acostumou, mostre a ele como é gostoso, fazendo até a sonoplastia, di tipo um que feijão gostoso nham nham, você quer um pouquinho da comida da mamãe? E assim vamos indo, sem forçar, mas sem dar a outra também, com paciencai e amor.

    Boa sorte,

    Dra Ana

  142. danielle disse:


    muito obrigada Dr Ana. vou tentar com paciencia e amor…
    bj
    Danielle

  143. Saádia disse:


    Olá Dr.

    Minha filha, tem dois meses, e nunca mamou, fiz de tudo pra ela pegar o peito, mais ela não quis, então tive que dar o leite nan, e ela comia legal, so que depois que ela completou 2 meses, ela não quer comer, por muito insistir, ela come um pouquinho nunca ultrapassa os 60 ml, ás vezes ela chega a ficar de 5 a 6 horas sem comer, estou muito preucupada, pois tenho notado que ela não tem ganhado peso, já levei ao pediatra mais não resolveu nada, por favor me ajude, poi não sei mais o que dar a ela, pra faze-la comer. obrigado.

  144. webfilhos disse:


    Olá

    Fiquei confusa, seu bebe tem 2 meses de vida? E bebe dessa idade não comem realmente, então explique melhor oque acontece. Quando você diz comer quer dizer Mamar? Ai sim, após os esclarecimento, posso orientar alguma coisa.

    Abraços

    Dra Ana

  145. Cintia disse:


    Olá, tenho uma filha de dois anos e três meses e ela come muito bem na escolinha e na casa da avó, mas aqui em casa – comigo e com meu marido – ela se nega a almoçar e jantar. Já tentei deixar ela sem comer para ver se ficava com fome e também já tentei deixar ela na mesa até comer, mas não deu certo. O que devo fazer? Onde estou errando? Obrigada
    Cintia

  146. Juliane disse:


    Ola, meu filho tem 9 meses e faz dois meses que ele não quer comer comida de sal, mas vinha se alimentando do leite materno, frutas e suco e a mais ou menos um mes nem isso quer mais. A unica fruta que come é melancia e só bebe agua. Utilizei de diversas estratégias mas sem resultados, fico uma hora pra faze-lo comer 2 colheres e á 4 meses mantem o peso de 8kg e o crescimento também estabilizou, a pediatra receitou um estimulador de apetite ja faz uma semana que esta tomando mas não vi resultado. Eu e meu marido estamos preocupados.O que pode ser feito para estimula-lo a comer novamente? Obrigada

  147. Robson Ramos disse:


    Olá,meu filho tem 6 anos e na hora do almoço ele se engasgou com um pedaço de carne,isso foi em uma terça-feira,depois se alimentou normal até sabado,mas depois ele não quis mais comer,tento não forçar,tento explicar para ele que isso não vai mais acontecer,mas mesmo assim ele não esta comendo nada,só sucos e leite,não sei nem a qual especialista recorrer,o que devo fazer.Obrigado.

  148. webfilhos disse:


    Olá Robson

    Por incrível que pareça estes acontecimentos estão se tornando cada vez mais freqüentes,pois este mês é a terceira criança que este fato acorre. Vou lhe explicar, o que penso que pode estar acontecendo para que outros pais possam ter conhecimento também.

    Fazendo um “ vale a pena ver do novo” no histórico alimentar de um ser humano, teoricamente ele deve primeiro mamar no peito materno, para exercitar e ganhar força e habilidades na musculatura oral, que o auxiliará durante toda vida a saber lidar com o conteúdo de alimento no interior da boca, tendo cada vez mais destreza para mastigar, ao ganhar dentinhos, sabendo produzir e engolir pedaços adequados do alimento evitando o engasgo, mas no momento que os bebes são privados do aleitamento materno e lhes é apresentado uma mamadeira, todo esta possibilidade fica cada vez mais deficiente, agravando-se assim com a oferta de alimentos cada vez mais moles, poucas frutas e quase nada de alimentos com consistência mais dura, justamente com as carnes, assim quando estão maiorzinhos e com as regras alimentares que a sociedade impõe, são levados a ter que dar conta de um pedaço de carne sem, no entanto, ter desenvolvido habilidade conquistada para isso.

    Desta forma, tenha paciência, vá conversando com ele a cada refeição, sem mais tocar naquele assunto, só dizendo como é “legal” refeição em família, onde todos ganham e se divertem, procure colocá-lo para comer junto a vocês ( comer com a família , mesmo), para que se sinta mais seguro, pois se acontecer algo, os pais estão ai para auxiliá-lo, mas isto não deve ser comentado com ele, mas que não fique “com o pé atrás” e a refeição em família deve ser tranquila sem correrias, mastigando devagar, inclusive os adultos devem fazer o mesmo para dar o exemplo a ele, e que a refeição é um momento de aprendizado, de prazer e amizade.

    E na sequencia, procure um dentista ( orto) para avaliar a posição dos dentes, mordida dele e como está o arco dos dentes, pois tem crianças com a mordida tão estreita, que não conseguem, nem que queiram mastigar corretamente, pois a mordida esta alterada ( cruzada) e alimentos como a carne, são difíceis de serem mastigados, pode ser que na sequência do dentista, talvez seja ate necessário um trabalho com fonoaudióloga para fortalecer a musculatura oral, e ensiná-lo a mastigar, e tudo isto se previne com a amamentação materna. Mas tudo isto já passou, temos agora que recuperar o máximo possível da mastigação para evitar quadros assim, e por enquanto paciência e compreenção, e se nada disso funcionar talvez até o trabalho com uma psicóloga seja necessário, para que ele supere o trauma.

    Boa sorte, lembre-se que o amor consegue tudo superar.

    Dra Ana Lúcia

  149. myrna disse:


    Tenho um filho de 13 anos e ele tem uma dificuldade enorme de se alimentar! Mamou até 1 ano e 3 meses, porém desde os 5/6 meses eu introduzir outros alimentos como: comidinhas de sal, sopinhas, frutas, sucos, chás, água de coco, enfim, além da mama, ele também comia. Depois que ele não quis mais o peito, notei também, que ele rejeitou a comida de sal e os outros alimentos. De lá pra cá tem sido um verdadeiro stress, pois a quantidade de alimento que ele come é mínima para a idade e isso me preocupa. Levo sempre aos médicos, faço exames e não dá nada!Ele não come o caroço do feijão, tem que ser o caldo; não gosta de arroz, de vez em quando come um pouquinho; não gosta de nada cozido; carne, só bife, carne de sol, linguiça, depende;ovo, só frito; pão, só de milho; come milho cozido; farofa, depende de quê; suco, ele até gosta, mas não larga o refrigerante. Atualmente tem comido no almoço só bife com milho verde e toma o caldo de feijão.Já de lanhe, ele gosta de leite co nescau, bolachas ( de sal e algumas de recheio), torrada,pão de queijo e as vezes, cuscuz.O problema é a quantidade levada para o estõmago, muito pouco! Na altura, os médicos dizem que ele está normal. Ele é muito comprido, mas o peso não acompanha a idade. Por favor me dê uma orientação.

  150. myrna disse:


    Esqueci de um detalhe, ele é muito imperativo, tem muita energia, comunicativo e sociável. As vezes não tem muita paciência, mas é muito carinhoso.Gostaria de saber o que devo fazer, quais as medidas que devo tomar! Preciso de ajuda, ele é minha vida!

  151. webfilhos disse:


    Olá Myrna

    Primeiramente gostaria de te tranquilizar que na idade que esta seu filho, a memoria alimentar já foi construída e o metabolismo estimulado, portanto ele consegue repor e manter as energias com bem pouco alimento, assim procure não mostrar a ele que esta preocupada e muito menos na frende dele, procure explicar os benefícios da alimentação para se ter saúde durante toda a vida, ele não tem mais idade para ser convencido a comer, a idade dele é para ter CONSCIENCIA que a saúde depende também disso portanto organize refeições em família e em outras com os amigos dele, para que ele perceba que tudo isto pode ser muito legal e alegre, alimentação em família é sempre uma festa. Mas não deve expor seu filho, muito menos fazer comentários sobre esta situação a pessoas fora do seu núcleo familiar ( você, o pai , e ele), nem faça comentários a esse respeito com os amigos dele, isto pode deixa-lo constrangido, ele é que deve ir percebendo sozinho e amadurecendo. Procure conhecer seu filho, ser amiga dele, procure ser amiga dele, e busque se for preciso uma ajuda de profissional com psicóloga, pois muitas vezes adolescentes se comportam assim para que de alguma forma chame a atenção da própria mãe ou até dos pais, mas sem stress, com calma e auxiliando o amadurecimento emocional dele, e enquanto isso prepare as comidas que ele gosta e você sabe que ele vai comer e ponha em cada uma um alimento diferente ( bem pouquinho) ou um tempero diferente ( sem inventar muito, sem que modifique demais o sabor ou o aspecto) mas tudo com muito amor e dedicação.

    Deve ir aos pouquinhos melhorando, tenha paciência e não o force nem obrigue a comer, pois a vontade de comer algo deve partir dele, e o ser humano ainda mais com 13 anos, não uma criança ( ate 12 anos), quase um adolescente e não deve demorar para ser adulto, a esta altura ele já deve ter conhecimento corporal para se manter hígido, e se a constituição dele seja de ser magro e alto, que assim seja para sempre. Muito importante não substitua uma refeição por guloseimas , nem ofereça os achocolatados ( somente nos horários adequados) se possível nem tenha em casa, biscoitos, doces, balas, guloseimas em geral, tenha sim muitas frutas ( os familiares devem consumir para dar o exemplo), pois certamente ele deve sentir fome e até sem perceber recorra a este alimentos.

    Abraços e boa sorte e podemos ir nos comunicando se quiser.

    Dra Ana Lucia

  152. myrna disse:


    Dra Ana Lucia, muito obrigada pela resposta, mas paciência eu tenho, consciência ele tem,como moro ainda com os meus pais, mesmo que eu não compre, eles compram, entende! Jé falei com eles, mas sabe como são os avós?!Com fé em Deus, este ano eu e meu noivo conseguiremos comprar uma casa e aí sim, acho que vou poder organizar esta alimentação melhor. Sabe, doutora, meu filho é muito apegado a mim e o tempo que me sobra, praticamente é dele, até quando eu estou com o meu noivo, também divido para ele.Se ele quer chamar atenção, eu não sei para quê?Eu tenho a minha parcela de culpa, eu sei disso, mas eu quero recuperar uma alimentação saudável para meu filho. Hé 3 dias eu pedi uma bateria de exames para saber como vai o sangue, colesterol, etc….. Saindo o resultado, vou ter outra conversa com ele, pedindo também para a psicóloga da escola me dar uma força. O que você acha?Agradeço desde já sua consideração!

  153. Cintia disse:


    Olá, tenho uma filha de dois anos e três meses e ela come muito bem na escolinha e na casa da avó, mas aqui em casa – comigo e com meu marido – ela se nega a almoçar e jantar. Já tentei deixar ela sem comer para ver se ficava com fome e também já tentei deixar ela na mesa até comer, mas não deu certo. O que devo fazer? Onde estou errando? Obrigada
    Cintia

  154. myrna disse:


    Dra Ana Lucia, muito obrigada pela resposta, mas paciência eu tenho, consciência ele tem,como moro ainda com os meus pais, mesmo que eu não compre, eles compram, entende! Jé falei com eles, mas sabe como são os avós?!Com fé em Deus, este ano eu e meu noivo conseguiremos comprar uma casa e aí sim, acho que vou poder organizar esta alimentação melhor. Sabe, doutora, meu filho é muito apegado a mim e o tempo que me sobra, praticamente é dele, até quando eu estou com o meu noivo, também divido para ele.Se ele quer chamar atenção, eu não sei para quê?Eu tenho a minha parcela de culpa, eu sei disso, mas eu quero recuperar uma alimentação saudável para meu filho. Hé 3 dias eu pedi uma bateria de exames para saber como vai o sangue, colesterol, etc….. Saindo o resultado, vou ter outra conversa com ele, pedindo também para a psicóloga da escola me dar uma força. O que você acha?Agradeço desde já sua consideração!

  155. webfilhos disse:


    Ola myrna

    Creio que o caminho é esse mesmo, com calma e paciência e sem pressões.

    Boa sorte e se precisar é so chamar

    Dra ana

  156. webfilhos disse:


    Ola cintia

    Deixar sem comer não adianta, só consegue que a criança fique irritada e como é pequena não tem compreensão do que realmente acontece com ela, sendo assim procure coloca-la sempre junto com a família, e comente como a comida esta gostosa, pois, como a criança aprende imitando o adulto, ele vendo os pais se alimentarem irá copiá-los, mas não forçe, nem insista ,deixe tudo acontecer naturalmente, e se puder brinque com ela com as panelinhas e o fogãozinho, que vocês preparam, a comida, pois a criança também aprende com o lúdico, por isso na escola é mais fácil, pois é o lúdico.

    Boa sorte

    Dra aba

  157. Valeska disse:


    Olá Dr. Ana, meu filho tem 1 ano e 5 meses, quando era mais novo iniciei os suquinhos, depois as frutinhas, que ele aceitou nos primeiros meses e depois não quis mais, comida de panela ele sempre comeu muito bem, mas há 3 meses ele gripou e passou a rejeitar comida de panela também, mesmo depois de ficar bom da gripe ele não aceitou mais, quando vê o prato de comida vira o rosto e chora se eu insistir, tem nojo quando pega na comida. Durante os dois primeiros meses ofereci todos os dias e ele sempre negou,meia hora depois dava a mamadeira.l Fui orientada a não dá a mamadeira e se ele não aceitar o almoço, alimentar ele somente na hora da próxima refeição, o lanche. Estou tentando fazer isto,todos os os dias depois do almoço ele fica agitado, com fome, até dormir, e quando acorda ofereço o lanche. Para lanche ele só aceita pães, bolachas, cereais,sucos e iorgutes. No jantar cuscuz e papa de aveia. Devo deixar ele com fome?

  158. Jucelia disse:


    Olá, minha filha tem 2anos e 2 meses e não quer mais comer nada só quer ficar no peito, se eu deixar ela mama o tempo todo sem parar. Sinceramente não acho que tenho mais tanto leite assim. Estou preocupada pois ela é bem pequena só pesa 10 kilos e ainda para ajudar esta bem gripada. Já pensei em dar um estimulante de apetite. O que devo fazer? Já que não consigo tira-la do peito?

  159. webfilhos disse:


    Procure ter calma,os indios mamam ate depois dos2 anos, mas pelas conveções a sociedade estipula que se pare bem antes. Mas o leite materno é bem importante, mas eleprecisa ir se acostumando a mastigar, desta forma coloque uma rorina alimentar bem estabelecida com horários de alimentação muito bem estabelecida e siga com responsabilidade:

    Ao acordar-leite materno

    9hs- fruta

    11hs almoço

    14 horas lanche que pode ser outra fruta diferente do anterior

    17hs jantar

    20hs aleite materno para dormir

    Viu leite materno fica 2xdia e aos poucos tire o da manha quando ela já for comer junto a familia, que deve ser uma pratica camum a partir de agora, ela se alimentando com a família, ela procura imitar os adultos, e sente que é um momento de alegria e união familiar, paciência e calma e com amor tudo vem se resolver.

    Bjs,boa sorte

    Dra ana

  160. Valeska disse:


    O que fazer se meu filho tem nojo de comida?

  161. kelly lopes disse:


    meu filho tem 1 a e 10 meses e tem dias que ele faz birra e nao quer comer mas pede suco pera fruta ,se der ele come ,chego a ficar irritada com isso pois nao sei o que fazer .tem dias que ele come bem mas tem outros que na quer saber de comida o que fço

  162. webfilhos disse:


    Olá

    Procure, na brincadeira preparar algo bem gostoso, junto com ele na cozinha, mexendo e construindo a alimentação, para que ele possa entender e depois passar a admirar a comida, tenha paciência, isso é questão de amadurecimento.

    Boa sorte e nunca force a comida, é melhor que não coma a ser obrigado a fazer isso.

    Bjs

    Dra ana

  163. webfilhos disse:


    Ter paciencia as criancas passam por fases e so manter a rotina alimentar que ela passa e tudo entra na normalidade, mas fique tranquila e com paciencia sem se desesperar.dra Ana

  164. ivana veiga disse:


    ola porfavor mim ajude nao sei mais o que fazer..minha filha tem 1 ano 5 meses e nao gosta de comer nada, mais nada mesmo so mamadeira, eu ate invento coloco legumes cozido com o leite e claro se nao ela nao come tenho dificuldade ate para ela beber agua nao gosta de nem um tipo de suco. ela e assim desde os 07 meses..com 10 meses ela nao quiz mais o peito nao sei mais o que fazer to dezesperada mim ajude.. obrigado.

  165. Renata disse:


    Dr Ana Lucia, preciso da sua ajuda!!! Estou com uma bebe de 8 meses com trauma alimentar segundo o pediatra dela. Já fazem 20 dias que ela não abre a boca para comer qualquer tipo de papa doce ou salgada, apenas aceita o aptamil 2. Há 20 dias foi o batizado dela e ela desde que começou com comidinhas 4 meses e meio (não foi amamentada pois tive muito problema no seio e mastite)nunca foi da mais comilonas mas aceitava umas 2 colheres de sopa cheia. No batizado dela muita gente ficou aqui em casa e eu fiquei muito nervosa com alimentaçao dela pois vieram criticas de que comia pouco e demorado entao comecei a forçar infelizmente…. para ela comer umas 5 colheres de sopa. Ela berrava e eu aproveitava a boca aberta e enfiava a comida. Agora ela qnd ve a colher chora com a boca fechada e se desespera nao aceita nem experimentar… Me ajude por favor!!! Esse trauma passa? Faço qq coisa….Como reverter a situaçao? Fiquei uns 15 dias dando só o leite como ela gosta no entanto há uns 5 dias voltei com a papinha como se estivesse introduzindo a alimentaçao novamente e logo aparece o trauma….Me ajuda!!! Bjs Renata

  166. webfilhos disse:


    Ola Renata

    Você sentiu na pele como às vezes os palpites ao invés de ajudar podem até atrapalhar, mas vamos lá:

    A sua filha ficou insegura com a situação alimentar e aflita com a familiar, e os bebês são seres sensoriais, sentem as situações mais até do que possam entender. Sendo assim vamos fazer quase uma terapia com vocês duas:

    1- Procure fazer a comidinha dela com amor e carinho e com pensamento positivo, que ela esta feliz e que você a ama muito, na idade dela é COM legumes ( 2 raizes+ 2 legumes+2 folhas) cozidos em fogo baixo e PENEIRADOS- SEM NENHUM TEMPERO, NA HORA DE OFERECER, TENHA PACIENCIA E VA CONVERSANDO COM ELA, QUE A COMIDA ESTA MUITO BOA ( FAÇA NHAM-NHAM, QUE DELICIA DE PAPINHA) BEBES COMEM BEM DEVAGAR MESMO, SENTINDO E APRECIANDO O MOMENTO, POIS TEM POUCOS OU NENHUM DENTE AINDA,POR ISSO ESQUEÇA OS COMENTARIOS FAMILIARES, NÃO S EIMPRECIONE COM A QUANTIDADE, O QUE IMPORTA É A QUALIDADE DA COMIDA E SE CONCENTRE SOMENTE NO AMOR A SUA FILHA. Quando algum familiar lhe questionar diga que você é a mãe e só você sabe o que é bom para ela, você é a mãe da vez, e EVITE DAR COMIDA NA FRENTE DOS FAMILIARES, se for a alguma visita DÊ a comida antes de ir , evite se expor e expor a criança a muitas pessoas, este tipo de situação gera muito INSEGURANÇA A VOCES DUAS.

    Mas procure confiar em voce como mãe, agradeça sempre por ter uma filha linda e perfeita, e se cobre menos e de tempo para ela amadurecer, tudo vem se equilibrar.

    Boa sorte

    Dra Ana

  167. Miriam Marinho disse:


    Olá minha filha tem nove meses e nunca quer comer nada ofereço comida o dia inteiro p ela,estou desesperada pois ela está cada vez mais magra,percebo que mesmo com fome ela não aceita comer nada só gosta de suco e do peito as pessoas me perguntam porque ela é magrinha e eu fico muito triste… ME ajude!!!

  168. vagnar disse:


    Ola, preciso de uma orientação, minha filha de 05 anos não come carne vermelha, frango só quando ela quer mais é um minusculo pedaço, peixe ela gosta,e agora ela não quer comer,ela disse:”que não quer ficar gorda e com a barriga grande.”Só gosta de comer lanche e um monte de besteiras!….Se for para ela pedir pra comer ela não pede!Devo deixar ela com fome?obrigada pela atenção.

  169. webfilhos disse:


    No ambiente familiar existem os comentários de ficar gorda ou algo parecido? Pois o fato dela nao querer carne nao tem maiores problemas até porque hoje muitos são vegetarianos, mas a alimentação tem que compensar com frutas variadas e as verduras procure conversar com ela que o saudável e comer um pouco de tudo e evite até de comprar as guloseimas e procure a família comer equilibrado com ela na mesa. Boa sorte! Dra Ana

  170. webfilhos disse:


    Olá fique calma crianças podem mamar ate 24 meses, mas sem duvida tendem a ficar mais magrinhas pois ja se movimentam mais que quando são bebes de colo assim e interessante que tenha orientação de um pediatra para alimentar a criança, mas ainda esta em tempo. Ela tem tem os primeiros dentinhos? Podemos ir conversando. Abraços Dra Ana

  171. webfilhos disse:


    A crianca que começa a comer precisa ter uma rotina alimentar definida e seguida rigorosamente para que ela se sinta segura que terá sempre comida e que e tão alimentada quanto era com leite materno pela manha leite materno 2hs depois uma fruta cozida mais 2hs o almoço com legumes cozidos e peneirados se nao tem dente a tarde mama peito e final da tarde jantar como p almoço e antes de dormir peito , portanto o peito e nesta idade de 2-3 x dia e alimento fruta 1-2xdia mas o importante e seguir a rotina para o bebe confiar no alimento que deve ser oferecido com paciência sempre fresquinho e lembre que deve oferecer agua com frequencia longe das refeições evite que tome junto ao alimento e dado 30 minutos antes e depois da comidinha. Abraços Dra Ana

  172. Hugo andre disse:


    Boa Noite,
    Chamo-me Hugo e sou português, encontrei este site e fiquei fan.
    Tenho um filho com 5 anos e baixo peso, teve uma asfixia em criança e desde então têm tido um pequeno atraso de desenvolvimento, mas nada de grave, começou a andar mais tarde e a fala esta um pouco atrasada. Mas é na alimentação a minha maior preocupação pois ele nunca e quando digo nunca é mesmo verdade, ele nunca se alimentou com alimentos sólidos, não sabe mastigar, ele só engole e perdi as vezes em que vomitou, houve uma altura que vomitava cerca de 5 vezes ao dia pois nao comia nada solido, fui ao pediatra, psicólogo, nutricionista, e actualmente ele têm terapeuta da fala, mas mesmo assim ele continua na mesma, apenas melhorou porque agora come bem, mas têm de ser tudo passado, ao mínimo arroz ou até mesmo na farinha mais grossa ele vomita logo. Ja tentei tudo, desde comer a mesa com os pais enfeitei os pratos, ja tentei com doces. Mas nada resuta ando desesperado pois aproxima-se a idade de ir para a escola e ninguem lhe quer dar de comer e a linguagem esta atrasada porque os músculos da boca nao são exercitados. O granderoblema dele é que nao sabe mastigar, o reflexo que nasce com o bebe de meter o alimento á boca e mastigar ele nao têm, ele coloca o alimentos e nao sabe que têm de mastigar então deita logo fora e puxa o vomito. Se me pude ajudar com dicas eu até ao Brasil para lhe agradecer pessoalmente pois eu e a minha mulher estamos desesperados. Obrigado.

  173. Efigenia disse:


    tenho um filho com 11 anos que não come quase nada ,antes quando tinha 8 anos comia ovo cozido ovo frito,tomate, couve ,alface ,mas hoje so consegue comer batata frita ,batata palha e carne moida . que eu posso fazer para melhorar a alimentação dele

  174. webfilhos disse:


    Vou pensar no caso e te respondo em breve mas e possível fazer uma avaliação com fonoaudiologia para trabalhar a mastigação isto e muito importante para a alimentação.abraços e vamos trocando idéias. Dra.Ana

  175. webfilhos disse:


    Ola foi observado algum problema que seja impedimento de comer , ate mesmo mastigar outros alimentos?

    De qualquer maneira o importante e ser oferecido alimentos variados e que a família de o exemplo que como diferentes fontes nutricionais como frutas e legumes. Mas não precisa se preocupar tanto nessa idade eles são seletivos mesmo, o importante é dar o exemplo e evitar ate de comprara guloseimas ,refrigerantes e laticínios,poisestes sõa garndes fontes calóricas que faz com que acriança ou adolescente não sintam necessidade de nenhum outro alimentos. Evite ter em casa, bolachas, chocolates, salgadinhos, pipoca de microndas, sucos artificiais, refrigerantes,laticínios, pão.

    SE bem administrado, a fase passa e tudo se equilibra.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana

  176. webfilhos disse:


    Justamente o problema está na mastigação. Vocês moram em Portugal ou no Brasil, pois além destes terapeutas ele precisava de um dentista que avaliasse a mastigação, e muitas vezes crianças precisam de aparelhos ortodonticos para colocarem a mordida de forma que tenha habilidade com alimentos na boca. Se moram em Sao Paulo, Brasil posso indicar alguém, se estão em Portugal pergunte aos seus profissionais para indicarem um ortodontista. Temos que melhorar a mastigação para depois pensar no tipo de alimento, por enquanto ele realmente só consegue alimentos bem amassados é melhor nem forçar pois possivelmente ira vomitar por inabilidade mastigaveis, a idade dele e a boa para intervir . Boa sorte, se precisar alguma informação mais e só pedir. Abracos Dra Ana

  177. MICHAELA disse:


    OI, DRA, MEU FILHO TEM 3 ANOS E TOMA LEITE DE CAIXA COMPRADO NOS MERCADO, POSSO SUBSTITUIR POR LEITE DE VACA?
    TO ACHANDO QUE O LEITE DE CAIXA ESTA FAZENDO MAL, HOJE ELE TOMOU LEITE FERMENTADO E LOGO APOS VOMITOU TUDO,
    AI ELE FOI A CRECHE NA VOLTA PARA CASA ELE É ACOSTUMADO SEMPRE TOMAR UMA AGUA DE COCO TODOS OS DIAS E HOJE TOMOU E LOGO VOMITOU TUDO , VOMITOU O PÃO QUE COMEU NA CRECHE MAÇÃ E BANANA, FEBRE ELE NÃO TEM MAS TO ACHANDO QUE ELE ESTA COM ALGUMA BACTERIA NO ESTOMAGO, QUE TIPO DE EXAMES DEVO FAZER NELE, ESTOU PREOCUPADA ME AJUDE, ATT, MICHAELA

  178. silvana disse:


    estou muito nervosa me ajudem,volto a trabalhar em 5 dias,minha filha esta com 4 meses,ja tentei nan,aptamil e nestogeno e ela nao aceita,o pouquinho q fiz tomar hora depois vomitou,fiz 60 ml de vitamina ( banana,maça e mamão com nestogeno ela gostou,fiquei tão feliz,depois de 1 hora quis peito,+ 1 hora e vomitou.a pediatra dela esta de licença medica levei no pediatra da minha sobrinha,mandou dar papinha de frutas e de legumes,ela come 2 colheres e não quer mais o q faço?

  179. webfilhos disse:


    Procure ficar calma pois o bebe percebe tudo isso,e diga a ela que ela também fique tranquila.de mama antes de sair para trabalhar e quem ficar com ela de fruta cozida-banana prata , maca fuji e pêra de agua experimente uma de cada vez a cada 3 dias sem forcar nunca e ela come o que quizer.podemos ir falando se quizer.boa sorte Dra Ana

  180. Andréa disse:


    Oi dra, tenho um menino de 11 meses, ele só quer mamar no peito, dei o peito exclusivo até os 5 meses e depois fui introduzindo os sucos e não aceitou nada, comecei com frutas.. nada coloco na boca e quando acho q vai engolir ele faz ansia a vomita, com a comida também, pra dar só esmagadinho ele vomita aí eu estou batendo no liquidificador e dou no copo, mas mesmo assim com muito custo ele toma 3 a 6 golinhos, já deixei passar fome só chora e quer mamar, mas outro alimento não aceita, o que posso fazer? me sinto a pior mãe do mundo…

  181. webfilhos disse:


    Andrea Primeiramente procure ter calma, paciência e nao se culpar , ate porque estes sentimentos nao ajundam em nada o seu bebe. Vamos fazer uma tentativa de começar do inicio novamente: o leite materno é importante e deve ser mantido de 3-4 cedia mas procure ir construindo uma rotina alimentar assim : acorda mamar no peito depois de 2hs e meia frutinha que deve ser cozida (a digestão e melhor e mais fácil) sendo maça fugi,banana prata e pêra d’água de uma frita por vez e trocar a cada 4 dias para perceber a tolerância do intestino dele nem e para saber de gosta ou nao,pôs se fizer com paciência ele gostara de tudo e lembre que cada um tem sei tempo que e diferente do outro.depois de 1 hs e meia o almoço que e papa de legumes somente senso 2 raízes 2legumes 1 folha .tudo bem cozido e depois peneirado evite bater no liqüidificador ou mix.Imporatnte sem Nenhum tempero, nada mep para ele sentir o real sabor doa alimentos sem enfeitar , como ele nao conhece nao sente falta. A tarde outra fruta e as 17hs o jantar que pode sr semelhante SP almoço.conece assim e depois dele ir aceitando podemos falar de outros alimentos como arroz feijão e carne mas agora somente aqueles e sem tempero e fruta só cozida por enquanto.abracos e boa sorte Dra Ana

  182. tarciane melo disse:


    boa noite.

    tenho uma filha de 3 anos e 8 meses e estou muito preocupada ela só come ovo e macarrão e mais nada. temos habitos alimentaries saudaveis, colocamos sempre a mesa com todos os alimentos e ela só como macarrão e o ovo. por favor o que faço?

  183. Hugo disse:


    Obrigado pela dica, Dra Ana, moramos em Portugal, segui o seu conselho e levei ao dentista que me disse que estava todo ok, mas descobriu que ele têm hipersensibilidade na boca, dai ser dificil mastigar. Aconselhou-me a falar com a pediatra, vou em Setembro pois ela está de ferias. Mas ele têm um problema que é a falta de interesse pela comida, ele está um dia sem comer e nem reclama, nunca quer comer, seja que alimento for desde o doce ao Salgado, já tentei de tudo. Mas pode me dar algumas dicas para inverter esta situação, é que eu e a minha mulher estamos desesperados pois o nosso filho está muito magro e não desenvolve a sua linguagem porque não exercita os músculos da boca, e temos medo que o estômago tenha algum problema porque se calhar ele já devia ter alimentos sólidos e não tudo passado, quase em agua. Esta situação está a afectar o nosso casamento porque ficamos sempre nervosos e levamos horas a tentar dar comer ao nosso filho e ele acaba por vomitar e ai nos discutimos sem razão. Obrigado .

  184. webfilhos disse:


    Olá a idade da sua filha já e a idade de que ela procura colocar suas vontades para ver como os adultos reagem,por isso tente conversar mais com ela e se puder procure preparar o alimento junto com ela e na hora da refeição procure coloca lá na mesa com a família para fazer a refeição todos juntos ela precisa entender de onde vem a comida e o trabalho que despende para fazer, e procure colocar alternativas para ela escolher e faça combinados com ela, não é chantagem e sim acordos para ter algo tipo assiste tv ou computador nada de presentes e nem tricas com doces ou guloseimas senão comer evite as trocas por presentes. Mas acima de mais nada procure ter muiiiito paciência e procure fazer tudo com Amor. Boa sorte bjs Dra.Ana

  185. webfilhos disse:


    Olá ainda penso que seria interessante uma fonoaudiologia (trabalha a musculatura facial e a fortalece) se há divulgada na mastigação a dificuldade faz perder o interesse pelo alimento.boa sorte Ana

  186. iraci lima da costa saraiva disse:


    olá meu filho tem 3 anos e 5 meses ele não e uma criança dependente agora estou com muito dificuldades ´pq ele vai fica o dia todo na escola e ele não come tudo so arroz feijão e legumes e nada mas e eu não tenho saida pq preciso trabalhar sera que ele vendo as outras criança ele vai aprender eu fico muita extresada pq eu coloco a comida pra ele e não come quias nada o que eu fasso para melhora essa situação

  187. iraci lima da costa saraiva disse:


    ele tambem não fala quais nada so papai e mamãe mim ajude por favou

  188. vanessa disse:


    olá estou desesperada meu filho tem 1 ano e 9 meses e não quer comer nada ates ele aceitava a mamadeira agora nem a mamadeira ele quer mais no almoço é uma luta ele acumula a comida toda na bouca e não engole depois que passa varias horas com a comida na bouca ele cospe tudo detalhe ele não recusa só a comida até besteira frutas ele recusa por favor me ajudem estou esperando respostas gato!!!

  189. webfilhos disse:


    Ola Iraci

    Procure não se preocupar tanto, pois o seu filho pode ate te surpreender, com outra crianças ele pose se sentir estimulado e comer melhor. E realmente o arroz com feijão e uma combinação muito bem equilibrada e como sabe a a base do prato brasileiro há muito tempo e aos poucos você ou a escola pode ir oferecendo outros alimentos como frutas, e procure colocá-lo para comer na mesa com a família pois o exemplo vale muito no aprendizado das criancas, e quanto a fala, os meninos em geral são mais lentos para falar, assim comece em caso não entendendo o que ele fala, insista pra que ele se expresse melhor repetindo para ele a palavra corretamente a ser dita, mas cada pessoa ou ser humano tem seu próprio tempo, podemos estimular e inssitir mai sum tempo ate 0s 4 anos senão melhorar sugiro que o leve para uma avaliação com fonoaudióloga ( profissional que corrige deficiências na fala e articulação da musculatura facial , ele de comer pouco e consequentemente mastigar pouco deve ter pouco estimulo na musculatura facial que no conjunto auxiliam na articulação da fala, mas sem stress, de tempo a ele e sempre com amor.

    Boa sorte

    Dra Ana lucia

  190. webfilhos disse:


    Oi Vanessa

    Em primeiro lugar procure ter paciência, pois, sem se culpar, pode ser que em algum momento da introdução do alimento sólido houve algum transtorno para ele , que agora a toda refeição se manifesta. Assim sendo temos que rever o processo quase que do inicio, portanto com paciência e amor, pela idade dele, além de Le poder já comer um pouco de tudo entre frutas, cereais, verduras, legumes, peixe, carne e frango, comece colocando-o à mesa para as refeições com a família toda, sem cobrança ou insistência, no café da manhã deixe-o olhar o que tem na mesa você , seu marido, você e quem mais estiver nessa hora já começa a se servir e você, simplesmente oferece a ele perguntando o que ele quer comer, como ele ainda não se comunica totalmente, mostre os alimentos perguntando é este, é este que você quer. De o nome correto e inteiro do alimento, evitando a linguagem infantilizada, como tetê referendo-se ao leite, coloque pouco no pratinho ou copo, e deixe-o comer o ele quiser, do jeito que quiser, sem padrão comportamental ainda, ele pode comer inclusive com as mãos , mas procure lhe dar independência, não o force com a colher, nada deve ser empurrado “ goela abaixo”, e comendo com as mãos, que eles começam a reconhecer a comida e a se identificar com ela, enquanto isso os adultos vão conversando e se alimentando dizendo que a comida esta tão gostosa, fazendo até o nham nham, para que ele perceba que a hora de se alimentar é uma hora feliz, e muito agradável.

    Boa sorte

    Dra Ana Lucia

  191. Juliane disse:


    Olá Dra, tenho um filho de 2 anos e 10 meses, foi introduzida papinhas a ele a partir dos 6 meses,e ele parou de mamar aos 8 meses, por opção dele, então passou a comer praticamente tudo, tomava sucos, vitaminas de frutas… Quando estava com 1 ano começou a rejeitar os alimentos, por inexperiência, desespero e dar ouvidos aos outros comecei a dar mingau, mas ñ parei de oferecer outras coisas a ele, mas agora até as coisas q ele mais gosta que é banana, maça, carne e sucos ele não quer, aí é o dia todo pedindo o tal mingau, dou pela manhã quando acorda, passado 3 hs vezes antes ofereço um suco ou fruta e seguro até o almoço ele comendo ou não, então meio dia, ele s senta a mesa e ponho no prato dele tudo q tem pro dia, tem dias q ainda come só o arroz, outros só a carne, outros nada e sai da mesa já pedindo o mingau, tento segurar o máximo q posso, mas acabo dando 13:30 ou 14 hs e é sempre essa luta, ele bebe bastante água, mas comer mesmo é nada. Me ajude como fazer pra ele comer, preciso de uma orientação pra que mesmo pouco ele volte a comer. Apesar de tudo tem uma saúde de ferro, é difícil pegar viroses, tem energia de sobra, mas sei que o império do mingau tem que acabar. Desde já agradeço!!!

  192. Kelen Pereira disse:


    Olá Dra, tenho uma filha que a recém completou cinco meses. Ela mamou muito pouco no seio, cerca de quinze dias, pois nasceu prematura e precisou ganhar peso com a mamadeira. Depois de começar a mamar na mamadeira, não aceitou mais o peito e ficou somente com a mamadeira. Ela mamava aptamil 1 mas como começou a ter episódios de vômitos trocamos para o aptamil AR. Cerca de um mês atrás ela começou a cada mamada brigar bastante para tomar o leite. Gira a cabeça, começa a chorar e isto está se intensificando muito. Já tentamos trocar por outros leites e não adianta. Às vezes ela fica até 10 horas sem comer e não chora e nós tentando oferecer toda hora o mama. Já fizemos tudo que é exame e ela está super bem, tanto no peso quanto na altura. Porém isto está nos preocupando bastante. Acho que ela sofreu algum tipo de trauma! Tentamos iniciar as frutinhas mas ela cerra a boca e não deixa entrar a colher. Fico pensando será que ela não vai fazer isto para as demais comidas. Estou desesperada. Me ajude por favor!!!

  193. webfilhos disse:


    olá procure coloca lo nas refeições com os adultos e deixe o escolher p que que colocar no prato e comer, ele deve se sentir mais confiante, tenha paciência nao i force a comer e de a ele liberdade para comer o que e quanto quizer, mas nao coloque mais o minhas, ofereça os alunos da família e sempre mostrando que comer e momento de alegria e alegria. Mantenha bastante agua e nem estimule mais o leite e procure cultivar os bons habitos alimentares e tenha sempre paciencia evite se envolver com as opiniões dos outros procure seguir o sei próprio coração sempre com muito amor.Boa sorte Dra.Ana

  194. webfilhos disse:


    Precisa ter calma e paciência, realmente em algum momento ela nao se sentiu bem e a cada nova investida de comida ele se recorda talvez do mal estar e trava a boca. Portanto vamos voltar um pouco atras: volte ao aptamil somente 1-2xdia manha e tarde evite dar antes de dormir e recomece as frutinhas. Mas somente banana prata,maca e pêra todos devem ser cozidos e oferecidos no meio da manha e a tarde ate no máximo 16 horas e fora estes alimentos ofereça agua com frequencia dar no copo ou na colher nunca na mamadeira e ofereça com calma esperando el mastigar e vá interagindo com ela-ai que delicia ! Nham negam esta tão gostoso pois muitas das emoções da criança passam pelas da mãe. Boa sorte amor e paciencia.

  195. Simone Arrieira disse:


    Olá, meu filho tem 3 anos e a 3 meses ele não quer comer comida de sal, desde o dia em que ele vômitou a comida ele associa que a comida vai faze-lo vômitar, diz que não gosta mais do arroz e do feijão. Estou desesperada porque ele vive doente e estou com medo de que ele esteja com anêmia. Obrigada.

  196. webfilhos disse:


    Olá

    Procure olhar a situação com calma e paciência, realmente o que aconteceu com seu filho pode ter o deixado assustado, como prender a mão na porta a cada abertura ou fechamento de porta ele tende a achar que vai prender e sentir tudo aquilo novamente, ate ele se sentir mais seguro e ver que a porta abre e fecha e se tomar cuidado não prende mais, com a comida será a mesma coisa, mas precisa ter a paciência e calma para ligar com isso, primeiro coloque a criança na mesa para se alimentar junto a família, estas atitudes ele vai tomando como exemplo e percebendo que se é bom para os pais será bom para ele também. Não force nada somente diga como sua comida esta gostosa, e pergunte a ele senão quer experimentar e evite comentar na frente dele aquele acontecimento, o que passou- passou!, assim tudo vai saindo da memória emocional , sensorial e alimentar dele.

    Fique tranqüila e firme, e por ora nem faça exames, PIS ele já esta assustado isso pioraria ainda mais a situação emocional dele, e o organismo humano tem muitos recursos para se equilibrar e lidar com situações de stress como esta, nem pense em anemia, procure dar muito carinho a ele e converse com ele sempre que possível sobre assuntos suaves, sobre o time de futebol, a escola, os amigos para ele sentir confiança e que você e o pai são amigos dele e sempre estarão ao lado dele.

    Abraços e boa sorte

    Dra ana

  197. jo marques disse:


    minha bebe tem 7 meses e desde que nasceu se alimenta muito pouco pra terem ideia ela toma 100ml de leite no maximo 3 x ao dia a sopinha é uma colher de sopa, suco nem pensar, fruta só banana estou desesperada estou sempre mudando o cardapio mas tá dificil, me ajudem por favoro devo fazer para mudar este quadro.

    aquardo um retorno
    um abraço

  198. j.onorio disse:


    meu filho tem 1 ano e 10 meses, ele estuda na mesma escola que minha esposa da aula e tambem na mesma sala, devido tal fato minha esposa o trata como se fosse um aluno comum como os outros, nos pais temos uma enorme dificuldade em alimentalo ele só como quando quer ou quando interessa, mas não dispensa o leite. o que faço para ele comer, no almoço e na janta. obrigado.

  199. carine disse:


    olá me chamo Carine, minha filha tem 10 meses e desde o 6 mês é uma dificuldade para alimenta-la rejeita a sopinha na mamadeira, no pratinho resiste a tomar fruta batida com ou leite e não gosta de mingau de panela a unica coisa que toma sem resistência é água. Não sei mais o que fazer ela só mamou um mês, ficou 8 dia em UTI após o nascimento, o hospital da alta as mães não perite o aleitamento materno contínuo oferecendo leite artificial em mamadeiras e bico, tudo que não desejei para minha filha. Me sinto uma porcaria de mãe já que tinha tanta expectativa desde que descobrir estar grávida e hoje não mais como faze-la se alimentar com facilidade não sei o que fazer. Preciso de ajuda já que a pediatra diz ser normal mas eu não aceito essa opinião pois se eu nada der a minha bebe ela só faz ficar enjoando pois mesmo com fome ela resiste a alimentação.

  200. webfilhos disse:


    Ola Carine
    Vou responder no seu texto, para não perder nada.

    Bjs

    Dra ana

    olá me chamo Carine, minha filha tem 10 meses e desde o 6 mês é uma dificuldade para alimenta-la rejeita a sopinha na mamadeira NÃO DEVE SER DADO NUNCA NA MAMADEIRA , POIS CONFUNDE A CRIANÇA RELATIVO A QUE MUSCULOS USAR DA BOCA, ASSIM FICA DIFICIL E ELE FRENET A DIFICULDADE SIMPLEZMENTE REJEITA, no pratinho resiste a tomar fruta batida com ou leite EVITE TAMBÉM POIS ´MUITO CALORICA E A CRIANÇA DEPOSI NAS OUTRAS REFEIÇÕES SE SENTE EMPACHADA E NÃO TEM VONTADE DE COMIDA SOLIDA. e não gosta de mingau de panela a unica coisa que toma sem resistência é água OTIMO DEV SER DADO VARIAS VEZES AO DIA LONGE DAS REFEICOES ( 1 HOAR ANTES OU 1 HOAR APÓS). Não sei mais o que fazer ela só mamou um mês, ficou 8 dia em UTI após o nascimento, o hospital da alta as mães não perite o aleitamento materno contínuo oferecendo leite artificial em mamadeiras e bico,MAS JÁ PASSOU TUDO ISSO FICOU NO PASSADO VAMOS CONSTRUIOR O PRESENTE E O FUTURO tudo que não desejei para minha filha. Me sinto uma porcaria NADA DISSO , A CULPA É UM SENTIMENTO QUE NÃO SERVE PRA NADA, AGORA VOCE FALA PARA VOCE MESMA QUE VOCE É UMA EXCELENTE MÃE QUE FARÁ TUDO QUE ESTA A SEU ALCANÇE, E QUANDO ELA ESTIVER JÁ DORMINDO DIGA A ELA ( NO OUVIDO DELA, COMO UM SEGREDO)” MAMAE TE AMA, VOVC EÉ LINDA E MAM FARÁ UM COMIDIBNHA BEM GFOSTOSA, APAR VOCE FICAR CADA VEZ MAIS LINDA E FORTE. de mãe já que tinha tanta expectativa desde que descobrir estar grávida e hoje não mais como faze-la se alimentar com facilidade não sei o que fazer. Preciso de ajuda já que a pediatra diz ser normal mas eu não aceito essa opinião pois se eu nada der a minha bebe ela só faz ficar enjoando pois mesmo com fome ela resiste a alimentação. TUDO REALMENTE TEM CONCERTO- PROCURE COLOCÁ-LA PERTO DE VOCE QUANDO ESTIVER PREPARANDO A ALIMENTAÇAO, APAR ELE VER O TRATABALHO QUE DÁ E NA ORA DE COMER SENTE A CRIANÇA MNA MESA DOS ADULTOS OFEREÇA O QUE TEM NA MESA E ELA PODE ESCOLHER O QUE QUIZER, TUDO POUQUINHO, POIS OS BEBES COME PEQUENAS PORÇÕES A CADA 3 HOARS, ASSIM:

    - LEITE MATERNO OU ARTIFICIAL SE POSSIVEL NO COPINHO COM CANUDINHO.

    - FRUTA- COZIDA ( BANANA, MAÇÃ OU PERA) OU CRUA- MELANCIA, MELÃO, LARANJA PARA CHUPAR( EVITE SUCOS) FRUTAS SÃO PARA COMER NÃO PARA BEBER, PESSEGO, UVAS SEM SEMENTE, KIWI, CAQUI, ETC DA EPOCA. DE UMA POR VEZ COM CALMA, ESPERANDO ELA SABOREAR E MASTIGAR ( COM A GENGIVA MESMO)

    - ALMOÇO- 6 ELEMENTOS- 2 RAIZES+2 LEGUMES + 2 FOLHAS+ FRANDO OU CARNE, SEM TEMPERO NENHUM, PARA ELA SENTIR O SABOR REAL DA PAPAINHA. COZINHE TUDO DEPOIS PASSE TUDO NA PENEIRA , POIS CREIO QUE ELA AINDA NÃO TENHA MUITOS DENTINHOS ( NO MAXIMO 2-3), OFEREÇA COM AMOR E ALEGRIA SEMPRE DIZENDO ( QUE PAPA GOSTOSO NHAM NHAM)

    A TARDE- OUTRA FRUTA OU A MESMA QUE COMEU PELA MANHA

    - JANTAR- SEMELHANTE AO ALMOÇO, MAS PODE SER MAIS EM FORMA DE SOPA ( EVITANDO LIQUIDIFICADOR0) E SIM A PENEIRA.

    - ORA DE DEITAR LEIET DE PEITO OU ARTIFICILA, SE POSSIVEL NO COPO, NA MEDIAD DO POSSIVEL EVITE A MAMADEIRA, A CRIANÇA PARECE QUE MAMA MENOS, MAS O VALOR DA ALIEMNTAÇÃO NO COPO OU COLHER É MUITO MAIR DEO QUE SIMPLESMENTE SUGAR UM BICO.

    E COLOQUE AMOR EM TUDO E TENHA MUIIITA PACIENCIA, TUDO ISSO VAI PASSAR.

    BOA SORTE

    DRA ANA

  201. Joseane disse:


    Olá Dra Ana, no desespero procurando respostas pra que esta se passando com minha filha encontrei esse site e fiquei muito agradecida de vcs publicarem ajuda pra mães como eu que já não sabe como fazer pra alimentar seus filhos. Pois bem, tenho uma filha de 1 e 5 meses, ela ainda mama no peito, e a partir dos 6 meses introduzi os alimentos e as frutas, porém ela nunca aceitou qualquer outro tipo de leite que não fosse o materno. Só que de uns 10 dias pra cá ela não quer comer quase nada de comida, preparo tudo como sempre fiz e ela coloca na boca e gospe tudo, só belisca alguma coisa, chupa a semente do tomate, como pepino, e as frutas que ela comia com frequencia como banana, maçã, pera, ela não aceita mais gospe tudo. Estou muito angustiada, porque ela vem perdendo peso, e esta constantemente gripada. Quanto ao mama ela mama a tarde pra dormir, a tardezinha lá pelas 6 hs e meia e na hora de dormir a noite e de manha quando acorda, mas ela não come quase nada de besteiras, ela nem aceita muito bem bolacha, pão, doces e industrializados. Me ajude, queria saber se é só uma fase ou se estou de fato errando em alguma coisa.

    Obrigado!!!

  202. webfilhos disse:


    Olá

    Procure não ficar tão preocupada, pois isto que sua filha esta´ passando, é relativamente comum, as crianças podem passar por fases de inapetência ( não quere comer nada), mas o importante é manter uma rotina alimentar, muito bem definida, explicada e sem stress, angustia ou forçada, sendo:

    - manhã- manter até quando puder o leite materno ( 1-2xdia), evite qualquer outro leite e nem mostre uma mamadeira

    - fruta no café da manhã, se possível colocá-la para fazer as refeições junto com a familia, para ela poder ver e imitar, coloque o que você estão habituados a comer no campo visual dela, e ofereça tudo sem forçar e quando você esta comendo sempre comentar, uhmm que delicia, quer um pouco? AS frutas podem ser cruas ou cozidas ( banana, maçã e pêra) pode ter um pouco de canela em pó por cima- criança gosta de novidade.

    - almoço com a família e podendo escolher a vontade o que tem na mesa, sem forçar só estimular baseado no seu prato. Quando puder procure deixar que ela participa da preparação do alimento, ou arrumação da mesa, é a parte lúdica do alimento, que as crianças gostam muiiito.

    - pode ou não ter um lanchinho da tarde- em geral fruta. EVITE salgadinhos, bolachas e produtos artificiais ou industrializados, neste caso é melhor nem comer nada a lançar mão daqueles.

    - jantar pode ser sopinha de legumes ou um caldo, mais fácil digestão para que logo irá dormir.

    Mas, o importante é ter muito amor e paciência, ninguém passa fome, quando tem comida, e o que te parece emagracer, ,uitas vezes a crianaç cresce e fica mais delgada, nem é perda de peso é o alongamento do corpo que está deixando de ser de bebe ( roliço) para ser de criança ( mais comprido)

    Boa sorte, bjs

    Dra ana

  203. Ingrid disse:


    Olá,
    Gostaria muito de uma orientação meu bebê está com 6 meses comecei a introduzir alimento para ele com 5 meses e 15 dias, ele aceitou a frutinha e a papinha numa boa. Só que agora ele foi para a creche e ficou resfriado e não quer mas aceitar nenhum tipo de comida só está no peito. Ele tranca a boquinha e as vezes faz até vomito quando ofereço a fruta ou uma papinha e já percebi que ele está perdendo peso. Todos os dias eu ofereço a comida e a fruta com variedade todos os dias mas ele não aceita. Não sei mas o que fazer estou preocupada justamente pela perca de peso. Um abraço e obrigada

  204. Elidiane disse:


    boa tarde, meu filho tem 4 anos e nao quer comida, so como biscoitos, sucos e leite… quando ver um prato com arroz e feijao por exemplo ele fica provocando o vomito, e ja deixei sem comer um dia quase todo mas ele nao comeu a comida. o que devo fazer, ele tem 1,10cm e 23kg aos 4 anos.

  205. Marlene disse:


    meu filho não gosta de comida de sal e ele só tem 8 meses mais ele gosta de comida adoçicada mais quando coloca de sal na boca dele ele faz ancia até vomitar tudo o que fasso.

  206. vanessa disse:


    Olá, Dra Ana preciso da sua ajuda;estou desesperada!!! Minha licença maternidade ja acabou e a minha filha só mama no peito,não aceita mamadeira, colher,copinho…Ja ficou 8 horas sem se alimentar, oq eu faço????

  207. webfilhos disse:


    Ola Ingrid

    Primeiramente tenha paciencia, pois bebes resfriados acabam por respirar mais com a boca, o que determina uma certa dificuldade em se alimentar, pois ou mastiga ou respira, assim procure dar alimentação fracionada, ou seja pequenas quantidades mais frequentemente, a cada 3 horas, sem perder o ritmo, ou seja leite materno, depois, fruta que pode ser cozida ( banana, maçã ou pêra), depois a papa sem pedaços ( pode ser bem peneirada) evite o liquidificador ou mix, depois a tarde outra fruta cozida, fim da tarde uma sopinha de legumes e peito para dormir.

    Senão perder o ritmo ele aos poucos deve voltar ao normal, peça para a escola seguir o mesmo esquema, sem forçara comida e com muiiita paciência.

    Bjs

    Boa sorte

    Dra Ana lucia

  208. webfilhos disse:


    Olá

    Não se preocupe com os números altura e peso, pois estão adequados para idade.

    Mas procure manter uma rotina alimentar com todas as refeições, se possível colocando a criança para comer na mesa com os adultos e o deixe escolher o que quer colocar no prato, nesta idade pode oferecer mas evite forçar algum tipo de alimento, mas os biscoitos, sucos e leite estão fora totalmente da rotina de 4 anos, assim como terá rotina com a família,ele se sente alimentado física e emocionalmente, não tem necessidade leite e biscoitos, ofereça frutas no café ad manha e lanche da tarde, e se possível a família deve comer também para dar o exemplo.

    Tenha paciência, tudo será construído novamente e com muito amor.

    Bjs

    Dra Ana

  209. webfilhos disse:


    Ola, ATENÇÃO

    A comida dos bebes inicialmente não devem ser salgadas nem doces, portanto, evite fazer isso, portanto as papinhas de legumes devem ser sem NENHUM tempero, para ele sentir o gosto exato dos alimentos.

    Ele prefere o adocicado que é o que mais se aproxima do gosto do leite , que até então era o único alimento que ele conhecia.

    Abraços e tenha cuidado, os serres humanos desde bebes devem ser acostumados a todos os tipos de sabores ( doce, salgado, acido, amargo), portanto evite apresentar sempre o mesmo sabor e em bebês eles devem se acostumar a todos os sabores, uma vez que no decorrer da vida teremos que nos acostumar a muitas coisa, certo?….

    Boa sorte, tenha sempre amor, paciência e firmeza.

    Dra Ana Lucia

  210. webfilhos disse:


    Que idade esta o bebe?, pois hoje na lei a licença é de 6 meses, não fique aflita, mantenha o aleitamento no peito, e se seu bebe tem mais de 6 meses já pode iniciar a papinha e as frutas, se precisar te ensino, mas não fique aflita, pois o leite materno é o melhor alimento para bebes ate´1 ano e NÃO TEM SUBSTITUTO, pode ser colocada a comidinha após os 6 meses, bem como as frutas e aos poucos o numero de mamadas diminui até que ela fique somente com comidinha. E você estará fazendo tudo certo e dando o melhor alimento para sua filha. Nem comece com mamadeira, só atrapalha a futura mastigação da criança

    Abraços , se precisar escreva novamente que oriento a papinha, caso você não tenha pediatra.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  211. webfilhos disse:


    Vanesa, a Dra. Ana Lucia pede para que eu te passe esse vídeo http://www.istoe.com.br/reportagens/320593_O+NASCIMENTO+DA+INTELIGENCIA

  212. Vanessa disse:


    Dra,minha bebê tem apenas 4 meses peso:6.800kg por isso estou aflita,infelizmente a lei não é para todas empresas…Preciso trabalhar e não sei mais oq eu faço.

  213. tatiana dias disse:


    Bom dia!!

    Meu filho tem 7 anos e se recusa a comer carne o que eu faço?O único tipo de salada que ele aceita é o tomate eu faço com que ele prove, mas está difícil. Eu como bastante salada em minhas refeiçoes e não sou muito chegada em carnes e o meu marido não gosta de salada,mas é muito carnívoro. Como resolver este problema?

  214. wedson disse:


    meu filho de 5 anos nao come comida , so besteira qdo senti o cheiro da comida faz vomito ja nao sei mais o q fazer !!!!!!!!!!

  215. webfilhos disse:


    Olá

    Parece que aos 7 anos seu filho já começa a fazer escolhas bem firmes, portanto não se preocupe se ele não comer carne, veja bem por dados mais recentes , cerca de 30% da população do nosso planeta Não come mais alimentos ou derivados de proditos animais ou estão em processo de mudança no hábito alimentar, sendo assim procure explicar a ele que ficar sem comer carne esta bem comum atualmente, mas que todos que assim optarem precisam compensar a falta destes alimentos coma introdução de outros, como comer todo tipo de verdura principalmente as verdes escuras, e comer diferentes frutas, eplomenos3 ao dia. Assim ele até pode ficar sem a carne sem nenhum prejuízo para o metabolismo.

    Ele já visitou algum dentista?, é bom se certificar se ele não apresenta dificuldades na mastigação ou deglutição, pois podem acontecer fatures musculares ou osseos dificultando esse processo, não sendo uma questão apenas de paladar e sim de dificuldade muscular, que um dentista ou uma fonoaudióloga podem auxiliar a resolver.

    Boa sorte, abraços

    Dra Ana Lucia

  216. webfilhos disse:


    Ola não fique tão aflita que os bebes percebemos os sentimentos dos adultos principalmente mãe e pai, mas com 4 meses pode ser introduzida papa de frutas cozidas ( maçã, banana prata e pera d”agua) pode ser oferecida 1-2xdia cozida em agua e uma de cada vez trocando o tipo de fruta a cada 4 dias ( 4 dias cada tipo de fruta),o restante do tempo, veja se uma outra pessoas consegue tirar o leite materno, que não seja a mãe, pois coma mãe por perto ela não vai aceitar mesmo. e dar de colher ou no copinho, aos 5 meses pode ser iniciada a papinha de legumes, posso te orientar, e lembres-sede dra agua aos poucos de colher4 algumas vezes por dia.

    Procure ficar tranquila, pois o amor resolve tudo.

    Bjs

    Dra ana

  217. webfilhos disse:


    Ola

    Primeiramente tenta Não ter mais as besteiras em casa simplesmente nao compre, se possível mantenha a rotina de refeições, não deixe passar horas sem comer, (ideal e que tenha algo para comer a cada 3 horas) para não ter nem vontade de besteiras, e a rotina bem certinha, com café da manha, frutas no meio da manha, almoco, frutas a tarde e jantar. No inicio não sera fácil, ate porque ele já se acostumou a suprir suas necessidades alimentares comesse tipo de alimento, mas se não tem, aos poucos terá que cede e se alimentar corretamente.

    E procure colocar a criança a mesa das refeições junto com os adultos ( sei que a rotina do dia a dia as vezes impede de estarem todos juntos, mas se organize para pelo menos 1 refeicao estarem todos juntos, para ele poder sentir como e gratificante se alimentar e poder seguir o exemplo dos pais no que e certo comer.

    Evite forcar a comer, e evite ficar falando, falando do que e certo e o que não e certo comer, deixe o a vontade para escolher do que tem na mesa.

    Tenha paciência e muito amor.

    Abraços

    Dra Ana Lucia

  218. joenes marques disse:


    ola Dra boa noite meu nome é joenes tenho um bebe de 1ano e 1 mês que so faz mamar tudo que lhe ofereço para comer ele vomita ñ sei mas o que fazer até água suco é como muita dificuldade que ele bebi. É se fico sem da de mamar para que ele coma ele ñ come fica com fome até a hora que eu amamente ñ come de jeito nenhum tranca a boca,chora, mas ñ come por favor me diga o que fazer desde já agradeço.

  219. liana berta disse:


    Boa tarde doutora o que devo fazer para meu filho comer comida , fruta ,suco etc so quer tomar mamadeira e comer pao. Não sei mais o que fazer , sempre coloco comida de varios saborores e colorida, ele grita , chora e não come nada .

  220. Natália Nunes disse:


    Olá
    Gostaria de saber se meu filho de 1 ano necessita de tomar outro tipo de leite, `leite integral’ pois ele mama no peito ainda
    Mas Particularmente gostaria de acostuma-lo com outro leite mas já tentei da-lo leite integral mas ele n gostou
    Caso ele necessite tomá-lo oq poderia fazer?

  221. webfilhos disse:


    Ola

    Mantenha o leite materno enquanto for possível ( 1-2 anos), e quando for necessário ele deve passar primeiro para leite próprios para os bebes até 2 anos, como Aptamil, e depois aos 3- 4 anos passar para leite comum, e nem recomendo integral, e sim semi-desnatado.

    Boa sorte e tenha paciência o ritmo intestinal de uma criança é bem delicado, deve –se evitar mudanças constantes dos leites

    Abraços

    Boa sorte

    Dra. Ana Lúcia

  222. Claudia Migliorini disse:


    Minha filha está com 2 anos e 7 meses e não consegue comer nada, só mama e come as vezes um biscoito ou uma bolacha. Até os 11 meses ou 1 ano ela comia papinha ou algumas frutas, tudo muito pouco mais comia, depois ela ficou adoentada,com dor de garganta e ouvido e não queria comer nada, só mamava, eu para ela não passar fome dava só o mama até ela melhorar,só que depois disso ela não quis comer mais nada, foi crescendo e as vezes comia um pouco de arroz puro, ou um ovo cozido, fruta nem pensar, agora nem isso ela aceita, é eu chegar com o prato ela se esconde e começa a resmungar que não que, eu nunca forcei ela a comer pois sei que é errado, mas não sei o que fazer pois ela não está ganhando peso e tenho medo que ela perca a saúde e não se desenvolva. Por favor me de uma luz!

  223. Kamila disse:


    Olá doutora meu filho tem 1 ano e 3 meses e não come prefere o leite não tem jeito, ele come umas 6 colheres pequenas de comida,e come um pouquinho mesmo! eu insisto muito para ele comer mas ele acaba se irritando, e eu não insisto mas deixo ele a votade! e percebi também que ele só come se ver se é no prato de vidro que comemos, se for no dele ele não come de jeito nenhum, então eu coloco no prato de vidro e ele aceita mas, mesmo assim é com muita dificudade porque ele termina de comer pede mama! mas na hora de comermos ele come se for do nosso prato! então isso é muito confuso! ele pesa 10 650e fico muito frustada porque vejos bebes do tamanho dele que faz um refeição bem farta e ele enjoa logo!

  224. webfilhos disse:


    Ola Liana

    As crianças precisam de rotina bem estabelecida para se sentirem mais confiantes, assim é também com a alimentação, comece a fazer as refeições com horários bem certinhos, e se possível coloque a criança na mesa com os adultos e deixe-o participara da refeição , podendo escolher o quer comer, sempre em pequena quantidade, pois crianças pequenas comem pouco mesmo, e assim deve ser. Pode manter o pratinho colorido, mas é copiando os adultos que ele aprende a comer, então vocês devem dar o exemplo, sempre transmitindo que a hora da refeição é para se bem tranqüila, com harmonia e alegria> Na medida do possível pode ir tirando o leite, pois é um alimento muito pesado e completa as necessidades alimentares ( não nutricionais) ou seja enche a barriga da criança e ela não tem vontade de mais nada, e diminua os pães ( carboidrato) mesmo motivo só enche a barriga, sem nutrir. Não o cobre de nada e procure mostrar que não se afeta de ele não comer, simplesmente ofereça os alimentos, e se ele não quiser, simplesmente diga, tudo bem, se você não quer, pronto!, mas a mamãe quer, uhmm! que delicia essa comida, obrigada por eu ter o que comer, estou feliz! A criança é lúdica, e assim ela aprende, na imitação e no exemplo do adulto, não adianta nem insistir e nem criar um ambiente muito artificial, ela nem liga>

    IMPORTANTE- tenha muiiita paciência.

    Abraços

    Boa sorte

    Dra. Ana Lúcia

  225. webfilhos disse:


    Ola Claudia

    Não desanime, crianças são sujeitas a fases de quase inapetência ( não comer), mas deve manter a rotina de todos os horários de refições, e se possivel coloque a criança na mesa das refeições juntos com os adultos para que ela se sinta estimulada a participar desse momento alegre e harmônico que são as refeições em família. Realmente não a force a comer e deixe que ela escolha o que quer por no prato e sempre pouco, crianças pequenas comem pouca quantidade, mas procure nos intervalos oferecer frutas ao troca de biscoitos ou guloseimas.

    Boa sorte , fique firme

    Dra Ana Lúcia

  226. roseane disse:


    olá, tenho um filho de 4 anos, que não gosta de legumes, frutas so banana e maça, n toma leite e de uns tempo pra ca, não quer comer feijão. fico preucupada pois se alimenta muito mal.. tenho medo dele ficar com animia ou coisa assim…. por favor me de uma força!! n sei mas o que faço..

  227. Miria Reis disse:


    Por favor,preciso de ajuda.
    Minha filha tem 2 anos e um mês e não come nada.
    Eu sei que nessa idade já deveria estar comendo a comida da família, mas não come. Então faço papinha de legumes todos os dias para ver se ela aceita alguma coisa, e ela reluta para não comer e se forço ela vomita.
    Estou desesperada, por favor me ajude,porque até o leite com mucilon ou vitamina de frutas, ela recusa.Não gosta de nada, não pede comida hora nenhuma, não come nenhuma fruta, biscoito ou pão. Passa os dias tomando leite ou iogurtes. O que faço?

  228. Flavia Gonçalves disse:


    ola!Minha filha esta com 7 meses,e desde 15 dias de vida ela começou a ter cólicas,eu não comia nada que poderia fazer ela ter gases.Mas,hoje com 7 meses ela come de tudo,e ainda esta mamando em mim,e continua com cólicas,todo dia da parte da manhã,ela esta dormindo e ela resmunga,geme,vira de um lado para outro,faz força,acho que é para soltar pum e não consegue.Eu doou para ela remédio de gases,só que não resolve muito.Gostaria de saber o que é que esta causando as cólicas nela,se é amamentação ou a papinha,ou se é algo que eu estou comendo.E o que eu faço para acabar com as dores dela.

  229. Miria disse:


    Olá, eu preciso de ajuda. Minha filha de 2 anos e um mês não come comida de sal de jeito nenhum. Então faço sopinha de legumes batida no liquidificador e forço ela a engolir algumas colheres, mas ela sempre vomita, o que faço?
    E também não gosta de leite ou pão, biscoito, estou desesperada.

  230. salete disse:


    Ola

    Meu filho tem 4 anos e come relativamente bem, aonde vamos pede feijao e arroz, como carne vermelha, frango e peixe, frutas ele nao come nenhuma exceto banana, porem quando era menor comias quase todas as frutas. Porem faz pouco tempo vimos que ele estava com anemia, atraves do exame de sangue, conversei com ele e expliquei a ele o que estava acontecendo e que ele deveria mudar os habitos dele e comer todas as coisas que eu sempre ofereci a ele e ele aeitou e passou a comer tudo o que eu ofereco e ainda aumentei com sucos variados que no final viram quase uma vitamina de frutas e ele aceitou muito bem. Meu problema com ele e que ele se recusa a comer sozinho, na escolinha, ele entrou esse ano, ele como sozinho e eh muito independente, em casa ele eh independente em outros campos, ele tem uma personalidade forte, quando ele decide uma coisa nao tem argumento que faca ele mudar de ideia. Converso com ele sobre a importancia dele comer sozinho, explico que ele ja eh um rapazinho porem ele continua determinado a que eu de comida a ele, perguntei a ele porque ele na escola ele come sozinho e em casa nao e me respondeu que em casa ele nao sabe comer sozinho, tambem me disse que como eu chamo ele de bebe lindo e os bebes nao sabem comer sozinhos eu tenho q dar comida a ele. Faz 2 semanas q eu decidi nao dar mais comida na boca dele e comecamos uma guerra dentro de casa porque ele de um lado se recusa a comer e eu nao quero voltar a tras na minha decisao com ele, acho q se volto atras agora depois ele vai fazer mais pressao para eu continuar dando comida a ele. Na primeira semana ele resistiu mas a fome acabou forcando ele a comer, isso depois de ficar quase uma hora e meia na mesa com ele, conversando e mostrando os lados positivos dele comer sozinhos, chorou, implorou e teve ataque colera tambem para que eu desse a comida, nao dei e por fim ele comeu sozinho, achei que tinha ganho a batalha e para a minha surpresa essa semana as coisas pioraram, quando falei para comer senao ele iria sentir fome na escola e me respondeu que preferia sentir fome e saiu da mesa, ele foi sem almoco para a escola e se recusou a tomar o suco, essa semana isso aconteceu 4 dias e a noite teve uma noite (segunda-feira) chegou comendo tudo o que colocava na frente dele e sozinho…porem as demais noites foram igual ao almoco, Eu ja nao sei mais o que fazer, nao sei se dou marcha tras devido a anemia dele ou se fico firme na minha posicao. Esta dificil porque vendo ele essa semana me deu uma angustia, uma vontade chorar de ver ele tao determinado em nao comer. Eu sempre disse a ele que nada eh proibido de comer em nossa casa desde que seja na medida e ordem certa, ele sempre pode pode se deliciar com o chocolate q tanto ama….sempre que tivesse limpado o prato e quando nao limpava ele nao me pedia o chocolate porque sabia q nao ganharia, nao toma refrigerante so suco e agua…toma mamadeira quando acorda e quando dorme e isso eu nao toco mesmo sobre protestos do meu esposo porque viajamos muito e o keite eh o que ele me pede quando estamos em transito de um lado a outro, mas so toma se for sem nada, so o leite, Eu nao sei mais o que fazer em relacao a esse assunto, antes de comecar a preparar os alimentos eu pergunto a ele o que ele prefere comer, ele participa em algumas coisas como fazer o suco, outro dia quis fritar ovos entao fiz o processo com ele e o azeite frio e quando levei ao fogo ele ficou no meu colo vendo a transformacao do ovo, me convida para fazer bolo e famos tudo junto, eu vou adiantando alguns detalhes que vao acontecer tipo mudanca de cor, textura..etc. Por favor me ajude a encontrar o caminho para ele comer sozinho, se possivel sem tanto sofrimento.
    obrigado
    Salete

  231. webfilhos disse:


    Ola Salete

    Procure ser menos exigente com você e com seu filho.
    SE você olhar pelo lado dele:
    Só tem quatro anos- mas é bem esperto e principalmente inteligente ( ou seja, capaz de juntar fatos e tirar conclusões, tem adulto que não consegue este alcance), assim na vidinha dele e capaz de associar fatos, se você o chama de meu nenê, ele conclui que pode se comportar como nenê, e se na escola eles dão na boca, o que será diferente em casa.
    Assim sendo, a ação casa-escola terá que ser em conjunto único, converse com a professora dele, se é possível ela (com toda pedagogia que ela aprendeu), fazer uma atividade com o grupo dele para que todos passam a comer sozinhos, pois a criança aprende muito mais com o lúdico (na brincadeira) que com a obrigação, ou forçado.

    Você me parece , uma mãe bem carinhosa, então tenha um pouquinho mais de paciência e de mais tempo a ele para AMADURECER afetivamente, procure dar a ele na hora da comida desafios, e você fazem a refeição juntos, e você pergunte a ele- será que ele consegue comer 3 colheres da comida sozinho, e você diz, a mamãe come sozinha (e você come a sua comida ), e ele sem perceber se esforça para comer sozinho, só para ser COMO A MAMÃE, este é um dos maiores desafios de uma criança (imitar os adultos, principalmente a mãe ou o pai). Enquanto isso a professora , na escola, faz a parte dela.

    Boa sorte, abraços

    Dra. Ana Lúcia

  232. webfilhos disse:


    Olá Miria

    Em primeiro lugar, procure ter paciência, pois a sua filha esta começando a prender novos sabores e alimentos.
    Procure fazer a hora da comida uma brincadeira, é desta forma que as crianças melhor aprendem.
    Compre panelinhas e um fogãozinho de brinquedo, e procure vocês duas prepararem a comida ( ela faz a das bonecas e você a da famila), coloque mesinha e pratinhos e depois vocês duas vão comer o que cada uma preparou, depois uma come a comidinha que a outra preparou, e você ( como adulta, com mais conhecimento) diz que esta uma delicia, elogia a comidinha dela e a sua, e pergunte o que ela achou da comida que você fez e que ela fez.
    Claro que é tudo de brincadeira, mas você ( faz comida de verdade) coloca arroz e feijão saladinha que você preparou no seu prato e pergunta se ela quer, e coloca um pouquinho ( crianças comem bem pouco)ela vai fazer a comidinha dela de brincadeira e você coloca também no seu prato a dela, e acha a dela também ótima. A criança aprende imitando os adultos, e aos poucos voec verá que ela está se interessando pela comida dos adultos ( que você chamou de salgada, a propósito evite colocar sal na comida dela ou temperar demais), crianças comem sem nenhum tempero, esta é uam conquista dos adultos e as ciançs aprendem bem mias tarde ( após os 3 anos de idade e devagarinho).
    Boa sorte, tenha paciência e muito amor, e procure colocá-la na mesa com os adultos para comer o que e quanto quiser, isto a faz ter interesse pela comida e pelo momento da refeição em familia.

    Bjs
    Dra Ana Lúcia

  233. webfilhos disse:


    Olá

    O caso de sua filha é mais comum que parece, são as cólicas prolongadas do bebe.

    As cólicas dos bebes, são esperadas até os 3-5 meses de idade e decorrem de franca imaturidade dos intestinos da criança, e conforme os intestinos vão amadurecendo as cólicas vão diminuindo até passar., mas podem levar mais tempo, como o seu bebe, que pode ter um intestino um pouco preguiçoso, e a transformação do alimento é mais lenta demandando mais trabalho e as cólicas.

    Como os seres humanos são diferentes entre si , muitas variantes podem ocorrer, parece que até as regras podem ter muitas variantes, e sua bebê, eu particularmente gosto das variantes, a normalidade é monótona e as diferenças nos estimulam a estudar, investigar e a buscar novos caminhos, parece que o seu bebe, se encaixar numa das variantes, por isso ele já é muito especial, te leva a ter calma e muiiita paciência, claro que atitudes podem auxiliar a amenizar esses momentos e até encurtar o tempo de espera.

    A sua alimentação, é sem duvida muito importante, como já vem fazendo evitando alimentos produtores dos gazes- chocolates, embutidos ( salame, presunto, leite), CAFÉ , CHOCOLATE, ALCOOL, e você procure beber muita água pura principalmente enquanto estiver amamentando.

    Para o bebê- continue amamentando, um outro leite pode agravar os gazes. E procure dar a ele água filtrada, temperatura ambiente e na colherzinha, ou copinho, sem mamadeiras ou xucas ( que agravam) pois os bebes para sugar os bicos engolem ar que pioram as cólicas, e na medida do possível evite os remédios pois conseguem retardar o amadurecimento intestinal, na hora da cólica ofereça água e tenha calma também, converse com ele, para ele se acalmar também, as crianças e os bebes ficam aflitos quando os adultos ( principalmente os que cuidam deles também estão aflitos, diga-lhe que está fazendo de tudo para melhorar a cólica e que ele fique tranqüilo que ela já vai passar, e coloque bolsinha de água quente, vende na farmácias comuns umas próprias para cólicas dos bebes.

    Então em resumo é: ter paciência, água de colher e com freqüência, e bolsa de água quente.

    Abraços

    Dra Ana lucia

  234. salete disse:


    Primeiramente quero agradecer a sua resposta tao rapida, estava esperando essa resposta anciosamente, muito obrigada. Vou aplicar essas dicas de me enviou, vou apostar todas as minhas fichas nisso, quanto a escola eu ja conversei com a professora a alguns meses atras porque venho tentando fazer ele comer sozinho a um ano mais ou menos sem sucesso por isso tive essa posicao tao radical desta vez. Como escrevi anteriormente na escola ele come sozinho, e a professora me falou que eh super indenpendente, chegou ir ao banheiro lavar a colher do iogurte que comeu e a professora explicou a ele q no banheiro nao se lava a colher. Ela trabalhou com ele esse ponto e a principio ajudou porem depois que ele viu q ela estava me ajudando a convencer ele a comer sozinho nao deu mais certo. Vou aplicar o me enviaste e quando eu atingir meu objetivo com ele lhe envio noticias.
    mais uma vez muito obrigado.
    salete

  235. Miria disse:


    Obrigada doutora, vou fazer o que me aconselhou, tomara que ela aprenda a comer pelo menos um pouquinho.Beijos…

  236. Sidnei disse:


    Gostaria de ajudar,meu filho de 9 anos, não come comida, arroz, feijão, salada etc, só come macarrao, pizza presunto e mussarela,leite com nescau,pipoca,pasteu de pizza,isso e’ a base da sua alimentacao, ele nao interessa em come outras coisas, comidas diferentes, quando esprementa algo novo faz vomito.Nao sei como proceder.

  237. Fabiana disse:


    Boa noite,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo site. Meu filho atualmente tem 1 ano e 7 meses e praticamente não como nada. Temos tentado de todas as formas, mas ele na maioria das vezes come muito pouco, e muitos dias não come nada. Quando conseguimos dar alguma coisa, é sempre a mesma coisa: ovo, batata frita, iogurte e mamadeira de farinha lacta (esta ele gosta muito, damos uma de manha e uma a noite). Cabe lembrar também que se dermos besteiras ele come (salgadinho, bolachinha, balas, etc.), mas claro que evitamos.

    O que me deixou confusa é que exatamente quatro meses atrás ele comia de tudo, sopinha, frutas, caldo de feijão, etc. E de lá para cá mudou radicalmente, e desde então tem sido um tormento a hora de sua alimentação. A única coisa que observamos é mais ou menos nesta época ele teve uma estomatite.

    Não sabemos como lidar com a situação, cada pessoa tem uma opinião diferente. Devemos deixa-lo sem comer até ele ficar com fome? Se for assim, quando ele ficar com fome qual comida dar, pois já vai ter passado do horário da refeição? Ou cedemos damos estas besteiras para ele comer?

  238. Dani Carvalho disse:


    Dra Ana, primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo carinho em que trata todas as mamães, tias, vós que vem até aqui suplicar uma ajudinha sua! Suas explicações são sempre muito simples e fáceis de entender. Bom, meu caso é o seguinte: estou em depressão desde antes do meu bebê nascer – ele está com 2 anos e 7 meses. Estou levando sem tomar remédios até hoje, mas acho que realmente terei que me permitir tomar algo, pois não estou nada bem. E estou passando isso para eu filho. Já não tenho paciência com ele, com sua bagunça, suas birras e mal-criações, mas parece que quanto mais eu brigo, pior ele fica. Ele entrou na escolinha com 1ano e 11 meses (somete meio período – o da tarde). Adaptou-se bem, as tias dizem que ele come bem na escola porém de um tempo pra cá ele está parando de comer comigo. Não quer nada que dou para ele comer – posso fazer comida em casa, ou comer fora com ele (no almoço sempre estamos nós 2) – ele não quer comer. Sinto que sou eu que estou fazendo isso com ele, pois acabo me irritando e brigo muito. Acho que parte pode ser culpa minha – esse meu descontrole está afetando meu filho. Ele só come quando brinco, e olha lá. Feijão nem pensar – detesta. Esta semana o máximo que está comendo – forçado – é 3 ou 4 colheres (de sobremesa) de comida. Mas normalmente, acaba comendo só ovo cozido, carne ou frango ou peixe (tipo 6 ou 7 pedacinhos do tamanho de um grão de feijão – pq se for maior ele mastiga e gospe). Mas como anda enjoando de tudo, meu medo é parar de comer de vez… Por favor… me de uma luz também!

  239. webfilhos disse:


    Ola Roseane

    O seu filho esta seletivo, ou seja seleciona os alimentos, e isto no geral do leque alimentar não deve levá-lo a anemia, o que a familia precisa ter atenção é que mesmo comendo pouca variedade ele tenha oferta de mais alimentos de valor nutricional, por exemplo evite o leite qualquer custo, pois na idade dele o leite que tem alto valor calórico, engana o organismo e ele não se interessa por mais nada, ofereça frutas, mesmo em pouca variedade, e o que ele gosta tenha sempre na mesa, e os alimentos que a família gosta, procure sempre colocá-lo na mesa com a família e que ele participe das refeições ativamente, ou seja podendo escolher o quer comer ( e coloque pouca quantidade, crianças pequenas comem pouco quantidade mesmo, o que precisa é ampliar aos poucos a variedade, que o fará através do exemplo de vocês ( família, pais, adultos), pois ele vendo a família se alimentar de alimentos variados, e num momento de amor e harmonia ele terá exemplo e procurará imitar, pois é no lúdico que as crianças aprendem, sem forçar ou castigar.

    Tenha amor e paciência

    Boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  240. webfilhos disse:


    Ola Sidnei

    O problema deve ter iniciado muito antes pois esta idade ( 9 anos) ele já tem recursos para escolher e decidir o que quer e o que não quer, sendo assim precisa ter um tanto de paciência, evitando forçar ou insistir muito no assunto, procure nem comprar estas guloseimas ( nada, nem bolachas, achocolatados, pizza só as vezes), pois tem alto valor calórico e ocupam espaço metabólico e não permitem que o adolescente sinta fome ou se interesse por outro tipo de alimento, procure colocá-lo à mesa com vocês para as refeições e somente o exemplo o fará ir aos poucos mudando os hábitos alimentares, e procure deixa-lo escolher a comida a por no prato, conversar com ele, que se ele tiver que vomitar , o fará num balde ( coloque no chão do lado da cadeira dele na mesa, claro que isto so deve ser feito com a família ( os pais), com outras pessoas evite a exposição e constrangimento.

    Paciência e amor.

    Boa sorte

    Dra Ana Lúcia

  241. webfilhos disse:


    Ola Dani

    Realmente como a criança é uma extensão do adulto, principalmente da mãe, seu filho provavelmente esta passando por stress como você, portanto por ele procure um tratamento para você, que pode ser até com psicólogo, com orientações simples, evitando os remédios antidepressivos, e quanto ao apetite, é que sempre falo precisar ter paciência e amor, se a sua paciência está prejudicada claro que afeta a criança, seu filho. Portanto tenha amos a vocês dois, procure ajuda profissional e a vida de vocês voltará ao normal com muito amor, união e principalmente alegria.

    Força, boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  242. sirlene disse:


    Ola doutora! Meu filho de 2 anos e de5 meses não quer comer comida de sal nem almoço e nem janta, só bebe leite na mamadeira e come biscoito de vez enquando. Partir dos 6 meses até 1ano comeu muito bem depois de 1 ano ficou assim! Falo com algumas mães ela falam q ele vai melhorar se eu tirar um pouco o leite. Por conta disso ele não sabe ainda a comer sozinho com a colher! O que faço? Me ajude por favor.

  243. julia disse:


    oi meu filho tem 10 meses não come nada só quer mama já não se o que fazer mais mim ajuda por favo.

  244. webfilhos disse:


    Ola

    Não se preocupe tanto, alguns meninos demoram mais que outros para aprender. Realmente o leite tem digestão lenta e difícil, assim comento leite com bolachas é possível que não tenha apetite para mais nada. Procure ter uma rotina de alimentação com todas as refeições dele compartilhadas com a familia, e nessa idade pode praticamente tirar o leite e as bolachas também. Será um trabalho de reedução alimentar.

    Paciência

    Boa sorte

    Dra ana lucia

  245. Nany disse:


    Ola
    Meu filho de 6 anos não quer comer nenhum tipo de comida.Desde que ele tinha 1 ano de idade,nunca quis comer comida,so mamadeira. Eu fazia tudo batido no liquidificador e dava na mamadeira.Isso foi assim ate os 4 anos quando tiramos a mamadeira dele,sem trauma nenhum,graças a Deus.So que mesmo assim,ele nao se interessou por comer comida e sim,somente pão,bolacaha agua e sal,carne de hamburguer. Quando oferecemos um prato com comida,ele se desespera,grita,chora,vomita a comida quando lhe damos na boca.Já nao sei mais o que fazer pois ele se encontra com 6 anos e nunca botou uma colher de arroz e feijão na boca sem que vomitasse. Ja levei no pediatra,no psicologo e todos so dizm pra ter paciencia. Ja tentamos o metodo de deixa-lo com fome,oferecendo comida de 3 em 3 horas mas,ele ja ficou 3 dias sem comer nada por conta disso. O que eu faço? ja não sei mais o que fazer.Ele ta muito magro e so quer comer pão com hamburguer,suco de uva,porcaria ,mas nada de arroz com feijão. Me ajudem! Me digam o que posso fazer? Obrigada.

  246. nicole telles disse:


    ola estou desesperada!!!minha filha tem 3 anos e come muito pouco,na escolinha ja estao reclamando que ela nao quer comer sozinha mas se der a comida na boca ela come tudo.nao sei mais o que fazer,em casa eu sirvo a comida e ela se distrai e nao come e realmente se der na boca ela come, mas creio que ela tenha que comer sozinha ja.ela esta com 17 quilos a pediatra diz q ta bom mas nao sei mais. se eu nao der na boca ela não come e depois quer cafe,bolacha,adora pizza,batata frita, mas comida mesmo ta dificil dela comer.me ajudem por favor.
    obrigada

  247. webfilhos disse:


    Ola Julia

    Aos 10 meses os bebes mama mesmo, mas você precisa iniciar uma rotina alimentar com ele , que via de regar se inici aos 6-7 meses, m,as ainad esta em tempo, pois os bebes precisam de uma rotina estabelecida, não adianta um dia dar comida e no outro o mama, ele sabe que o mama é garantido e o resto não, portanto você precisa se organizar, ter paciência e colocar horários nas alimentações, seja:

    6hs da manha- mamar

    8-9hs- fruta

    11-12hs almoço

    14-15hs fruta

    16- mama

    18-19 hs jantar

    20-21- mama

    Assim ele , mesmo sem ter relógio sabe que tudo ira acontecer no tempo certo, ele fica esperando pelas refeições, é tudo instintivo.

    Boa sorte e tenha sempre paciência e muito amor ao fazer as coisas para e com o bebe

    Dra Ana Lúcia

  248. webfilhos disse:


    Olá Nany

    Agora temos que consertar os erros, mas não tenha culpa, pois os pais erram sempre tentando acertar, a mamadeira é um veiculo de infantilização , jamais a comida deve ser dada nela, muito pelo contrario ate mesmo para o leite tiramos o veiculo mamadeira no máximo aos 2 anos. Depois tudo no copo, para que a própria criança tenha chance de amadurecer.

    Mas vamos ao que interessa, primeiro, procure colocar semper uma rotina alimentar na vida dele, com horários certos, para que ele tenha certeza que não ficará com fome- ao acordar- leite e frutas ( colher e copo) nada mais na mamadeira, almoço na mesa com os adultos, podendo escolher o que ele quer comer, coloque pouca quantidade no prato, assim deve ser o jantar também, um lanche a tarde,que pode ser com leite e frutas, normalmente a mãe, ou os pais é que definem a alimentação da criança, assim , como dizem, precisa ter paciência realmnete e comer junto com ele, e dizendo que está tudo muito gostoso, para que ele, copie um modelo.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana lúcia

  249. webfilhos disse:


    OLÁ

    Algumas crianças o amadurecimento é num tempo um pouco mais logo que a maioria, por isso devemos respeitar o tempo de cada um, portanto, paar não criar ansiedade em ninguém, nem você nem na escola, diga na escola que falou com uma médica , que pediu um pouco mais de paciência, e que por enquanto continue a mostrar a sua filha que terá alguém para lhe auxiliar a comer, em casa procure estimular e colocá-la com os adultos na mesa para imitar como comer, e na hora que ela se cansar, deixe claro que como ela já come sozinha você vai somente ajudar, e na escola peça a professora que faça jogos com as crianças para ver quem come sozinha mais vezes na semana, ganha um premio ( não é presente, e sim ajudar a professora a arrumar os cadernos, a sala, etc, são prêmios emocionais, não materiais) pois a criança aprende com o lúdico ( brincando), ok?

    AH! o peso esta bom para idade, não se preocupe com a balança, terá tempo para isso, o certo nas crianças é serem magros mesmo.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  250. Jovelina disse:


    Olá doutora. Meu filho está com 1 ano e não está muito interessado em comer a cerca de uns 2 meses. Muitos dizem que é só fase por causa do nascimento dos dentes, mas já nasceram 5 dentes e nada dessa fase passar. Ele amamentou exclusivamente no peito até 6 meses e meio. Desde os 6 meses introduzi frutas amassadas ou raspadas e aos poucos papinhas de legumes com carne (frango ou boi)peneiradas até uns 9 meses, após comecei a dar a papinha apenas amassada. Ele sempre comeu em torno de 150 gramas. Mas desde os 10 meses começou a reduzir a quantidade, e não aceitar ajuda. Como sempre quis pegar com as próprias mãos comecei dar frutas em pedacinhos para ele pegar, assim estou fazendo no almoço e jantar, deixo ele pegar pedacinhos de legumes cozidos ou tomatinhos e carne, enquanto isso tento dar umas colheradas de arroz com feijão amassadinhos, mas come no máximo umas 5 colherinhas de chá. Ele toma 3 mamadeiras no dia. 1 às 7h da manha (240ml) 1 às 14h (210ml) 1 uma às 20:30h (240 ml). Todas essas mamadeiras são feitas com leite ninho, metade de uma fruta e duas colheres de mucilon. Desde ontem parei de dar a mamadeira da manhã, expliquei para ele que está rapazinho e vai tomar café da manhã com a família, aí fiz a mesma mistura da mamadeira e coloquei num copinho, ofereci um biscoito maisena e um pedacinho de pão. Ele resmungou, mas tomou metade do leite e roeu o biscoito. Estou preocupada por causa do peso dele, ele está com 8kg e 300gr, ele tem 1 ano e 14 dias, e 73cm. Nasceu de 36 semanas e 3 dias, com 3,135kg e saiu do hospital com 2,715 kg, por causa de uma icterícia. Até que ponto devo me preocupar com o peso? Ele é saudável e muito ativo, anda desde os 11 meses.

  251. webfilhos disse:


    Olá

    Não deve se preocupar com o peso e altura, estes são dados passageiros, o melhor parâmetro de analise das crianças é o desenvolvimento, se ele, memso comendo pouco, se mantém disposto, brincando animado, alegre e feliz, ele está muito bem. Pois a inteligência se forma través da alegria de viver e de aprender a enfrentar novos desafios da vidinha dele, portanto continue colocando a criança na mesma com os adultos em todos as refeições que for possível, deixe que pegue e coma com as mãos,e lembre que crianças passam realmente por fases, uns demoram mais que outros pra passar, mas se orientaçõ for correta e tiver muito amor, tudo passa da melhor forma possível.

    Procure diminuir ainda mais o leite Ninho e retire totalmente as farinhas ( muscilon), e as bolachas, no máximo pode dar povilho para distrai apenas, pois tanto o leite quanto as farinhas, tem um metabolismo trabalhoso, lento e que dá a sensação de saciedade por muito tempo a uma criança, portanto ele não tem vontade nem interesse em comer, muito menos experimentar coisas novas.

    Boa sorte, tenha paciência e amor realmente a fase passa.

    Dra Ana Lúcia

  252. Adriana disse:


    Gente, eu estou desesperada já faz uns 5 meses ou mais que minha filha não come comida… não aceita nada, quando ve o prato diz “não quero” e começa a choradeira. Não sei o que fazer. Já levei a pediatra, dei uma vitamina para abrir o apetite e nada. Juro que n]ão sei mais o que fazer. Minha irmã deu miojo a ela e ela gostou, ficou um tempão só querendo, Sei que o miojo é um veneno. Me ajudaaaaaaa por favor !
    Já marquei uma consulta com uma nutricionista para ver o que vai da. Mas estou perdendo a esperança. Hoje mesmo não quis mamadeira, não quis fruta, nada… só bebeu agua e sustagem.

    Se isso é um pesadelo, QUERO ACORDAR LOOOOOGOOOOOO !

  253. Adriana disse:


    Continuação:
    Esqueci de falar
    Minha filha tem 2 anos e 2 meses, e se chama Rafaela.

    Me ajudem por favor !!!

  254. webfilhos disse:


    OLÁ

    Procure, em primeiro lugar, se acalmar, e pode já acordar, pois não é pesadelo não!

    As crianças passam por varias fases de inapetência ( não quere comer quase nada), mas quando bem administrada ela passa sem problemas. Procure criar uma rotina alimentar ( com horários bem precisos de refeições), com leite, fruta, almoço, fruta, jantar e leite, assim ela não fica insegura, e sabe que terá comida sempre e no horário certo. Como crianças pequenas não tem relógio elas se orientam pela rotina, portanto coloque a rotina alimentar bem direitinho, e coloque a criança na mesa das refeições para comer com os adultos, e deixe-a em alguns momentos escolher o quer comer, ofereça sempre, e lembre-se crianças comem pouca quantidade e muitas vezes com as mãos. Tudo isso faz parte do aprendizado e do amadurecimento, e EVITE a qualquer custo, substituir a refeição por bolachas, danininho, miojo, sustagens, temos que sempre oferecer alimentos de bom valor nutricional, não se deixe levar pelas propagandas enganosas.

    Procure ter paciência e muito amor, que tudo passa.

    BJs

    Dra Ana Lúcia

  255. maida disse:


    olá!
    minha filha tem 2anos 1 mês, ela cospe a comida e derepente ficou com enjou do peito. estou preocupada.

  256. karla disse:


    Olá boa noite meu filho tem 5 anos, nunca foi de comer bem, mas se alimentava, tem uns 3 dias (ja estou ficando doida) que ele diz que não quer comer, por que a comida vai para o pulmao, entrou nessa paranoia, não quer engolir nem a saliva, pensei que fosse na garganta, pois ele esta um pouco gripado, mas nada demais, ja levei ele no medico e a dr disse que não tem nada na garganta, eu estou obrigando ele a tomar vitamina e sopa, mais ele chora dizendo que não quer.Não sei mais o que eu faço…a hora de comer virou uma loucura total…

  257. andreia disse:


    ola, meu filho tem um ano e um mês ,ele não esta querendo mais mamar mamadeira,so que ele esta comendo bem ,o que eu faco, sera que e os dentes.

  258. lucineide santos disse:


    ola meu bebe tem 1 ano e 2 messes e nao quer + come comida ,mastiga e cospe fora o que faço

  259. valdijane oliveira disse:


    Olá!!!
    Minha filha tem 8 meses e esta vomitando o gogo só de ver já começa a querer vomitar, estou oferecendo outros tipos de alimentos frutas, papinhas para ela, mas acho que não ta sendo suficiente porque eu talvez esteja dando muita mamadeira, e também ela parou de mamar com 4 meses gostaria que mim passasse uma rotina alimentar para ela. eu achava q só fruta não sustentava bem, por isso dava mais mamadeira, mim ajudem sou marinheira de primeira viagem, umas pessoas falam uma coisa e outras falam outra ta difícil… Obrigada pela atençao

  260. Thais Rodrigues disse:


    Olá.. Meu filho em novembro faz um 1 aninho e não quer comer nada se come são 2 colheres e olha lá, estou preocupa pois ele vomitou 2 vezes após a refeição, de repente e deu diarreia uma vez está quieto, estranho.

  261. Tatiana disse:


    Boa tarde.
    Tenho duas filha, ambas puxaram o bio tipo do pai, a de ser magra, mais a mais nova tem tirado o meu sono com respeito a seu peso.
    Ela tem 3 anos e 2 meses e pesa apenas 12 quilos, durante o dia ela fica em uma creche e lá as tias falam que ela come de tudo, mais sabado e domingo em casa é uma negação, quando ela nasceu eu não tinha leite, então ela mamou por quase 1 ano e meio Sustagem, e nada de ganhar peso, passei ela em uma nutricionista do SUS e ela passou a tomar um leite que o governo oferece, gratuitamente, leite em pó com mais de sete vitaminas, tomou e engordava gramas mensalmente, parei com o leite do governo a quase 6 meses e ela nesses 6 meses engordou apenas 2 quilos, entro com vidros de vitaminas por conta e nada dela engordar, peço por favor que me ajudem o que posso fazer ou que especialista eu posso está procurando, por ele não ter peso a resistência dela sempre baixa, então ela fica doente com frequência, SOCORRO.

  262. Edna disse:


    Olá Dra, minha preocupação e minha filha de 3 anos, ela quando bebe comia muito bem as papinhas e frutas. Nunca gostou de banana e mamão dava ânsia. E até hoje nao come nenhuma dessas frutas, apenas uva sem semente e maca. Bem, e adora arroz e macarrao, mas sem molho. Ela nao come nenhum tipo de carne ou legume. Uma vez ela fez coco no pinico e disse que era carne. Nao gosta da aparência e textura. Ao Tentar comer uma sopinha com pedacos ela tem ansia e vomita ja na primeira colherada. Ofereço vários tipos de carnes e grãos, mas ela nega tudo!!! Percebo que nao tem interesse em experimentar. Toma muito pouco leite de manha, e na hora do almoço pede arroz, só arroz. Coloco no prato arroz, feijão, salada carne, tudo bonitinho e ela simplesmente chora e diz que nao quer. Já usei a criatividade e tb o castigo. Mas com ela nada funciona, já dei profol estimulante e tb nada. Ela cresce muito bem e nao fica doente. Já levei em vários médicos uns me dizem para eu tirar o leite e dar o suco de fruta e nao me preocupar, outros me passam complemento para o leite PEDISURE, Fortini, ferro em gotas……Enfim nao sei o que fazer.

  263. webfilhos disse:


    Olá karla, quando levou ao pediatra o que ele comentou sobre esta indisposição a comer?sim nao tem
    Nada na garganta mas crianças devem ser avaliadas na totalidade e nao ao uma coisa local converse melhor com seu pediatra para que avalia ate aspectos emocionais. Por enquanto se acalme, e Nao Force a alimentação, melhor fracionar, ou seja dar pequenas frações de alimento mais vezes por dia e avalie com o pediatra.
    abraços Dra Ana

  264. webfilhos disse:


    Ola Andreia

    Não precisa fazer nada, pois ele esta seguindo uma normalidade evolutiva , do leite para comida , e assim ele fica, procure manter uma boa rotina alimentar com horários de comida e fruta e água, e comendo bem precisa mais da mamadeira.

    Bjs

    Dra Ana

  265. Edna Andrade disse:


    Minha filha tem 3 anos e nao gosta de experimentar nenhuma comida. Ela toma leite ninho de manha e na hora do almoço só quer comer arroz, nao gosta de feijão e nenhum tipo de verdura ou legume, nao come carne de nenhum tipo. Uma vez fez coco no pinico e me disse que era carne! Eu conversei com ela e expliquei que nao era. Enfim…. Da muito trabalho! Já tentei usar proteína de soja junto com o arroz, mas qualquer tipo de diferença ela nega. Já usei estimulante profol e nada. Tenho receio então coloco no leite algumas gotas de ferro e as vezes uma gema. E normal uma criança nao querer experimentar nada. Obrigada Edna andrade

  266. webfilhos disse:


    Querida Thaís melhor leva-lo a um pediatra para uma avaliação, precisamos saber se existe algo mais além da diarréia e vomito, depois sim vamos reorganizar a alimentação correta. Procure sempre dar água com freqüência a seu filho.
    abraços
    Dra.Ana

  267. webfilhos disse:


    Ola Tatiana

    Procure ficar mais tranqüila, até porque como você mesmo disse ela tem o biótipo do pai, sendo assim se tudo corre bem será mais magra e alta, portanto a constituição da pessoa é algo difícil de ser alterado, e na minha opinião nem deve.

    Assim ninguém garante que ela na adolescência não venha a ganhar mais corpo, portanto é melhor crescer magra pois quando ganhar o corpo de adolescente

    Não ficará gordinha, como tantas atualmente.

    E resistência física não depende da gordura corporal, procure dar alimentos de alto valor biológico como cereais integrais, esqueça o sustagem e procure dar arroz integral, germem e farelo de trigo além de 2-3 frutas por dia, legumes e verduras até de carnes como frango e peixe, não esqueça de insistir que beba água e que durma no máximo as 8:30hs da noite quando o hormônio de crescimento faz seu trabalho dando imunidade a criança.

    E se tranqüilize , hoje o mundo corre atrás do magro, nem nas pinturas nem os anjinho são gordos.

    Abraços

    Dra ana

  268. webfilhos disse:


    Ola primeiramente procure ter paciência e não se desespere, nem permita que seu bebe perceba sua preocupação. Tenha sempre uma rotina alimentar, com local e horário para tudo, leite, frutas, papas, etc, assim ele se organiza internamente para comer, evite dar comida em horários e lugares diferentes a cada dia, isso confunde e indispõe a criança a comer,a papa deve ser colorida e com combinação de alimentos ( 2 raIizes, 2 legumes e 2 folhas),cozidos e peneirados, evite o liquidificador ou mix.
    Boa sorte, prepare a comidinha dele sempre com muito amor,[pensando que ele ira comer bem, e na hora de dar diga a ela que a comida esta muito gostosa, que a mamae fez com muito carinho e que te ama muito.
    Quando estiver preparando a papinha, que deve ser preparada diariamente, evite os congelados, coloque-o de maneira que veja você e possa acompanhar o preparo dos alimentos.

    Abracos

    Dra Ana Lucia

  269. webfilhos disse:


    Olá Valdejane, sua filha não tem pediatra?Pois todas estas questões de orientação alimentar, em geral são dadas pelo pediatra, se quiser a rotina alimentar coloco expositivamente pagina da webfilhos.A principio o que é vomitando o gogo?

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  270. webfilhos disse:


    OLA EDNA

    PROCURE FICAR MAIS TRANQUILA, E NÃO SE PREOCUPAR TANTO, O ORGANISMO AD CRIANÇA TEM RESERVA PARA VIVER COM POUCO ALIMENTO, SE ELA CRESCE, POUCO FICA DOENTE, É E BEM HUMORADA É ISSO QUE IMPORTA, PROCURE CIOLOCÁ-LA NA MESA COM A FAMILIA NAS REFEIÇOES E PERMITA QUE ELA ESCOLHA O QUE QUER COMER, NÃO PRECISA FORÇAR, DEIXE QUE ELE TE ACOMPANHE NA PREPARAÇÃO AD COMIDA E QUE PARTICIPE DE TUDO, OFEREÇA AS FRUTAS, SEM FORÇAR , O QUE QUER, QUER E PRONTO, TEMOS QUE EVITAR NA INFANCIA COMER A FORÇA, PARA NÃO GERAR DEPOIS UM TRANSTORNO ALIMENTAR.

    Realmente procure diminuir e ate tirar todo leite, como e uma alimento muito complexo em crianças de 3 anos da trabalho na digestão e faz com que ela não se interesse por nada e nem queira comer mais nada, não precisar completar com nada e muito menos dar ferro o qualquer remédio.

    Abraços e boa sorte, de tempo a sua filha para amadurecer o paladar e poder criar com bases na sua orientação uma rotina alimentar.

    Dra. Ana Lúcia

  271. Nádia Oliveira disse:


    Olá
    Meu filho tem 2 anos e 7 meses, amamentei até os cinco meses qdo voltei a trabalhar, introduzi o Aptamil e as papinha e no inicio fluiu bem, mas como o passar dos dias ele começou a rejeitar a papinha e sinceramente acredito que não tenha conseguido lidar bem com isso e fui pelo caminho de forçar, a hora da comida passou a ser um momento de angustia para mim, ficava estressada e ele também, de lá pra cá ele não come bem, tem se alimentado melhor cokm a baba do que comigo, o fim de semana é um problema, toma mingau (Aptamil 3+ farinha lactea+fruta+ quinua ou linhaça)pela manhã e noite, já esta indo a escola o lanche geralmente é bebida lactea ou iogurte o almoço é sempre uma dureza ele só quer comer tudo que tenha farinha dentro, com muita luta colocamos cenoura ralada beterraba ralada, carne desfiada, arroz, mas não consigo variar muito na alimentação fico muito angustiada pois sou enfermeira e oriento tanto as mães na puericultura , a tarde ele lancha, no final da tarde ele come a mesma comida que comeu no almoço e a noite come pão e toma mingau antes de dormir.Infelizmente não realizamos as refeições juntos porque com o tempo fomos vemos que ele comia melhor com a baba apesar de saber que esta errado, qdo estamos presente ele faz cena, fica chorando para não comer. Ele está pesando 13 kg. Queria muito mudar esse cenário e ver meu pequeno se alimentando normalmente para sua idade, a pediatra sempre fala para persistir insistir mas queria saber se tem alguma tecnica pratica para me orientar.

  272. Valeria disse:


    Olá Doutora. Primeiramente parabéns pelo site. Li boa parte dos comentários. Tenho um menino de 2 anos e 6 meses, sempre se alimentou corretamente, com legumes, verduras, arroz, muito feijão, leite, bolachas simples, nunca foi de comer guloseimas e não gosta de doces. Mas há 3 semanas ele começou a diminuir o volume das refeições e chegando a recusá-las. Há 4 dias ele recusa totalmente o almoço e o jantar, diz que não gosta de comida. Ele me diz que se eu der arroz branco e batata palha, ou salgadinho ele come. Como ele nunca comeu estas coisas, algumas vezes eu dava em pequenas porções. Mas como ele parou de comer totalmente, não dou mais. Atualmente ele está somente com 1 mamadeira as 5:30h + 5 biscoito simples às 8h, não come mais nada e recusa sempre o almoço, fica sem comer pois eu não dou, as 14:30h ele toma outra mamadeira (220ml de leite em pó puro) e fica até a noite (22:00h) aí toma outra mamadeira. Estou me descabelando, não sei mais o que fazer e como agir, será que esta privação alimentar pode desnutrir, comecei a dar um polivitaminico (por conta). Quanto tempo dura esta fase, é correto deixar sem se alimentar?
    Ele está no percentil 50 para peso e 85 para altura.
    Mas perdeu 1kg devido a esta fase.
    Devo complementar o leite dele com um suplemento? ou isto poderá deixá-lo mais sem apetite. E um estimulante de apetite, resolveria ou iria irritá-lo ainda mais.
    Aguardo retorno. Muito obrigada.

  273. Flavia Gonçalves disse:


    OLa!Minha filha esta com 9 meses,ela ainda mama em mim,mas meu leite esta diminuindo e seu pediatra ja receitou outro leite para complementar,e minha filha não quer pegar mamadeira.Nos ultimos dias,ela tambem não quer almoçar comigo,so quer mamar no meu peito.Minha sogra fica com ela para eu trabalhar na parte da tarde e com ela minha filha come bastante e mama na mamadeira o leite que o medico receitou.Não sei o que eu faço para ela comer comigo,porque antes ela comia muito ate,agora ela come umas 3 colheres e não abre a boca mais.Queria ir tirando aos poucos ela do peito mas quero que ela continua comendo como antes comigo.Me orienta por favor.Obrigada.

  274. Jéssica Rodrigues disse:


    Boa noite doutora, preciso muito da sua ajuda!
    Tenho uma filha de 2 anos e 8 meses que sempre foi ruim pra comer.
    Amamentei até 1 ano, tirei ela do peito PQ ñ queria comer, só mamar.. E isso fez com que ela emagrecesse. Demorou muito pra pegar a mamadeira, no começo ela tomava na seringa, colher e só a base de brincadeira. Depois ela pegou a mamadeira e até hoje ela mama o leite ninho 1+. Ela está na escolinha desde 1 ano e 11 meses, lá ela come lanche do cardápio e come bem, porém sempre recusa o almoço e a janta.. Essa hora da vontade de chorar.. Já passamos por tudo, fazer brincadeira, ameaçar, fazer trocas, outras pessoas da família alimentar ela.. As vezes dava certo ela comia bem, mais agora está ainda mais difícil.. Ela mama muito, em torno de 5 mamadeiras por dia e ainda acorda de madrugada .. Me ajude doutora.. Eu preciso de uma solução!

  275. webfilhos disse:


    Olá Nádia, a doutora responde em seu prórpio texto.

    Olá
    Meu filho tem 2 anos e 7 meses, amamentei até os cinco meses qdo voltei a trabalhar, introduzi o Aptamil e as papinha e no inicio fluiu bem, mas como o passar dos dias ele começou a rejeitar a papinha e sinceramente acredito que não tenha conseguido lidar bem com isso e fui pelo caminho de forçar, a hora da comida passou a ser um momento de angustia para mim, ficava estressada e ele também, de lá pra cá ele não come bem, tem se alimentado melhor com a baba do que comigo, o fim de semana é um problema, toma mingau (Aptamil 3+ farinha lactea+fruta+ quinua ou linhaça) NA MEDIDA DO POSSIVEL VÁ TIRANDO TODOS SO LACTEOS, POIS NA IDADE DELE,COMO SÃO ALIMENTOS DE ALTO VALOR BIOLOGOCO COM GRANDE TRABALHO ORGANICO, ELE TEM A SENSAÇÃO DE SACIEDADE POR MUIIITO TEMPO, NÃO SE INTERESSANDO POR NENHUM OUTRO ALIMENTO. Procure ter calma, paciência, XOM A BABA É MELHOR , POIS NÃO TEM COBRBÇA DE NENHUM DOS LADOS, DIGA A ELE, “QUE MAMÃE O AMA E QUE NÓS ( VOCES) ESTAMSO JUNTOS NESSA, E QUEÉ PARA ELE CRSCER CADA VEZ MAIS LINDO”pela manhã e noite, já esta indo a escola o lanche geralmente é bebida lactea ou iogurte EVITE o almoço é sempre uma dureza ele só quer comer tudo que tenha farinha dentro AOS POUCOS VÁ RETIRANDO, SEM CULPA, E ELE SO COMO A QUANTIDADE QUE QUIZER SEM FORÇAR NUNCA, com muita luta colocamos cenoura ralada beterraba ralada, carne desfiada, arroz, mas não consigo variar muito na alimentação fico muito angustiada pois sou enfermeira e oriento tanto as mães na puericultura , a tarde ele lancha, no final da tarde ele come a mesma comida que comeu no almoço e a noite come pão e toma mingau antes de dormir.Infelizmente não realizamos as refeições juntos porque com o tempo fomos vemos que ele comia melhor com a baba apesar de saber que esta errado, qdo estamos presente ele faz cena,NORMAL, POR ISSO EVITEM ESSE CONSTRANGIMENTO fica chorando para não comer. Ele está pesando 13 kg É MAGRO ,MAS NÃO SE PREOCUPE, CRIANÇAS PEQUENAS FAZER RESERVA ORGANICA COM POUCO ALIMENTO, POR ISSO ENGORDAM POUCO. Queria muito mudar esse cenário, DEVE SER AOS POUCOS CONVERSANDO COM ELE CARINHOSAMENET SEMPRE COM PACIENCIA E AMOR e ver meu pequeno se alimentando normalmente para sua idade NESTA IDADE COMEM POUCO MESMO, MAS PROCURE ESCOLHER MELHOR OS ALIEMBNTSO PARA QUE O POUCO SEJA DE VALOR BIOLOGICO, a pediatra sempre fala para persistir SIM insistir POUCO SEM FORÇAR, PODE ATE SER NA BRINCADEIRA mas queria saber se tem alguma tecnica pratica para me orientar. A TECNICA É TER PACIENCIA E AMOR.

    ABRAÇOS

    FIQUE FIRME.

    DRA. ANA LUCIA

  276. webfilhos disse:


    OLá VALÉRIA

    REALMENTE AS CRIANÇAS PASSAM POR FASES, INCLUSIVE A IDADE DELE É A De INAPETÊNCIA, ou seja não querer comer, mas como toda fase passa, mas a familia precisa se organizar, ou seja manter a rotina alimentar da crianças com horários corretos, oferecendo alimentos nas horas certas sem esperar que ele peça ou tenha queixa de fome. E se possível corte os leites ( todas mamadeiras) , esta muito para idade dele, o leite na idade dele é de difícil digestão, e portanto fica muito tempo no estômago dando a ele a sensação de saciedade, não tendo interesse por nenhum outro alimento, ofereça sim frutas no café da manha e lanche da tarde e nas refeições ele pode sentar com a familia e comer a comida dos adultos em pequenas porções, a batata palha somente quando fizer parte do prato da refeição , nada de dar fora de contesto, pode ate dar batata frita com os adultos, o ambiente familiar é estimulante para as crianças, pois sentem que já são “grandes” e os leva a querer comer como adultos, ou pelo menos se interessar pelo que so adultos estão fazendo, evite o comer sozinho, como bebezinho e ainda por cima num cadeirão.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana lucia

  277. VALKIRIA disse:


    OI DRA MINHA FILHA MAMOU 2 MESES,MEU LEITE SECOU ENTAO COMECEI DAR A MAMADEIRA,E SOPINHAS DE VERDURA Q A NUTICIONISTA RECOMENDOU ATE AI ELA COMIA DE TUDO,QUANDO ELA FEZ 10 MESES ELA FICOU COM A GARGANTA ENFLAMADA,NAO COMIA NADA FICOU +DE UMA SEMANA SO TOMANDO AGUA,DEPOIS DESCOBRIR QUE QUANDO ELA DORMIA CONSEGUIA DAR A MAMADEIRA COM ELA DORMINDO E ELA TOMAVA,POREM ELA AGORA SO QUER TOMAR MAMADIRA COM MUCILON(ESSES DIAS TA TOMANDO MENOS DA METADA DA MAMADEIRA)E NO ALMOCO EU FACO UMA SOPA COM VERDURAS E MACARRAO E PEDACOS DE FRANGO E BATO TUDO NO LIQUIDIFICADOR E QUANDO ELA DORME EU DOU E ELA COME TODA(+ SO COME SE TIVER DORMINDO)SEI Q NAO É CERTO MAIS EU NAO CONSIGO VER ELA O DIA TODO COM FOME E SO PEDE ÁGUA PRA BEBRE, ELA NAO ACEITA NADA Q EU OFEREÇO O Q FAÇO.ELA TEM 1ANO E 10MESES,OBRIGADA .

  278. Adriana Cristina disse:


    Ola,

    Meu filho tem 1 ano e nove meses e sempre acorda a de madrugada e só dorme depois de tomar mamadeira, nao toma leite puro só mamadeira com maça ralada misturada… damos uma de manha, outra no meio da tarde e outra na hora de dormir e de madrugada ou ele nao dorme de novo… ele tem comido menos comida salgada e nao sei se é porque toma muito leite durante o dia… as vezes ele nao janta direito e toma duas mamadeiras na hora de dormir…

  279. Priscila disse:


    Boa noite, Dra.
    Meu filho tem 1 ano e 2 meses 9,540 kg e ele estava mamando no peito apenas quando acordava , porém tive que trabalhar em período integral do dia 18 a 22/11 e nestes dias não amamentei e ele tbm não pedia em outros momentos…Então não amamentei mais desde então.O que acontece é que ele desde os 5 meses come papinha (agora comida normal), mais de uns 20 dias pra cá ele esta recusando comida de sal, faz cara feia e mesmo deixando ele comer sozinho , a vontade não come .Ele come frutas, pão ,bolacha,faço sucos de frutas com cenoura, beterraba, couve, água de coco, o que já ajuda. Outra coisa é que estão nascendo os dentinhos de trás e ele esta tendo diarreia uns 4 dias direto dai 1 dia normal , mais 3/4 dias de diarreia e faz normal .Não sei se pode ser esse o motivo.Porém estou preocupa ,como faço para ajuda-lo ,. Desde já agradeço a atenção. Obs: ele come de 3 em 3 horas.

  280. webfilhos disse:


    Tenha paciência pois os bebes não são maquinas que se faz programação e pronto, ela também devera ir se adaptando as mudanças que estão ocorrendo com vocÊs.E claro que os bebes preferem mamar a comer nas se vocÊ puder coloca numa rotina alimentar de leite, fruta, almoço, fruta jantar e leite ela só mama 2xdia e o alimento pode ser dado pela sogra pois- a criança sabe que a avo não tem leite assim terá que comer e ais poucos ela ira percebendo uma nova realidade e tudo a seu tempo para que ela consiga amadurecer também.tenha paciência e procure fazer tudo com amor,lembre de dar agua pura com frequência e aos pouquinhos ela começa a acostumar com outro leite mas deixa no materno ate pelo menos 15meses. Boa sorte

  281. Simone Rocha disse:


    Bom dia, Dra. Talvez tenha até respondido este assunto, mas como são muitos, vou informar minha luta. Minha filha tem 2 anos e 5 meses e quase não se alimenta de comida. Até 3 meses atrás, na passagem na escola do berçário para o mini maternal, ela comia bem. Arroz e feijão e uma mistura bem molinha. Desde então começou a recusar as misturas, só comia arroz e feijão no almoço. Agora nem isso quer mais. Só toma sopa ou comida processada. Suco vai bem, bolacha às vezes, gelatina gosta muito, frutas só em suco. Resumindo, não come nada em pedaços. Ontem mesmo, ela passou o dia a base de suco. Tentei dar o jantar em casa, mas muitas vezes ela chora desesperada quando coloco a comida no cadeirão. Ela até pede papá, escolhe a colher, senta no cadeirão e quando olha a comida faz escândalo. Nem porcarias ela come. No desespero já ofereci de tudo. Nada de pirulito, danoninho, sorvete, não aceita nada. Já pensei em neofobia, pois nada que é novidade ela aceita. Mas dizem que neofobia passa rápido, mas mesmo quando estava no berçário ela já não aceitava coisas novas. Como a comida lá era papa, ela comia bem. No mini maternal, o cardápio é de adulto, então ela passa o dia sem comer, só janta pq é sopa. Nao aceita bisnaga, pão, bolo no lanche… Outro detalhe é que se suja a mão pede desesperada para limpar. A mesa do cadeirão também quando cai alguma comida. Estamos tentando de tudo. Vamos a restaurantes, mostro a comida para ela, faço o prato e quando come é batata frita. Em casa, nos finais de semana, como com ela na mesa a mesma comida dela. Ela até come pouquinho, enrola, não deixa mais dar comida na boca, quer comer sozinha, quando coloca a colher na boca, abre uma uma boca gigante, parece que a colher está cheia mas quase não tem nada. Come 3 colheres e para. Todo munda fala que é fase, mas mesmo na escola dizem que está demorando a passar. Fizemos uma avaliação com uma fono especialista em dificuldade alimnetar. Ela verificou que minha filha tem mastigação infantil e orientou uma terapia alimentar. Eu queria iniciar já, mas meu marido acha que não é necessário. Que muitas crianças são assim e que devemos tentar em casa, dando mais foco agora nas férias. Eu choro todos os dias, estou desesperada…

  282. webfilhos disse:


    Ola Jéssica

    Em primeiro lugar deve manter a calma e principalmente a paciência, pois as mudanças não são rápidas e crianças em geral têm muita resistência à elas.
    Assim, sem pena, reduza drasticamente a oferta de leite, o leite tem alto valor calórico, determinando uma digestão lenta e mais difícil na idade da sua filha, portanto ela não terá interesse , nem fome por alimento algum por varias horas, sendo assim pode explicar a ela que não tem mais leite, só de manha, e procure tirar todos os outros durante o dia.
    E mantenha uma rotina de alimentação bem definida, e antes mesmo dela sentir fome já terá algo para comer com frutas e refeições corretas, nadinha de leite, na idade dela NÃO DÁ.

    E na medida do possível, coloque a criança para fazer as refeições com a família, para que ela sinta , que comer é um momento de alegria e união da família.

    Abraços e boa sorte

    Dra Ana

  283. webfilhos disse:


    As respostas da Dra. Ana Lucia estão no próprio texto.

    OI DRA MINHA FILHA MAMOU 2 MESES,MEU LEITE SECOU ENTAO COMECEI DAR A MAMADEIRA,E SOPINHAS DE VERDURA Q A NUTICIONISTA RECOMENDOU, tem pediatra acompanhando? ATE AI ELA COMIA DE TUDO,QUANDO ELA FEZ 10 MESES ELA FICOU COM A GARGANTA ENFLAMADA,NAO COMIA NADA FICOU +DE UMA SEMANA SO TOMANDO AGUA, e esperado naquela situação,DEPOIS DESCOBRIR QUE QUANDO ELA DORMIA CONSEGUIA DAR A MAMADEIRA COM ELA DORMINDO E ELA TOMAVA, ela já cresceu e tem que modificar o habito POREM ELA AGORA SO QUER TOMAR MAMADIRA COM MUCILON(ESSES DIAS TA TOMANDO MENOS DA METADA DA MAMADEIRA)tire isso o mais rápido possível, é ate melhor ficar sem comer a comer esse tipo de alimento, muito calórico, com pouca vitalidade, o organismo infantil fica enganada que se alimentou, mas não foi nutrido, pois não confere vitalidade, a criança pode ate engordar, mas fiac fraca. E NO ALMOCO EU FACO UMA SOPA COM VERDURAS E MACARRAO tire massa, pode colocar arroz E PEDACOS DE FRANGO E BATO TUDO NO LIQUIDIFICADOR evite isto, pois pica todo alimento e o faz perde os minerais, procure so amassar com garfo ou passar numa peneira nuca no liquidificar ou mixer. E QUANDO ELA DORME EU DOU E ELA COME TODA(+ SO COME SE TIVER DORMINDO)SEI Q NAO É CERTO, claro que não , pois a alimentação deve ser um ato consciente, o que precisa é ela sentar na mesa e se alimentar com a família, mas com a comidinha dela, isso confere a criança a sensação da importância da alimentação seja do ponto de vista emocional como nutricional. MAIS EU NAO CONSIGO VER ELA O DIA TODO COM FOME E SO PEDE ÁGUA, água também alimenta e nesta idade a criança pode até viver com pouco alimento, mas o correto para a vida dela é criar um habito saudável da alimentação, montar uma rotina de horários e do tipo de comida com frutas 2xdia e refeições com qualidade e não quantidade no almoço e jantar PRA BEBRE, ELA NAO ACEITA NADA Q EU OFEREÇO O Q FAÇO.ELA TEM 1ANO E 10MESES,OBRIGADA , fique calma e comece a conversar com ela colocando a rotina das refeições todas muito corretas, sem atrasos, apesar dela, mesmo em relógio, ter certeza que será alimenta.

    Boa sorte com amor e paciência

    Abraços
    Dra Ana lucia

  284. livia disse:


    ola boa noite meu filho tem 6 meses desde o segundo mes que ele vem diminuindo a mamada agora nao ta querendo mamar nada no peito,ja comprei varios tipos de leite e ate engrossante e ele nao quer mamar de jeito nenhum e as vezes ainda mama dormindo o que fazer?

  285. Marinete disse:


    Meu filho tem 2 ano e ainda não come comida mastigavel, o batida no liquidificador,estou sem opção de alimento, pois dou sopa batida, mingual, vitaminas e frutas, preciso de ajuda para introduzir alimentos mastigavel para o meu filho, quero saber o qu ao, quais comidas devo introduzir inicil,,horarios, quemdeve alimenta-ló, poisele aindamama

  286. Priscila disse:


    Oi mandei minha pergunta dia 03/12 e ainda não fui respondida. Diz comentário aguardando moderação.
    O que houve ?

  287. webfilhos disse:


    Olá Priscila! Desculpe seu comentário realmente não aparecia para nós, agora já está aprovado e em breve a Dra. Ana Lucia estará respondendo. Agradecemos a compreensão.

  288. webfilhos disse:


    Ola Priscila

    Claro que crianças pequenas tem dificuldades qualquer mudança na rotina, assim você deveria ter pedido orientação de seu pediatra quando precisou mudar a rotina alimentar dele, mas agora já está, então é bom que coloque uma nova rotina alimentar com horários e tipos e refeição corretos.

    Evite as bolachas ou biscoitos e os sucos, pois temos que investir nas frutas para ele comer nunca para beber.

    Proponha alimentações de 3/3hs com frutas, refeições completas com arroz feijão legumes e carnes ( frango, peixe, carne) que podem ser desfiados no meio da papa e se possível com pouco ou nenhum tempero, e que ainda devem ser bem amassadas pelos poucos dentes que tem, e o nascer de alguns dentes pode dar diarréia sim, procure dar água a toda evacuação amolecida e alimentação mais constipante- banana, maca , pêra , legumes e raízes, e diga a ele que comer faz bem para ele ficar cada vez mais bonito e saudável.

    Bjs

    Dra. Ana

  289. Márcia Silva disse:


    Olá Pessoa me ajude!!

    não sei o que acontece, meu filho tem 05 anos e não gosta de comer nada. apenas bolo, salgadinho, danone ele não come nada de comida de panela, a fono que o acompanha falou que ele tem aversão a comida, o que eu faço?? pois já fiz o que os pediatras me orientaram a deixá-lo com fome até sentir necessidade de comer e não resolveu… ele não se entrega, fica com fome mesmo e pronto. perde peso porque não come… me ajudem o que faço para ele gostar de comer??? nada que se ofereça ele aceita…

  290. tatiane disse:


    ola dra meu filho tem 2anos e 5 meses e nao quer comer comida de sal so quer tomar leite com toddy nao sei o que faço pois faco verduras e carnes diferente tendo incentivar ele mais ele nao quer nem experimentar a comida as vezes ele come uma banana mais é muito raro… e o pior que ele ta gordinho pois pedi mamadeira toda hora .me ajude nao sei o que fazer, estou com medo dele estar com anemia.

    obrigada!

  291. Barbara sisa disse:


    olá Dr. Ana…
    estou com um problema em casa… minha filha tem 2 anos e meio e não come nada o dia inteiro.

    se ela como são 3 colheres de arroz feijão e mistura.

    dou vitamina pra ela mais não adianta muito não ela pesa 10 Kg e parece que está emagrecendo pois andei reparando que as costelinhas dela está mais visível.

    Ela ainda mama Mamadeira mais somente de manha e a noite antes de dormi.

    ela toma uma mamadeira de leite com duas colheres de Mucilon.

    será que minha filha está com algum problema???

    por favor me ajude to desesperada!!!

    Obrigado desde já DR.

    beijos Barbara.

  292. GI disse:


    Meu filho tem 4 anos e não quer comer mais nada de alimentos sólidos somente leite iogurtes suco de maracujá chocolate e sorvetes sem nenhum tipo de amendoim ou castanhas ,resumindo ele não põe nada de sólido na boca…ele tem pavor de qualquer coisa na boca que seja sólido até mesmo o chocolate ele vai lambendo até derreter na boca até para cortar o cabelo ele dá trabalho se cair um fio de cabelo na boca ela fica apavorado e começa a chorar desesperado Ele nunca foi de comer bem, mas comia arroz, carne moída, azeitona, bolachas, salgadinhos, pães etc… quando ele teve a primeira “crise ” levei em médicos e psicólogos os médicos me disseram deixe ele sem leite e vá oferecendo outro alimento mas ele é muito resistente se deixar fica sem comer o dia todo e eu acabo cedendo… nã0 sei a que fazer já que por outro lado não é falta de apetite pois ele se alimenta muito bem com leite e iogurte o dia todo …estou preocupada já fazem quase dois meses me ajudem!

  293. Lorena Reis disse:


    Olá tenho um bêbe de 1 ano e 10 meses que não come absolutamente nada somente leite na mamadeira. já tentei tirar a mamadeira e incentivar o copinho ,mas não houve grandes resultados pois ela ficava horas e horas (recorde de 10hs) sem comer e nem a fome era motivo da troca. Em relação a alimentos salgados, é a mesma novela, ela brinca com a comida pega com o garfo o alimento e distribui para mim (mãe) ou o pai ,ou até mesmo o cachorro, resultado final não come também. Gostaria de saber o que faze com ela?

  294. webfilhos disse:


    Olá Livia, a idade de seu filho ele já pode iniciar outros tipos de alimentos (frutas, papinha), portanto pode pedir ao seu ao seu pediatra orientação sobre a papinha e pode se despreocupar com o leite, e procure evitar p aleitamento para pegar no sono , isto confunde a criança em relação a função da alimentação, evite também experimentar leites diferentes isto altera o intestino e não será bom nos próximos meses. Boa sorte.

  295. Simone Rocha disse:


    Olá. Enviei mensagem em 05/12/2013 e até o momento não tive retorno…

    Obrigada.

  296. webfilhos disse:


    Ola

    Realmente a idade do seu filho já o possibilitaria de mastigar já há alguns meses, pois conforme vão nascendo os dentes a comida deve ir mudando de consistência. Desta forma, você deve ir aos poucos explicando a ele e mostrando ( você mesma mostra a ele como você mastiga a comida, bem devagar), desta forma não há mais o que modificar, pois não está mais indicado comida batida para ele, procure com carinho e paciência, iniciar amassando com garfo a comida dele, inicialmente com mais caldo e pouco em pedaço, conforme ele vai mostrando habilidade pode ir introduzindo alimentos em pedaços cada vez maiores, e procure mostrar a ele confiança,paciência e procure afirmar que ele consegue, que já está grande e que tem dentes para isso. Crianças dessa idade costumam ter boas habilidades inclusive para o desengasgue, portanto procure não demonstrara preocupação em demasia. Evite água nas refeições ou outros líquidos, mas se quiser e puder pode continue amamentando 2xdia ( manhã e noite) nada além disso, para não confundir o mecanismo mastigatório.

    Boa sorte, abraços

    Dra Ana Lúcia

  297. webfilhos disse:


    Olá Simone!
    A Dra. Ana Lucia esteve de férias. Ela já retornou e estará respondendo à todas as solicitações. Em breve receberá sua resposta. Obrigada por nos acompanhar e pela sua compreensão.

  298. Barbara sisa disse:


    olá enviei um e mail sobre o problema que estou tento com a minha filha ai deu comentário aguardando moderação e agora sumiu … estou esperando a resposta obd Dra.

  299. webfilhos disse:


    Olá Barbara

    Pelo que li sua filha não tem nenhum problema maior, o fato é que tem crianças que comem pouco , mas se sentem bem dispostas, brincam, são alegres, e é isso que realmente avalia a saúde, a disposição para fazer as atividades da idade, o que pode acontecer é ter o metabolismo mais acelerado que é desta forma, são crianças que vivem bem com pouco quantidade de alimento, alem do que na idade que ela está muitas crianças crescem( está em estirão de crescimento) e como comem pouco não ganham muito peso visível, desta forma não se desespere , a principio está tudo normal, só fique de olho se ela efetivamente perde peso ( não somente no visual e sim na balança).

    Agora quando for ao seu pediatra, converse com ele de suas preocupações, e se ele considerar adequado pode solicitar alguns exames de rotina para idade.

    P. S. Evite as mamadeiras com as farinhas elas tem metabolismo lento, dão a criança sensação de saciedade, levam tempo para serem digeridas, fazendo com que as crianças não se interessam por mais nada, e podem ficar muitas horas sem comer.

    Abraços

    Dra. Ana Lúcia

  300. webfilhos disse:


    Olá Simone! pedimos desculpas, mas não localizamos sua mensagem, poderia enviar novamente, por favor?

  301. webfilhos disse:


    Ola Simone

    Primeiramente procure ter calma e paciência e principalmente NÃO COLOQUE RÓTULOS NA SUA FILHA ele é perfeitamente normal, as crianças passam realmente por muitas fases, e elas realmente passam , mas para algumas famílias a situação é bem mais trabalhosa, e muitas vezes dolorosa, portanto passe a seguir uma rotina alimentar com ela, e se come só um tipo de alimento faça isso por um longo tempo até ela sentir confiança na alimento e principalmente em você, como provedora e cuidadora, evite demonstrar sua preocupação, mostre-se tranquila, não quer comer ‘ tudo bem”, realmente nunca substitua por guloseimas , não quer comer não come NADA mesmo, a criança pede firmeza por parte dos adultos, e firmeza não é tirania, nem palmadas, é só firme nas posturas e pensamentos, procure conversar com ela, pedindo que ela lhe ajude a arrumar a mesa, e passe a colocá-la para comer na mesa com a familia, isso integra a criança e ela se sente valorizada, na medida do possível compre para ela umas panelinhas para que ela realmente prepare a comida junto com você, permita que ela monte uma salada, escolha as frutas para salada de frutas e assim ela percebe o valor dos alimentos independente da consistência deles. Mas por enquanto se tem dificuldade de mastigar, não force nem coloque em situação constrangedora, e se isto adentrar pelos 3 anos procure um ortodontista , pois muitas vezes uma inabilidade mastigatória está numa alteração da parte ósseo muscular facial e determina uma dificuldade em mastigar assim a criança quer tudo de consistência amolecida, corrigindo esta parte ele passa ater mais facilidade e pronto esta tudo resolvido, sem traumas para ela, e muito menos para você.

    Tenha calma, paciência e muito amor.

    Boa sorte

    Abraços

    Dra Ana Lúcia

  302. Jessica disse:


    ola tdo bem?? gostaria de saber como faço para minha filha gostar de outro tipo de leite a não ser o materno,, ela tem um ano e dez meses, e ainda mama no peito,, então estou tentando desmamar p adquirir outro leite,, mas ela não gosta de nada!!! o q faço???Só almoça feijão amassado o que faço?

  303. webfilhos disse:


    Ola Gilmara

    Puxa vida, mas sem culpar a ninguém, mas foram cometidos vários erros, agora para corrigir terá que ter muiiita paciência e principalmente muito do seu amor de mãe deverá ser despejado nestas situações.

    Com 4 anos a criança reage melhor através do lúdico, ou seja aprender brincando.

    Assim, primeiro lugar procure colocar para você e sua família uma rotina alimentar com horários certos, sem falhar um dia sequer, se o almoço num dia é as 12 , no outro as 13, não há rotina e a criança esquece e teremos que começar tudo novamente.

    Assim comece a rotina pelo café ad manhã, e a partir de agora ele terá que passar a fazer todas as refeições junto a família, sem cobranças, desentendimentos, todos calmos e em harmonia nestas horas, para que a criança sinta que a hora da alimentação é uma hora de confraternização da família. Você vai arrumar a mesa , colocar os alimentos, peça a ajuda dele nesta arrumação, procure colocar uma mescla de alimentos alguns sólidos como pão, queijo e frutas, e alguns em liquido, leite , yogurt. Nos primeiros dias a família sentada a mesa, começa a se alimentar o que costumam comer e você ou o pai perguntam a ele o que ele quer para o café da manhã, o deixe escolher, sem impor ou julgar, e o adultos comem tranquilamente e comentam, puxa como este pão com queijo, ou esta fruta está deliciosa, não é mamãe ou papai, e a criança aos poucos, devagar tende a imitar os adultos e o dia que ele provar algo sólido, procurem ser naturais, se gritos , aplausos ou qualquer coisa do gênero,, comportem-se com naturalidade. E de inicio o deixe comer o que quiser e quando não quiser comer nada, não cobrem, nem façam qualquer movimento de reprovação, inclusive permitam que ele permaneça na mesa participando do momento alimentar, e aos poucos, com o lúdico e por imitação ele começa a ceder e a provar os alimentos, sem que ele mesmo perceba a própria atitude.

    Nada de deixar horas se comer, nem proibis os alimentos que gosta e tem mais facilidade. A LIBERDADE, mesmo que vigiada é uma das maiores conquistas do ser humano, e deve ser respeitada, aos poucos novas regras devem ir sendo apresentadas a ele , sem cobranças ou julgamentos, pois ele “ traumatizou”, agora terá que buscar auto-confiança para resolver isso, e estas conquistas quando são crianças deve começar em casa e através da família.

    Quando ele não comer nada , procure deixar um caminhozinho de alimentos, que ele gosta, na mesa da cozinha, depois do jantar, pois no dia seguinte você saberá o que ele realmente comeu, e não comente nada, como se você nem tivesse reparado, é uma estratégia , onde você monta tudo sob o seu comando e ele pensa que o comando é dele, evite que ele passe fome, não o deixe sem comer nunca, claro que você deve escolher poucos alimentos e de maior valor nutricional, evite chocolate, bolachas , salgadinhos, prefira frutas, gelatinas, leite, queijos, pedaços de pão, pedaços de carne, tudo devidamente cobertos e protegidos de contaminação.

    Boa sorte, muito amor e paciência

    Abraços

    Dra. Ana Lúcia

  304. webfilhos disse:


    Passe a organizar os horários com refeições e horários bem definidos e diminuir a oferta de leite a apenas 1-2 x dia manha e noite e nos demais horários é comida ou fruta, e não se preocupe com a quantidade ponha pouco no prato e o que comeu , comeu!, mas não tem leite nem nada como substituto, procure ter firmeza nas suas colocações , as crianças gostas de sentir firmeza nos pais, e quando puder a coloque para fazer a refeição na mesa com os adultos para escolher o que quer comer.

    Abraços e boa sorte.

    Dra Ana

  305. webfilhos disse:


    Ola
    Não precisa dar outro leite após o materno, pois após o desmame, a criança já faz todas as refeições como a família não necessitando outro leite, e o mais apropriado para o mamífero humano é o leite materno, fora esse nenhum outro é adequado, portanto não insista e evite ficar “testando” leites pois pode alem de alterar a flora intestinal, pode alterar o ritmo também , pode ser oferecido a ela queijo branco ou mineiro algumas vezes por semana e yogurt natural 1-2xsemana.

    Abraços
    Dra Ana

  306. tatiana dos santos rodrigues disse:


    meu filho não se alimenta bem, não gosta de feijão, arroz e carne, só come banana, não toma sucos e cospe quando coloco em sua boca. Como posso fazer pra alimenta-lo melhor?

  307. webfilhos disse:


    OLA

    NÃO É UMA TAREFA FACIL, MAS S E CONCENTRE NAS FRUTAS, PARE OS ESTIMULANTES E DEIXE QUE ELE ESCOLHA O QUE QUER COMER QUANDO NA MESA COM A FAMILIA. EM GERAL AS CRIANÇAS DE TODAS NATUREZA TEM MECANISMOS QUE OS DEFENDAM, PORTANTO EVITE OS ESTIMULANTES QUE PODEM AGRAVAR O AUTISMO E DEIXE-O SENTIR OS ALIMENTOS.

    BJ

    BOA SORTE

    DRA ANA

  308. taiany disse:


    oi meu filho tem 4 anos ele ñ come mada ele se treme quando eu coloco comida na boca dele eu ja ñ sei o que eu fasso sera que eu posso da um estimulante de apetite? e qual eu posso da pra ele. vc pode mim ajuda.

  309. Marcele disse:


    Olá Dra. Ana, estou desesperada! A hora do almoço já está virando um filme de terror pra mim, estou perdendo a paciência, acabo não consigo nem eu mesma almoçar, me estresso de tal maneira que não desce nem água…Meu filho tem 2 anos e meio, recusou o peito, consegui amamentá-lo somente até os 2 meses, embora tenha tido leite até os 9 meses, então usou mamadeira com L.A, teve refluxo tratado até 1 ano e meio, com 4 meses iniciei as frutas, aceitava de tudo, fazia papas de frutas sem açucar, manga batida, goiaba, abacate, kiwi, gostava pouco das tradicionais, mamão, banana e maçã. Na introdução das salgadas, tudo perfeito, comia até couve refogada. No entanto de uns meses pra cá tem recusado cada vez mais o almoço e o jantar, hoje mamou 300ml de leite com sustagem ás 7h e ficou o resto da manhã sem nada, foi comer na escola ás 3h, lá ele come bem, chego a pensar em colocá-lo em período integral, pra ver se come. Já fiz de tudo, comida pro bichinho na hora da refeição, comprei potinho que tem o cachorrinho em 3D e finjo que dou pra ele, converso, canto, faço as comidas que antes adorava….por vezes perco a paciência e acabo forçando, que ás vezes come umas colheradas e outras cospe tudo fora, fiz massa de letrinha já que adora letras e números e nada. Se oferecer mamadeira no almoço ele aceita, mas não dou mais, se tiver fome que coma comida. Está sendo muito difícil, porque o que era pra ser prazeroso está tortuoso. Á noite já estou desistindo, come se tiver vontade, quando chega da escola ás 18h ou toma algum leite de caixinha(sustagem, nescau..) ou mamdeira, pois não aceita nada, depois belisca uma fatia de pão, biscoitos e ás vezes mamadeira para dormir ás 22h, está deixando a mamadeira a noite. As refeições estão ficando cada vez mais traumáticas, para mim e pra ele.
    Na consulta de 2 anos e 2 meses estava com peso adequado (13,760kg) e altura normais(94cm), desenvolvimento dentro do esperado.

Deixe seu comentário!