This text will be replaced

Dispositivos Intra Uterino – DIU

Dispositivos Intra Uterino – DIU


Os dispositivos intra-uterinos (conhecidos popularmente como DIU) são artefatos de polietileno, com ou sem adição de substâncias metálicas ou hormonais, que exercem efeito anticonceptivo quando colocados dentro da cavidade uterina.

O Ginecologista e obstetra Gil Kamergorodsky explica como funciona este método anticonceptivo. O dispositivo intra-uterino – DIU – exerce seu efeito anti-fertilidade de forma variada e pode interferir no processo reprodutivo antes mesmo do óvulo atingir a cavidade uterina.

O DIU pode ser colocado após o parto, aborto ou durante o ciclo menstrual, preferentemente durante a menstruação. Geralmente coloca-se durante a menstruação pois nesse período o colo está discretamente mais aberto e também porque temos certeza de que não existe gestação. A inserção do dispositivo intra-uterino pode causar algum

desconforto, eventualmente, necessitando algum tipo de analgésico e o uso de analgésicos algumas horas após a inserção.

Em geral, os dispositivos intra uterinos de cobre são mais eficazes e produzem menos efeitos colaterais que os não medicados. As taxas de gravidez oscilam entre 0,5 – 0,7 por 100 mulheres/ano, são mais baixas que as taxas obtidas com anticoncepcionais hormonais combinados orais e comparáveis aos injetáveis.

As vantagens do de usar o dispositivo intra uterino é que ele é um método de longa duração e muito eficaz, porém, ele também pode provocar sangramento menstrual prolongado, além de ocorrer cólicas ou dor durante o sangramento.

Já as infecções relacionadas ao uso do DIU ocorrem por contaminação prévia da cavidade uterina ou durante a inserção, quando pode haver contaminação da cavidade uterina pelos germes da flora vaginal.

Uma alerta é em relação aos pacientes que têm risco aumentado de doenças sexualmente transmissíveis (múltiplos parceiros, relações poligâmicas, início precoce das relações). O dispositivo intra-uterino não deve ser colocado em pacientes que têm este risco aumentado. O comportamento sexual da usuária é que determina o risco de infecção em usuárias de DIU.

15 comentários cadastrados em “Dispositivos Intra Uterino – DIU”

  1. cleide disse:


    BOA NOITE EU COLOQUEI O DIU HOJE E ESTOU COM MUITA DOR POR QUE CAUSA TANTA DOR ASSIM SERÁ QUE EU NÃO MIM DEI?

  2. Marcela cristina dos santos disse:


    Sou paciente do dr. gil medico otimo, ele me deu a maior riqueza que tenho no mundo meus trigemeos com sua competencia e dedicação hoje meus bebes estão com 02 anos e meio graças as duras e broncas deste excelente medico pois eu fui uma paciente muito rebelde agradeço muito que Deus te abençoe.

    Marcela

  3. Gil Kamergorodsky disse:


    Olá Marcela
    Realmente!! Espero vc e sua família estejam bem
    Gestação trigemelar não é brincadeira!!
    abs

  4. Renata M Syllos disse:


    Fui muito bem atendida pelo dr. Gil no Hospital São Paulo. Ele é extremamente atencioso.

  5. Grasielle disse:


    Coloquei o diu tem cinco dias,fiquei menstruada só dois e o meu normal sem o diu era oito dias isso é normal?
    Estou sentindo muita colica,será que não deu certo?
    Se puder me orientar agradeçodesde já.
    Grasielle

  6. Gil Kamergorodsky disse:


    Seria interessante q vc informasse o tipo de DIU que inseriu, se medicado (Mirena) ou convencional (T cobre ou Multiload). Após inserção do dispositivo não são infrequentes quadros de dor e irregularidade menstrual.
    Sugiro q informe o médico que realizou o procedimento , que faça ultrassom para avaliar se o DIU está bem posicionado e se está tudo bem com você.

  7. Fabiana disse:


    Meu médico à 6 anos , não confio em outro médico, já operei por 2 vezes com ele, e agora estou em tratamento, tenho certeza que pelas mãos dele tbm terei minha benção logo se Deus quiser.

  8. Alessandra disse:


    Boa noite Dr Gil gostaria de saber se a laqueadura por video é segura

  9. tamires disse:


    bom dia!irei colocar o diu gostaria de saber se fica entermarda ou no mesmo dia ja volta para casa e se no outro dia pode ir trabalhar normalmente????

  10. alessandra disse:


    boa tarde uso dil e nao tenho filhos mais pretendo tirar so que tenho medo pois sofri muito pra colocar e fico imaginando a dor .gostaria que me indicasse um remedio pra tomar antes de tirar pra que nao sofro como quando coloquei.desde ja agradeço e aguardo

  11. Gislaine disse:


    Boa tarde! coloquei o DIU MIRENA em 04/12/12 depois de 15 dias começo a medar colicas e mentruar pouco, e isto esta ate ahoje dia 21/01 um dia sim outro não tenho colicas fortes e intensa, meu medico me disse que ate 3 meses é normal. Gostaria de saber se é normal mesmo??/

  12. angela silva disse:


    coloquei o diu a quaze 1 mes e dai por diante tenho tido muitas dores ,colicas e minha menstruaçao esta vindo nao com frequencia mais vemem dias alter nado fiz um ultrasom no dia seguinte e agora o que devo fazer pois essa dor nao esta sendo normal me ajude por favor.

  13. ângela silva disse:


    ola eu coloquei a minha Diu (NOVA T 380) em 2010 porque como sou epilética este é o contracetivo mais indicado pois os meus medicamentos tiram o efeito á pilula. desde que coloquei a minha Diu tenho dores horríveis quando me aparece a menstruação, dores que por vezes me fazem ficar de cama pois afeta-me as pernas e as costas (já cheguei a levar injeções para as dores), por vezes tenho escorrimentos durante um mês ou mais, outras vezes fico sem a menstruação durante meses mas tenho na mesma dores horríveis e incha-me muito (não sei bem como isto se chama)a parte que fica abaixo do umbigo, penso que seja onde está o útero, tenho muitas cólicas (chego a chorar com tantas dores, não sei o que é ter um filho mas quando me dá as dores parece que estou a ter um. é normal tudo isto? gostaria de saber muito a sua opinião.

  14. jocastra disse:


    Ola.
    coloquei o diu a pouco mais d um mes e vez ou outra estou sentindo dores do meu lado esquerdo do ultero e c muita frequencia dores na minha perna esquerda uma dor cansada estranha so comecei a sentir depois q coloquei o Diu
    vc poderia me ajudar c essa questao se isso e perigoso ou normal

  15. jocastra disse:


    Ola.
    coloquei o diu a pouco mais d um mes e vez ou outra estou sentindo dores do meu lado esquerdo do ultero e c muita frequencia dores na minha perna esquerda uma dor cansada estranha so comecei a sentir depois q coloquei o Diu obrigada
    vc poderia me ajudar c essa questao se isso e perigoso ou normal

Deixe seu comentário!