This text will be replaced

O que é um retinoblastoma?

O que é um retinoblastoma?

A especialista em retina e crianças Dra. Erika Yasaki, oftmologista, dá uma aula sobre um tumor ocular infantil, chamado retinoblastoma. Importante saiba como diagnosticar.

A oftalmologista especialista em retina em crianças, Dra. Erika Yasaki, fala sobre o retinoblastoma, um tumor ocular comum na infância, porém raro. O tumor nasce a partir das células da retina que fica na estrutura do fundo do olho.
A faixa etária mais comum da síndrome é por volta dos 6 meses aos 2 anos. Ele acomete igualmente os sexos, pode ser em um olho só ou bilateral. Pode ser transmitida geneticamente.
A mãe pode notar na criança dificuldade para enxergar, estrabismo, olhos vermelhos e irritados. O fato mais comum é o reflexo branco no fundo do olho capturado por fotografias.
A causa da síndrome é desconhecida. A doutora salienta, portanto, a alteração genética na criança de herança genética ou de uma nova mutação em um membro específico na família. No caso de suspeita da síndrome, é importante a avaliação oftalmológica sistemática, e com exames específicos é possível detectar a manifestação da síndrome.
Tomografias computadorizadas, ressonância magnética e ultrassonografias podem detectar se a lesão pode ou não ter se espalhado para outros locais do corpo.
O tratamento da estagnação da doença é feito por quimioterapias e radioterapias de feixes externos indicados pelo oncologista pediátrico.
Como toda doença ocular, o diagnóstico precoce é fundamental para sua prevenção e salienta uma avaliação oftalmológica para prevenção.

5 comentários cadastrados em “O que é um retinoblastoma?”

  1. rosalina telescomapa disse:


    BOM DIA DRA. MEU FIHLO TEM 8 ANOS E TEM UM BRANCO NO OLHO ESQUERDO EO MEDICO NÃO PODE MEXER PQ PODE ATROFIAR E SECAR O OLHO DELE QUERIA QUE VC ME DIGA O TRATAMENTO CORRETO E ASUA OPINIÃO COMO LIDAR COM ESTE CASO.AGUARDO SUA RESPOSTA.GRATA.ROSALINA EO NOME DELE É TED LUÍZ.

  2. webfilhos disse:


    Olá Rosalina estamos encaminhando para a Dra. e em breve te responderemos.

  3. Burchard disse:


    Unparalleled accuracy, unueqiovcal clarity, and undeniable importance!

  4. webfilhos disse:


    Cara Rosalina,

    Se a causa do “branco no olho esquerdo” for uma cicatriz que compromete o centro da visão nem sempre compensa fazer uma cirurgia para a remoção desta mancha, já que não há chance de melhorar a visão. Uma consulta com o oftalmologista pode esclarecer a causa e orientar quais os cuidados que se deve ter com a criança, já que existe a possibilidade de seu filho ter ambliopia, ou seja, a visão mais fraca no olho em que tem esta mancha branca.
    Para um melhor diagnostico agende uma consulta comigo no telefone 3085-0540

    Abraços
    Dra. Erika
    CRM: 94.003

  5. lucia rodrigues disse:


    olá a minha neta apresentou a mancha branca bem grande na vista direita e a vermelha que é normal com o flexe da maquina fotografia em mais de uma foto mas em ou7tras não aparece teve o estrabismo e algumas vezes apresenta inflamaçoes pulorentas na vista pode essa mancha grande aparecer em uma foto e não aparecer em outras?

Deixe seu comentário!