This text will be replaced

Saúde ocular infantil com o Dr. Claudio Lottenberg

Saúde ocular infantil com o Dr. Claudio Lottenberg

A saúde ocular das crianças é um tema que merece a atenção dos pais. A visão é avaliada por muitos como o sentido humano mais importante, considerando-se que a maior parte de nosso entendimento e contato com o mundo exterior realiza-se através dos olhos.

A  perda da visão acarreta graves prejuízos às atividades escolares, intelectuais, profissionais e sociais, restringindo fortemente a produção e a capacidade de trabalho das pessoas afetadas. A descoberta precoce dos problemas e posterior encaminhamento do indivíduo aos serviços especializados é fundamental. Estimativas apontam que dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados caso houvesse tal procedimento; sendo que quase todos os problemas oftalmológicos podem ser evitados com a promoção da saúde ocular junto às crianças e adolescentes em idade escolar.

O doutor Claudio Lottenberg, mestre e doutor pela Universidade Federal de São Paulo diz que todas as crianças precisam fazer uma avaliação oftalmológica. Nesta entrevista, o doutor esclarece duvidas que as pessoas tem em relação à saúde ocular de seus filhos e dá dicas sobre como perceber o quanto seus filhos enxergam ou  deixam de enxergar.

As maiores duvidas que as pessoas tem são em relação aos recém nascidos. Ainda na sala de parto, ocorre a primeira ação de saúde ocular no ser humano: logo após o nascimento, é pingada uma gota de nitrato de prata nos olhos do recém-nascido, que previne uma doença ocular grave, que pode causar cegueira

Tanto a mãe como os profissionais de saúde que mantêm contato com o bebê devem sempre observar o tamanho, o brilho, a cor e o aspecto geral dos olhos do recém-nascido, para detectar eventuais alterações ou anormalidades. A mãe sempre será quem melhor pode perceber os problemas oculares das crianças por terem maior contato com elas.

O doutor alerta ainda que qualquer dúvida ou sinal que for percebido no olho das crianças deve ser encaminhado a um oftalmologista o mais rápido possível, para que assim seja diagnosticado e tratado.

-

Conheça mais sobre o trabalho do Dr. Claudio Lottenberg em seu site.

Quer saber mais sobre oftalmologia infantil ou adulta? Acesse o site da Clínica Oftalmológica Lotten Eyes.

4 comentários cadastrados em “Saúde ocular infantil com o Dr. Claudio Lottenberg”

  1. Alyne disse:


    Olá,
    Meu filho tem 2 anos e 7 meses qdo deve ser a primeira consulta no oftalmologista?
    Obrigada

  2. webfilhos disse:


    Olá Alyne,

    Não há uma idade certa para uma avaliação com o médico oftalmologista, mas é importante que toda criança faça pelo menos uma primeira avaliação de rotina, mesmo que não tenha sintomas ou sinais.

    Abraços.

  3. luciene disse:


    Olá,
    Sou míope e sempre tive a preocupação como seria com os meus filhos.
    Há um ano levamos o meu filho para uma avaliação. Na época com 1,8 anos de idade, pois começamos a observar o comportamento com a TV. Como a maioria das crianças, começou a adorar os filmes infantis e descia do sofá para frente da TV.
    Na primeira avaliação constatamos que ele também é míope, com 3,5 podendo aumentar. Ele se adaptou muito bem aos óculos, e o oftamo nos informou que a visão da criança se desenvolve até + ou – os 07 anos de idade, e que ele utilizando os óculos desde já , aprenderá enxergar de forma correta. Hoje o levamos a cada 06 meses para uma nova avaliação.
    Quisemos dividir a nossa experiência para outros também possam ajudar aos filhos..
    Abraços,

  4. webfilhos disse:


    Olá Luciene!

    O acompanhamento médico é sempre o principal fator para a saúde seja das crianças ou dos adultos.

    A miopia atinge hoje cerca de 25% da população, e infelizmente as crianças também se encontram nestas estatísticas.

    Os pais sempre são os primeiros a identificar problemas de visão nos filhos, justamente em situações comuns do dia a dia como: desenhar, usar o computador, ler um gibi ou ver TV como no caso de vocês.

    Parabéns pelo cuidado que vocês tem tido em levar o seu filho ao médico, isso é muito importante!

    Um abração.

Deixe seu comentário!