This text will be replaced

Reforma Ortográfica em versinhos

Reforma Ortográfica em versinhos


A reforma ortográfica virou tema também de gibis da Turma da Mônica.

Segundo o cartunista Maurício de Sousa, um dos novos projetos da Turma da Mônica envolve viagens a diversos estados brasileiros e a educação será o tema da década para a personagem Mônica. A proposta será ensinar às crianças sobre os hábitos e a diversidade cultural do país.

Eles já têm 50 anos, mas continuam entre os personagens infantis mais queridos do mundo. O desenhista Maurício de Sousa, 74 anos, é o fundador da Mauricio de Sousa Produções, uma fábrica de sonhos que funciona na Lapa, em São Paulo.

No início de março, a Editora Abril, que editou as revistas de Mauricio de Sousa entre 1970 e 1986, retomou a parceria com o desenhista com o lançamento do livro Turma da Mônica - A Reforma Ortográfica em Versinhos. A proposta da publicação, de 48 páginas, é familiarizar a criançada com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Para ajudar nessa tarefa, além dos personagens da Turma, o livro conta com os versos criados pela poetisa Yara Maura Silva, irmã de Mauricio. O guia pode ser comprado em livrarias e também em bancas de jornal.

No livro A Reforma Ortográfica em Versinhos, do cartunista Maurício de Sousa, os personagens detalham as novas regras da língua portuguesa.

No vídeo acima recomendado pela Web Filhos você confere uma entrevista com o cartunista Maurício de Sousa na XI Bienal Internacional do Livro de São Paulo feita no ano de 2010 sobre seu mais novo livro A Reforma Ortográfica em Versinhos.

Mauricio afirma que o livro não é recomendado somente para crianças e diz que fica muito mais divertido e gostoso aprender lendo as histórias da Turma da Mônica.

“O livro foi muito pesquisado e trabalhado em equipe para que não apresentasse nem um erro”, diz o cartunista.

A junção da reforma ortográfica com a Turma da Mônica foi muito positiva, pois houve um encantamento da parte das crianças que chegam desarmadas para receberem bem a mensagem que é passada pelo livro, que depois de lerem podem fixar melhor as regras ortográficas e assim aprenderem.

Um comentário cadastrado em “Reforma Ortográfica em versinhos”

  1. Ronaldo Santos disse:


    Somente um gênio no dominio infantil poderia ter a idéia de lançar um livro neste estilo. Mauricio mais uma vez sendo fantástico no que faz. Parabéns pela matéria. Eu particularmente sou um grande fã desse gênio.

Deixe seu comentário!