This text will be replaced

As visitas das baleias francas em litoral brasileiro

As visitas das baleias francas em litoral brasileiro

O Projeto Baleia Franca e a APA da Baleia Franca são instituições comprometidas em preservar as baleias dessa espécie que visitam nosso litoral para a reprodução.

Podendo medir até 18 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas, as baleias francas foram uma das espécies de baleias mais abundantes em águas brasileiras.
Foram consideradas como ameaça de desaparecimento total no início do século xx devido à caça.
Somente em 1987, a caça à baleia franca foi definitivamente proibida por lei federal em todo Brasil, em 1995, reconhecendo a importância histórica, ecológica e turística da espécie, o Governo de Santa Catarina declarou a baleia franca como Monumento Natural do Estado.
O litoral sul do Brasil, especilamente a costa sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, é uma das áreas mais importantes do planeta para a reprodução da Baleia Franca. é onde as baleias que passam o verão se alimentando próximo à Antartida, vêm ter seus filhotes e amamentá-los, de junho à novembro.
Nesse período de criação dos filhotes, elas se aproximam muito da praia, até cerca de 30 metros em alguns locais, o que é um comportamento natural desses animais.
Para saber onde estão os pontos por onde estão passando mamães e seus filhotes acesse o site www.baleiafranca.org.br, sobre as avitagens mais recentes.

3 comentários cadastrados em “As visitas das baleias francas em litoral brasileiro”

  1. Bruna disse:


    Muito legal!

  2. DINA disse:


    ISSO E LINDO DEMAIS A NATUREZA E MARAVILHOSA

  3. Enise disse:


    Apreciamos a visita dos “webfilhos” Adriana e família a esta Unidade de Conservação Federal e agradecemos a divulgação do nosso trabalho! Um grande abraço de toda a equipe da APA da Baleia Franca!

Deixe seu comentário!